Alterações de saúde em estudantes de enfermagem um ano depois do ingresso no curso de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Marques da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Ana Lúcia Siqueira, Mussi, Fernanda Carneiro, Lopes , Victor Cauê, Batista , Karla de Melo, Santos, Osmar Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182747
Resumo: Objetivo: Identificar as alterações ocorridas na saúde de estudantes de enfermagem um ano depois do ingresso no curso. Método: Pesquisa longitudinal, prospectiva e quantitativa, realizada em 2016 junto a estudantes de enfermagem do primeiro ano de duas universidades de São Paulo. No início e no final do ano letivo, aplicaram-se: Instrumento para Avaliação do Estresse em Estudantes de Enfermagem, Center for Epidemiologic Studies Depression Scale e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. Para a análise, utilizou-se do teste ANOVA para modelos mistos. Resultados: Compuseram a amostra 117 estudantes em março e 100 em dezembro. Verificou-se aumento significativo do estresse em todos os domínios do instrumento, redução da duração e da qualidade subjetiva do sono e aumento do estresse geral e dos sintomas depressivos. Conclusão: O ambiente acadêmico de enfermagem apresenta potencial para o adoecimento do estudante. Sugere-se que as instituições repensem seus elementos curriculares, promovam a resiliência e criem espaços de promoção à saúde dos estudantes.
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No início e no final do ano letivo, aplicaram-se: Instrumento para Avaliação do Estresse em Estudantes de Enfermagem, Center for Epidemiologic Studies Depression Scale e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. Para a análise, utilizou-se do teste ANOVA para modelos mistos. Resultados: Compuseram a amostra 117 estudantes em março e 100 em dezembro. Verificou-se aumento significativo do estresse em todos os domínios do instrumento, redução da duração e da qualidade subjetiva do sono e aumento do estresse geral e dos sintomas depressivos. Conclusão: O ambiente acadêmico de enfermagem apresenta potencial para o adoecimento do estudante. Sugere-se que as instituições repensem seus elementos curriculares, promovam a resiliência e criem espaços de promoção à saúde dos estudantes.Objective: To identify health alterations in nursing students after a year from admission to a nursing undergraduate course. Method: A longitudinal prospective study with a quantitative approach was carried out in 2016 with first-year nursing students from two universities in the state of São Paulo. The following instruments were applied at the beginning and the end of the first school year: an instrument for Assessment of Stress in Nursing Students, the Center for Epidemiologic Studies Depression Scale, and the Pittsburgh Sleep Quality Index. The ANOVA test for mixed models was used for analysis. Results: The sample was made up of 117 students in March and 100 students in December. A significant increase in stress in all dimensions of the instrument, a reduction in the duration and subjective quality of sleep, and an increase in general stress and depressive symptoms were observed. Conclusion: The nursing academic environment presents the potential for students to become ill. Institutions should rethink their curricular elements, promote resilience, and create spaces to promote students’ health.Objetivo: Identificar las alteraciones de salud en estudiantes de enfermería un año después del ingreso en la carrera universitaria. Método: Investigación longitudinal, prospectiva y cuantitativa, llevada a cabo en 2016 con estudiantes de enfermería del primer año de dos universidades de São Paulo. En el inicio y el fin del año lectivo, se aplicaron: Instrumento para Evaluación del Estrés en Estudiantes de Enfermería, Center for Epidemiologic Studies Depression Scale e Índice de Calidad de Sueño de Pittsburgh. Para el análisis, se utilizó la prueba ANOVA para modelos mixtos. Resultados: Compusieron la muestra 117 estudiantes en marzo y 100 en diciembre. Se verificó aumento significativo del estrés en todos los dominios del instrumento, reducción de la duración y la calidad subjetiva del sueño y aumento del estrés general y de los síntomas depresivos. Conclusión: El entorno académico de enfermería presenta potencial para que el estudiante se enferme. Se sugiere que los centros repiensen sus elementos curriculares, promuevan la resiliencia y creen espacios de promoción a la salud de los estudiantes.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18274710.1590/s1980-220x2018008103450Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 53 (2019); e03450Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e03450Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e034501980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182747/169602https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182747/169603http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rodrigo Marques da Costa, Ana Lúcia Siqueira Mussi, Fernanda Carneiro Lopes , Victor Cauê Batista , Karla de Melo Santos, Osmar Pereira dos 2021-03-03T10:20:02Zoai:revistas.usp.br:article/182747Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-03-03T10:20:02Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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