Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198155 |
Resumo: | Objetivo: fazer uma análise pelas resistências à colaboração interprofissional nas práticas profissionais de residentes na atenção primária à saúde. Método: Pesquisa qualitativa Sócio-clínica com 32 residentes de uma Residência Multiprofissional, realizada de 2017 a 2018. A produção de dados incluiu Análise Institucional das Práticas Profissionais, análise documental; diário do pesquisador; e observação. Os dados foram analisados a partir de conceitos da Análise Institucional. Resultados: Revelaram-se contradições entre a reprodução da educação uniprofissional com foco na especialidade e práticas colaborativas interprofissionais. A análise resistencial apontou dois eixos: não-saber como analisador de resistências à colaboração; interferências interprofissionais e relações de saber-poder. As práticas dos residentes foram caracterizadas pela resistência à colaboração interprofissional. Conclusão: A análise resistencial na Residência Multiprofissional evidenciou movimentos integrativos de assimilação e disputas com o poder médico-centrado, com prejuízos ao compartilhamento do cuidado e à comunicação interprofissional. A análise coletiva questionou a formação de profissionais de saúde, revisitando a perspectiva do cuidado integral orientado pelas necessidades dos usuários. |
id |
USP-24_98a45edd4324b6ec2fefeab3beae1823 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/198155 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde*Resistencias a la colaboración interprofesional en la formación en servicio en la atención primaria a la salud*Resistance to interprofessional collaboration in in-service training in primary health care*Interprofessional EducationInternship, NonmedicalEducation, Public Health ProfessionalInstitutional PracticePrimary Health CareQualitative ResearchEducação InterprofissionalInternato não médicoEducação Profissional em Saúde PúblicaPrática InstitucionalAtenção Primária à SaúdePesquisa QualitativaEducación InterprofesionalInternado no MédicoEducación en Salud Pública ProfesionalPráctica InstitucionalAtención Primaria de SaludInvestigación CualitativaObjetivo: fazer uma análise pelas resistências à colaboração interprofissional nas práticas profissionais de residentes na atenção primária à saúde. Método: Pesquisa qualitativa Sócio-clínica com 32 residentes de uma Residência Multiprofissional, realizada de 2017 a 2018. A produção de dados incluiu Análise Institucional das Práticas Profissionais, análise documental; diário do pesquisador; e observação. Os dados foram analisados a partir de conceitos da Análise Institucional. Resultados: Revelaram-se contradições entre a reprodução da educação uniprofissional com foco na especialidade e práticas colaborativas interprofissionais. A análise resistencial apontou dois eixos: não-saber como analisador de resistências à colaboração; interferências interprofissionais e relações de saber-poder. As práticas dos residentes foram caracterizadas pela resistência à colaboração interprofissional. Conclusão: A análise resistencial na Residência Multiprofissional evidenciou movimentos integrativos de assimilação e disputas com o poder médico-centrado, com prejuízos ao compartilhamento do cuidado e à comunicação interprofissional. A análise coletiva questionou a formação de profissionais de saúde, revisitando a perspectiva do cuidado integral orientado pelas necessidades dos usuários.Objective: to analyze the resistance to interprofessional collaboration in the professional practices of residents in primary health care. Method: Social and clinical qualitative research with 32 residents of a Multiprofessional Residency, carried out from 2017 to 2018. Data production included Institutional Analysis of Professional Practices, document analysis; investigator’s diary; and observation. Data were analyzed based on Institutional Analysis concepts. Results: There were contradictions between the reproduction of uniprofessional education with a focus on the specialty and interprofessional collaborative practices. The resistance analysis pointed to two axes: not-knowing as an analyzer of resistance to collaboration; interprofessional interference and knowledge-power relations. Residents’ practices were characterized as resistant to interprofessional collaboration. Conclusion: The resistance analysis in the Multiprofessional Residency showed integrative movements of assimilation and disputes with physician-centered power, with damage to the sharing of care and interprofessional communication. The collective analysis questioned health professionals education, revisiting the perspective of comprehensive care guided by the users’ needs.Objetivo: Hacer un análisis por medio de las resistencias a la colaboración interprofesional en las prácticas profesionales de residentes médicos en la atención primaria a la salud. Método: Investigación cualitativa socio clínica con 32 residentes de una Residencia Multiprofesional, realizada entre 2017 y 2018. La producción de datos incluyó Análisis Institucional de las Prácticas Profesionales, análisis documental; apuntes diarios del investigador; y observación. Los datos fueron analizados a partir de conceptos del Análisis Institucional. Resultados: Se revelaron contradicciones entre la reproducción de la educación uniprofesional con énfasis en la especialidad y prácticas colaborativas interprofesionales. El análisis de la resistencia destacó dos ejes: el no saber cómo método de análisis de resistencias a la colaboración; interferencias interprofesionales y relaciones de saber y de poder. Las prácticas de los residentes fueron caracterizadas por la resistencia a la colaboración interprofesional. Conclusión: El análisis de resistencia en la Residencia Multiprofesional evidenció movimientos integrativos de asimilación y disputas con el poder médico centrado, con daños a la división del cuidado y a la comunicación interprofesional. El análisis colectivo cuestionó la formación de profesionales de salud, revisitando la perspectiva del cuidado integral orientado por las necesidades de los pacientes.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/19815510.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0473enRevista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210473Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210473Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202104731980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198155/182253https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198155/182252http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLago, Luana Pinho de MesquitaDóbie, Daniel VannucciFortun, Cinira MagaliL’Abbate, SolangeSilva, Jaqueline Alcântara Marcelino daMatumoto, Silvia2022-05-24T19:27:13Zoai:revistas.usp.br:article/198155Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-05-24T19:27:13Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde* Resistencias a la colaboración interprofesional en la formación en servicio en la atención primaria a la salud* Resistance to interprofessional collaboration in in-service training in primary health care* |
title |
Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde* |
spellingShingle |
Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde* Lago, Luana Pinho de Mesquita Interprofessional Education Internship, Nonmedical Education, Public Health Professional Institutional Practice Primary Health Care Qualitative Research Educação Interprofissional Internato não médico Educação Profissional em Saúde Pública Prática Institucional Atenção Primária à Saúde Pesquisa Qualitativa Educación Interprofesional Internado no Médico Educación en Salud Pública Profesional Práctica Institucional Atención Primaria de Salud Investigación Cualitativa |
title_short |
Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde* |
title_full |
Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde* |
title_fullStr |
Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde* |
title_full_unstemmed |
Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde* |
title_sort |
Resistências à colaboração interprofissional na formação em serviço na atenção primária à saúde* |
author |
Lago, Luana Pinho de Mesquita |
author_facet |
Lago, Luana Pinho de Mesquita Dóbie, Daniel Vannucci Fortun, Cinira Magali L’Abbate, Solange Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da Matumoto, Silvia |
author_role |
author |
author2 |
Dóbie, Daniel Vannucci Fortun, Cinira Magali L’Abbate, Solange Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da Matumoto, Silvia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lago, Luana Pinho de Mesquita Dóbie, Daniel Vannucci Fortun, Cinira Magali L’Abbate, Solange Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da Matumoto, Silvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interprofessional Education Internship, Nonmedical Education, Public Health Professional Institutional Practice Primary Health Care Qualitative Research Educação Interprofissional Internato não médico Educação Profissional em Saúde Pública Prática Institucional Atenção Primária à Saúde Pesquisa Qualitativa Educación Interprofesional Internado no Médico Educación en Salud Pública Profesional Práctica Institucional Atención Primaria de Salud Investigación Cualitativa |
topic |
Interprofessional Education Internship, Nonmedical Education, Public Health Professional Institutional Practice Primary Health Care Qualitative Research Educação Interprofissional Internato não médico Educação Profissional em Saúde Pública Prática Institucional Atenção Primária à Saúde Pesquisa Qualitativa Educación Interprofesional Internado no Médico Educación en Salud Pública Profesional Práctica Institucional Atención Primaria de Salud Investigación Cualitativa |
description |
Objetivo: fazer uma análise pelas resistências à colaboração interprofissional nas práticas profissionais de residentes na atenção primária à saúde. Método: Pesquisa qualitativa Sócio-clínica com 32 residentes de uma Residência Multiprofissional, realizada de 2017 a 2018. A produção de dados incluiu Análise Institucional das Práticas Profissionais, análise documental; diário do pesquisador; e observação. Os dados foram analisados a partir de conceitos da Análise Institucional. Resultados: Revelaram-se contradições entre a reprodução da educação uniprofissional com foco na especialidade e práticas colaborativas interprofissionais. A análise resistencial apontou dois eixos: não-saber como analisador de resistências à colaboração; interferências interprofissionais e relações de saber-poder. As práticas dos residentes foram caracterizadas pela resistência à colaboração interprofissional. Conclusão: A análise resistencial na Residência Multiprofissional evidenciou movimentos integrativos de assimilação e disputas com o poder médico-centrado, com prejuízos ao compartilhamento do cuidado e à comunicação interprofissional. A análise coletiva questionou a formação de profissionais de saúde, revisitando a perspectiva do cuidado integral orientado pelas necessidades dos usuários. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198155 10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0473en |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198155 |
identifier_str_mv |
10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0473en |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198155/182253 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198155/182252 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210473 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210473 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210473 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221748906426368 |