Evaluation of the self-eye examination method for health promotion
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/148107 |
Resumo: | Objetivo Avaliar a prática do autoexame como uma ferramenta para promover a autoavaliação ocular. Método Estudo quase-experimental, desenvolvido em uma universidade do Piauí, com uma amostra de 324 estudantes, entre janeiro e maio de 2014, por uma equipe de 13 pesquisadores, os quais fizeram observações durante o autoexame seguido de uma triagem ocular. Resultados Não houve concordância sobre a hipótese de que o exame ocular poderia ajudar a observar a saúde do olho (p-valor>; 0,3), no entanto, foi considerado de fácil realização (99,7%), e que não só o médico pode realizá-lo (99,4%). A conscientização do cuidado com os olhos é identificada como o principal objetivo do uso da cartilha (97,6%), (χ2 = 186,01; p = 0,001). O resultado destaca que o material educativo pode ser utilizado no processo de ensino do autoexame ocular (84,6%). Embora a realização do autoexame não possa substituir a consulta com o oftalmologista (23,8%), (χ2 = 46,34), ele deve ser feito rotineiramente (82,4%). Conclusão Os resultados comprovam que o aprendizado por meio de uma cartilha virtual é possível, apoiando o autocuidado com os olhos através da realização do autoexame. |
id |
USP-24_85a0676268bcba288eff5b5d94348866 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/148107 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Evaluation of the self-eye examination method for health promotionEvaluación del método de autoexamen ocular para promoción de la saludAvaliação do método de autoexame ocular para a promoção da saúdeOlhosSaúde OcularAutoexameEducação em SaúdeEnfermagem em Saúde PúblicaOjoSalud OcularAutoexamenEducación en SaludEnfermería en Salud PúblicaEyeEye HealthSelf-ExaminationHealth EducationPublic Health Nursing Objetivo Avaliar a prática do autoexame como uma ferramenta para promover a autoavaliação ocular. Método Estudo quase-experimental, desenvolvido em uma universidade do Piauí, com uma amostra de 324 estudantes, entre janeiro e maio de 2014, por uma equipe de 13 pesquisadores, os quais fizeram observações durante o autoexame seguido de uma triagem ocular. Resultados Não houve concordância sobre a hipótese de que o exame ocular poderia ajudar a observar a saúde do olho (p-valor>; 0,3), no entanto, foi considerado de fácil realização (99,7%), e que não só o médico pode realizá-lo (99,4%). A conscientização do cuidado com os olhos é identificada como o principal objetivo do uso da cartilha (97,6%), (χ2 = 186,01; p = 0,001). O resultado destaca que o material educativo pode ser utilizado no processo de ensino do autoexame ocular (84,6%). Embora a realização do autoexame não possa substituir a consulta com o oftalmologista (23,8%), (χ2 = 46,34), ele deve ser feito rotineiramente (82,4%). Conclusão Os resultados comprovam que o aprendizado por meio de uma cartilha virtual é possível, apoiando o autocuidado com os olhos através da realização do autoexame. Objective To evaluate the self-eye examination practice as a tool to promote the ocular self-evaluation. Method Quasi-experimental study developed in a university of Piauí with sample of 324 students between January and May 2014. A team of thirteen researchers made observations during the self-examination followed by an ocular screening. Results There was no agreement on the hypothesis of defense that the ocular exam could help to observe the eyes health, p-value>;0.3. However, the exam was considered as easy to accomplish (99.7%) and that not only the physician can perform the eye exam (99.4%). The awareness about eye care is identified as the main purpose of this booklet (97.6%), (χ2= 186.01; p=0.001). The results highlight the booklet can be used in the teaching process of self-eye examination (84.6%). Although the defense that its fulfilment can replace the consultation with the ophthalmologist (23.8%%) cannot be accepted (χ2= 46.34), the self-exam must be done routinely (82.4%). Conclusion The results prove that the learning through virtual booklet is possible and supports self-care with the eyes by performing the self-exam. Objetivo Evaluar la práctica del autoexamen como herramienta para promocionar la autoevaluación ocular. Método Estudio cuasi-experimental, desarrollado en una universidad de Piauí, con una muestra de 324 estudiantes, entre enero y mayo de 2014, por un equipo de trece investigadores, quienes hicieron observaciones durante el autoexamen seguido de un cribado ocular. Resultados No hubo concordancia acerca del supuesto de que el examen ocular podría ayudar a observar la salud ocular (valor-p >;; 0,3). Sin embargo, se consideró como de fácil realización (99,7%) y que no solo el médico puede llevar a cabo el examen ocular (99,4%). Se identifica la concienciación acerca del cuidado ocular como la razón principal para el empleo de la cartilla (97,6%), (χ2 = 186,01; p =0,001). El resultado subraya que el método educativo se puede utilizar en el proceso de enseñanza del autoexamen ocular (84,6%). Aunque la realización del autoexamen no pueda reemplazar la consulta con el oftalmólogo (23,8%), (χ2= 46,34), se debe hacerlo de rutina (82,4%). Conclusión Los resultados comprueban que el aprendizaje mediante una cartilla virtual es posible, sosteniendo el autocuidado con los ojos mediante la realización del autoexamen.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/14810710.1590/s1980-220x2017003803340Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 52 (2018); e03340Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 52 (2018); e03340Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 52 (2018); e033401980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/148107/141711http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria Alzete deNascimento, Jennara Candido doSilva, Abel Brasil Ramos daBarros, Lívia MoreiraPagliuca, Lorita Marlena FreitagCaetano, Joselany Áfio2019-02-18T19:08:40Zoai:revistas.usp.br:article/148107Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2019-02-18T19:08:40Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evaluation of the self-eye examination method for health promotion Evaluación del método de autoexamen ocular para promoción de la salud Avaliação do método de autoexame ocular para a promoção da saúde |
title |
Evaluation of the self-eye examination method for health promotion |
spellingShingle |
Evaluation of the self-eye examination method for health promotion Lima, Maria Alzete de Olhos Saúde Ocular Autoexame Educação em Saúde Enfermagem em Saúde Pública Ojo Salud Ocular Autoexamen Educación en Salud Enfermería en Salud Pública Eye Eye Health Self-Examination Health Education Public Health Nursing |
title_short |
Evaluation of the self-eye examination method for health promotion |
title_full |
Evaluation of the self-eye examination method for health promotion |
title_fullStr |
Evaluation of the self-eye examination method for health promotion |
title_full_unstemmed |
Evaluation of the self-eye examination method for health promotion |
title_sort |
Evaluation of the self-eye examination method for health promotion |
author |
Lima, Maria Alzete de |
author_facet |
Lima, Maria Alzete de Nascimento, Jennara Candido do Silva, Abel Brasil Ramos da Barros, Lívia Moreira Pagliuca, Lorita Marlena Freitag Caetano, Joselany Áfio |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Jennara Candido do Silva, Abel Brasil Ramos da Barros, Lívia Moreira Pagliuca, Lorita Marlena Freitag Caetano, Joselany Áfio |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria Alzete de Nascimento, Jennara Candido do Silva, Abel Brasil Ramos da Barros, Lívia Moreira Pagliuca, Lorita Marlena Freitag Caetano, Joselany Áfio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Olhos Saúde Ocular Autoexame Educação em Saúde Enfermagem em Saúde Pública Ojo Salud Ocular Autoexamen Educación en Salud Enfermería en Salud Pública Eye Eye Health Self-Examination Health Education Public Health Nursing |
topic |
Olhos Saúde Ocular Autoexame Educação em Saúde Enfermagem em Saúde Pública Ojo Salud Ocular Autoexamen Educación en Salud Enfermería en Salud Pública Eye Eye Health Self-Examination Health Education Public Health Nursing |
description |
Objetivo Avaliar a prática do autoexame como uma ferramenta para promover a autoavaliação ocular. Método Estudo quase-experimental, desenvolvido em uma universidade do Piauí, com uma amostra de 324 estudantes, entre janeiro e maio de 2014, por uma equipe de 13 pesquisadores, os quais fizeram observações durante o autoexame seguido de uma triagem ocular. Resultados Não houve concordância sobre a hipótese de que o exame ocular poderia ajudar a observar a saúde do olho (p-valor>; 0,3), no entanto, foi considerado de fácil realização (99,7%), e que não só o médico pode realizá-lo (99,4%). A conscientização do cuidado com os olhos é identificada como o principal objetivo do uso da cartilha (97,6%), (χ2 = 186,01; p = 0,001). O resultado destaca que o material educativo pode ser utilizado no processo de ensino do autoexame ocular (84,6%). Embora a realização do autoexame não possa substituir a consulta com o oftalmologista (23,8%), (χ2 = 46,34), ele deve ser feito rotineiramente (82,4%). Conclusão Os resultados comprovam que o aprendizado por meio de uma cartilha virtual é possível, apoiando o autocuidado com os olhos através da realização do autoexame. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/148107 10.1590/s1980-220x2017003803340 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/148107 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1980-220x2017003803340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/148107/141711 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 52 (2018); e03340 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 52 (2018); e03340 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 52 (2018); e03340 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221744236068864 |