Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lago, Luana Pinho de Mesquita
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dóbie, Daniel Vannucci, Fortun, Cinira Magali, L’Abbate, Solange, Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da, Matumoto, Silvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198155
Resumo: Objetivo: fazer uma análise pelas resistências à colaboração interprofissional nas práticas profissionais de residentes na atenção primária à saúde. Método: Pesquisa qualitativa Sócio-clínica com 32 residentes de uma Residência Multiprofissional, realizada de 2017 a 2018. A produção de dados incluiu Análise Institucional das Práticas Profissionais, análise documental; diário do pesquisador; e observação. Os dados foram analisados a partir de conceitos da Análise Institucional. Resultados: Revelaram-se contradições entre a reprodução da educação uniprofissional com foco na especialidade e práticas colaborativas interprofissionais. A análise resistencial apontou dois eixos: não-saber como analisador de resistências à colaboração; interferências interprofissionais e relações de saber-poder. As práticas dos residentes foram caracterizadas pela resistência à colaboração interprofissional. Conclusão: A análise resistencial na Residência Multiprofissional evidenciou movimentos integrativos de assimilação e disputas com o poder médico-centrado, com prejuízos ao compartilhamento do cuidado e à comunicação interprofissional. A análise coletiva questionou a formação de profissionais de saúde, revisitando a perspectiva do cuidado integral orientado pelas necessidades dos usuários.
id USP-24_98a45edd4324b6ec2fefeab3beae1823
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/198155
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde*Resistencias a la colaboración interprofesional en la formación en servicio en la atención primaria a la salud*Resistance to interprofessional collaboration in in-service training in primary health care*Interprofessional EducationInternship, NonmedicalEducation, Public Health ProfessionalInstitutional PracticePrimary Health CareQualitative ResearchEducação InterprofissionalInternato não médicoEducação Profissional em Saúde PúblicaPrática InstitucionalAtenção Primária à SaúdePesquisa QualitativaEducación InterprofesionalInternado no MédicoEducación en Salud Pública ProfesionalPráctica InstitucionalAtención Primaria de SaludInvestigación CualitativaObjetivo: fazer uma análise pelas resistências à colaboração interprofissional nas práticas profissionais de residentes na atenção primária à saúde. Método: Pesquisa qualitativa Sócio-clínica com 32 residentes de uma Residência Multiprofissional, realizada de 2017 a 2018. A produção de dados incluiu Análise Institucional das Práticas Profissionais, análise documental; diário do pesquisador; e observação. Os dados foram analisados a partir de conceitos da Análise Institucional. Resultados: Revelaram-se contradições entre a reprodução da educação uniprofissional com foco na especialidade e práticas colaborativas interprofissionais. A análise resistencial apontou dois eixos: não-saber como analisador de resistências à colaboração; interferências interprofissionais e relações de saber-poder. As práticas dos residentes foram caracterizadas pela resistência à colaboração interprofissional. Conclusão: A análise resistencial na Residência Multiprofissional evidenciou movimentos integrativos de assimilação e disputas com o poder médico-centrado, com prejuízos ao compartilhamento do cuidado e à comunicação interprofissional. A análise coletiva questionou a formação de profissionais de saúde, revisitando a perspectiva do cuidado integral orientado pelas necessidades dos usuários.Objective: to analyze the resistance to interprofessional collaboration in the professional practices of residents in primary health care. Method: Social and clinical qualitative research with 32 residents of a Multiprofessional Residency, carried out from 2017 to 2018. Data production included Institutional Analysis of Professional Practices, document analysis; investigator’s diary; and observation. Data were analyzed based on Institutional Analysis concepts. Results: There were contradictions between the reproduction of uniprofessional education with a focus on the specialty and interprofessional collaborative practices. The resistance analysis pointed to two axes: not-knowing as an analyzer of resistance to collaboration; interprofessional interference and knowledge-power relations. Residents’ practices were characterized as resistant to interprofessional collaboration. Conclusion: The resistance analysis in the Multiprofessional Residency showed integrative movements of assimilation and disputes with physician-centered power, with damage to the sharing of care and interprofessional communication. The collective analysis questioned health professionals education, revisiting the perspective of comprehensive care guided by the users’ needs.Objetivo: Hacer un análisis por medio de las resistencias a la colaboración interprofesional en las prácticas profesionales de residentes médicos en la atención primaria a la salud. Método: Investigación cualitativa socio clínica con 32 residentes de una Residencia Multiprofesional, realizada entre 2017 y 2018. La producción de datos incluyó Análisis Institucional de las Prácticas Profesionales, análisis documental; apuntes diarios del investigador; y observación. Los datos fueron analizados a partir de conceptos del Análisis Institucional. Resultados: Se revelaron contradicciones entre la reproducción de la educación uniprofesional con énfasis en la especialidad y prácticas colaborativas interprofesionales. El análisis de la resistencia destacó dos ejes: el no saber cómo método de análisis de resistencias a la colaboración; interferencias interprofesionales y relaciones de saber y de poder. Las prácticas de los residentes fueron caracterizadas por la resistencia a la colaboración interprofesional. Conclusión: El análisis de resistencia en la Residencia Multiprofesional evidenció movimientos integrativos de asimilación y disputas con el poder médico centrado, con daños a la división del cuidado y a la comunicación interprofesional. El análisis colectivo cuestionó la formación de profesionales de salud, revisitando la perspectiva del cuidado integral orientado por las necesidades de los pacientes.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/19815510.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0473enRevista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210473Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210473Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202104731980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198155/182253https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198155/182252http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLago, Luana Pinho de MesquitaDóbie, Daniel VannucciFortun, Cinira MagaliL’Abbate, SolangeSilva, Jaqueline Alcântara Marcelino daMatumoto, Silvia2022-05-24T19:27:13Zoai:revistas.usp.br:article/198155Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-05-24T19:27:13Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde*
Resistencias a la colaboración interprofesional en la formación en servicio en la atención primaria a la salud*
Resistance to interprofessional collaboration in in-service training in primary health care*
title Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde*
spellingShingle Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde*
Lago, Luana Pinho de Mesquita
Interprofessional Education
Internship, Nonmedical
Education, Public Health Professional
Institutional Practice
Primary Health Care
Qualitative Research
Educação Interprofissional
Internato não médico
Educação Profissional em Saúde Pública
Prática Institucional
Atenção Primária à Saúde
Pesquisa Qualitativa
Educación Interprofesional
Internado no Médico
Educación en Salud Pública Profesional
Práctica Institucional
Atención Primaria de Salud
Investigación Cualitativa
title_short Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde*
title_full Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde*
title_fullStr Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde*
title_full_unstemmed Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde*
title_sort Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde*
author Lago, Luana Pinho de Mesquita
author_facet Lago, Luana Pinho de Mesquita
Dóbie, Daniel Vannucci
Fortun, Cinira Magali
L’Abbate, Solange
Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da
Matumoto, Silvia
author_role author
author2 Dóbie, Daniel Vannucci
Fortun, Cinira Magali
L’Abbate, Solange
Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da
Matumoto, Silvia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lago, Luana Pinho de Mesquita
Dóbie, Daniel Vannucci
Fortun, Cinira Magali
L’Abbate, Solange
Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da
Matumoto, Silvia
dc.subject.por.fl_str_mv Interprofessional Education
Internship, Nonmedical
Education, Public Health Professional
Institutional Practice
Primary Health Care
Qualitative Research
Educação Interprofissional
Internato não médico
Educação Profissional em Saúde Pública
Prática Institucional
Atenção Primária à Saúde
Pesquisa Qualitativa
Educación Interprofesional
Internado no Médico
Educación en Salud Pública Profesional
Práctica Institucional
Atención Primaria de Salud
Investigación Cualitativa
topic Interprofessional Education
Internship, Nonmedical
Education, Public Health Professional
Institutional Practice
Primary Health Care
Qualitative Research
Educação Interprofissional
Internato não médico
Educação Profissional em Saúde Pública
Prática Institucional
Atenção Primária à Saúde
Pesquisa Qualitativa
Educación Interprofesional
Internado no Médico
Educación en Salud Pública Profesional
Práctica Institucional
Atención Primaria de Salud
Investigación Cualitativa
description Objetivo: fazer uma análise pelas resistências à colaboração interprofissional nas práticas profissionais de residentes na atenção primária à saúde. Método: Pesquisa qualitativa Sócio-clínica com 32 residentes de uma Residência Multiprofissional, realizada de 2017 a 2018. A produção de dados incluiu Análise Institucional das Práticas Profissionais, análise documental; diário do pesquisador; e observação. Os dados foram analisados a partir de conceitos da Análise Institucional. Resultados: Revelaram-se contradições entre a reprodução da educação uniprofissional com foco na especialidade e práticas colaborativas interprofissionais. A análise resistencial apontou dois eixos: não-saber como analisador de resistências à colaboração; interferências interprofissionais e relações de saber-poder. As práticas dos residentes foram caracterizadas pela resistência à colaboração interprofissional. Conclusão: A análise resistencial na Residência Multiprofissional evidenciou movimentos integrativos de assimilação e disputas com o poder médico-centrado, com prejuízos ao compartilhamento do cuidado e à comunicação interprofissional. A análise coletiva questionou a formação de profissionais de saúde, revisitando a perspectiva do cuidado integral orientado pelas necessidades dos usuários.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198155
10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0473en
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198155
identifier_str_mv 10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0473en
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198155/182253
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198155/182252
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210473
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210473
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210473
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221748906426368