Olhar de Trabalhadoras de Creches Sobre o Cuidado da Criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verissimo, Maria de La O Ramallo
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-29052003-120225/
Resumo: Este estudo teve como objetivo apreender e analisar as representações de profissionais que atuam em creche, acerca do cuidado da criança. O referencial teórico adotado foi a Teoria das Representações Sociais de Moscovici. Os dados foram coletados junto a 7 coordenadoras e 9 educadoras, de três creches vinculadas a uma universidade pública, no Município de São Paulo. Com as coordenadoras, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas. Com as educadoras, foi realizada uma oficina pedagógica, estruturada em 4 encontros. Os tópicos estabelecidos para cada encontro visaram compreender o que os sujeitos do estudo pensam, sentem e fazem, em relação ao cuidado da criança. Os encontros e as entrevistas foram gravados, transcritos na íntegra e os dados submetidos à análise de conteúdo, segundo a técnica de análise temática. Foram obtidos os seguintes temas: A creche, O trabalho na creche, O cuidado da criança na creche e A creche e a família. Com base na análise, identificou-se que, para as coordenadoras, o cuidado é definido como as ações realizadas para atender às necessidades físicas e emocionais da criança, além de estabelecimento de vínculo afetivo. Cuidado e educação têm igual valor e se integram porque as crianças aprendem algo durante as ações de cuidado. Para as educadoras, cuidar é prover o bem-estar da criança (alimentar, higienizar, permitir o descanso, manter a segurança física). Consideram o cuidado como uma etapa preliminar das atividades pedagógicas, que permite à criança sentir-se disposta a aprender. Para ambos os grupos, o cuidado profissional é diferente do cuidado oferecido em casa porque se fundamenta em princípios científicos e rotinas institucionais. Conclui-se que as trabalhadoras, apesar de cuidarem extensivamente das crianças, não reconhecem essas ações como cuidado, o que se deve à falta de reflexão sobre um referencial teórico-conceitual para fundamentar o cuidado na creche.
id USP_45e170d3f4dba85610d00a0a21d2b127
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29052003-120225
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Olhar de Trabalhadoras de Creches Sobre o Cuidado da CriançaThe day-nurseries workers’ viewpoint on child carebem-estar da criançachild carechild day-care centerchild rearingchild welfarecrechescuidado da criançaeducação infantilEste estudo teve como objetivo apreender e analisar as representações de profissionais que atuam em creche, acerca do cuidado da criança. O referencial teórico adotado foi a Teoria das Representações Sociais de Moscovici. Os dados foram coletados junto a 7 coordenadoras e 9 educadoras, de três creches vinculadas a uma universidade pública, no Município de São Paulo. Com as coordenadoras, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas. Com as educadoras, foi realizada uma oficina pedagógica, estruturada em 4 encontros. Os tópicos estabelecidos para cada encontro visaram compreender o que os sujeitos do estudo pensam, sentem e fazem, em relação ao cuidado da criança. Os encontros e as entrevistas foram gravados, transcritos na íntegra e os dados submetidos à análise de conteúdo, segundo a técnica de análise temática. Foram obtidos os seguintes temas: A creche, O trabalho na creche, O cuidado da criança na creche e A creche e a família. Com base na análise, identificou-se que, para as coordenadoras, o cuidado é definido como as ações realizadas para atender às necessidades físicas e emocionais da criança, além de estabelecimento de vínculo afetivo. Cuidado e educação têm igual valor e se integram porque as crianças aprendem algo durante as ações de cuidado. Para as educadoras, cuidar é prover o bem-estar da criança (alimentar, higienizar, permitir o descanso, manter a segurança física). Consideram o cuidado como uma etapa preliminar das atividades pedagógicas, que permite à criança sentir-se disposta a aprender. Para ambos os grupos, o cuidado profissional é diferente do cuidado oferecido em casa porque se fundamenta em princípios científicos e rotinas institucionais. Conclui-se que as trabalhadoras, apesar de cuidarem extensivamente das crianças, não reconhecem essas ações como cuidado, o que se deve à falta de reflexão sobre um referencial teórico-conceitual para fundamentar o cuidado na creche. This study aimed to ponder and analyze the representations of the professionals actuating in day nurseries concerning the care of the child. The theoretical referential adopted was the Theory of the Social Representations by Moscovici, bearing in mind that care of the child is a phenomenon ever-present in humanity’s history that has been re-interpreted as much in the light of science as in that of the knowledge of common sense. The data was gathered from 7 coordinators and 9 educators (all 16 were women) from three day nurseries connected to a public university in the São Paulo municipality. The data obtained from the coordinators was collected through semi-structured individual interviews. That from the educators was effected through a pedagogical workshop structured into 4 group encounters. The topics set out for each meeting aimed at understanding what the subjects of the study think of, feel and do with reference to the care of the child. The meetings and interviews were registered on tape, integrally transcribed and the data submitted to the analysis of the contents, according to the technique of thematic analysis. The following themes were obtained: The day nursery, The work in the nursery, The care of the child in the nursery and The Nursery and the family. Based on the analysis it was shown that, for the coordinators, the care is defined as the actions taken to attend to the child’s physical and emotional necessities and for the establishing of an emotional attachment. Care and education have the same value and integrate because the children learn something during the care actions. As concerns the educators, to care is to provide the child’s well being (nourishment, hygiene, rest, maintain physical security). They consider the care as a preliminary step to pedagogical activities that allow the child to feel apt for learning. For both groups, the professional care differs from that given at home because it is based on scientific principles and institutional routines. It is concluded that the workers, in spite of taking extensive care of the children, do not recognize these actions as care, this being due to the fact that no theoretical-conceptional referential is being used to establish the care in the nursery.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFonseca, Rosa Maria Godoy Serpa daVerissimo, Maria de La O Ramallo2001-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-29052003-120225/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:08:16Zoai:teses.usp.br:tde-29052003-120225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:08:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhar de Trabalhadoras de Creches Sobre o Cuidado da Criança
The day-nurseries workers’ viewpoint on child care
title Olhar de Trabalhadoras de Creches Sobre o Cuidado da Criança
spellingShingle Olhar de Trabalhadoras de Creches Sobre o Cuidado da Criança
Verissimo, Maria de La O Ramallo
bem-estar da criança
child care
child day-care center
child rearing
child welfare
creches
cuidado da criança
educação infantil
title_short Olhar de Trabalhadoras de Creches Sobre o Cuidado da Criança
title_full Olhar de Trabalhadoras de Creches Sobre o Cuidado da Criança
title_fullStr Olhar de Trabalhadoras de Creches Sobre o Cuidado da Criança
title_full_unstemmed Olhar de Trabalhadoras de Creches Sobre o Cuidado da Criança
title_sort Olhar de Trabalhadoras de Creches Sobre o Cuidado da Criança
author Verissimo, Maria de La O Ramallo
author_facet Verissimo, Maria de La O Ramallo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
dc.contributor.author.fl_str_mv Verissimo, Maria de La O Ramallo
dc.subject.por.fl_str_mv bem-estar da criança
child care
child day-care center
child rearing
child welfare
creches
cuidado da criança
educação infantil
topic bem-estar da criança
child care
child day-care center
child rearing
child welfare
creches
cuidado da criança
educação infantil
description Este estudo teve como objetivo apreender e analisar as representações de profissionais que atuam em creche, acerca do cuidado da criança. O referencial teórico adotado foi a Teoria das Representações Sociais de Moscovici. Os dados foram coletados junto a 7 coordenadoras e 9 educadoras, de três creches vinculadas a uma universidade pública, no Município de São Paulo. Com as coordenadoras, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas. Com as educadoras, foi realizada uma oficina pedagógica, estruturada em 4 encontros. Os tópicos estabelecidos para cada encontro visaram compreender o que os sujeitos do estudo pensam, sentem e fazem, em relação ao cuidado da criança. Os encontros e as entrevistas foram gravados, transcritos na íntegra e os dados submetidos à análise de conteúdo, segundo a técnica de análise temática. Foram obtidos os seguintes temas: A creche, O trabalho na creche, O cuidado da criança na creche e A creche e a família. Com base na análise, identificou-se que, para as coordenadoras, o cuidado é definido como as ações realizadas para atender às necessidades físicas e emocionais da criança, além de estabelecimento de vínculo afetivo. Cuidado e educação têm igual valor e se integram porque as crianças aprendem algo durante as ações de cuidado. Para as educadoras, cuidar é prover o bem-estar da criança (alimentar, higienizar, permitir o descanso, manter a segurança física). Consideram o cuidado como uma etapa preliminar das atividades pedagógicas, que permite à criança sentir-se disposta a aprender. Para ambos os grupos, o cuidado profissional é diferente do cuidado oferecido em casa porque se fundamenta em princípios científicos e rotinas institucionais. Conclui-se que as trabalhadoras, apesar de cuidarem extensivamente das crianças, não reconhecem essas ações como cuidado, o que se deve à falta de reflexão sobre um referencial teórico-conceitual para fundamentar o cuidado na creche.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-29052003-120225/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-29052003-120225/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257464281497600