Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41101 |
Resumo: | A primeira vivência em estágio hospitalar pode gerar tensões e ansiedades. Esses sentimentos interferem negativamente no processo ensino - aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi conhecer as expectativas dos alunos de Fundamentos de Enfermagens II acerca do primeiro estágio hospitalar. Foram sujeitos desta pesquisa alunos do 2º ano do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá - PR. Os alunos revelaram, atitudes de ansiedade quanto a procedimentos técnicos, relacionamento com o paciente e avaliação. Ao refletir sobre esses aspectos, o docente pode favorecer a eficácia do ensino e a humanização na formação. |
id |
USP-24_9e46112f653f494bb1a496ea6668c935 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41101 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospitalNursing students expectations regarding their inicial hospital trainingAnxietyTeaching-learningSupervised professional trainingAnsiedadeEnsino-aprendizagemEstágio supervisionadoA primeira vivência em estágio hospitalar pode gerar tensões e ansiedades. Esses sentimentos interferem negativamente no processo ensino - aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi conhecer as expectativas dos alunos de Fundamentos de Enfermagens II acerca do primeiro estágio hospitalar. Foram sujeitos desta pesquisa alunos do 2º ano do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá - PR. Os alunos revelaram, atitudes de ansiedade quanto a procedimentos técnicos, relacionamento com o paciente e avaliação. Ao refletir sobre esses aspectos, o docente pode favorecer a eficácia do ensino e a humanização na formação.The first experience in hospital training may create tensions and anxieties. These feelings interfere negatively in the teaching - learning process. The aim of this paper was to investigate the expectations of Nursing Fundamentals II students regarding their initial hospital training. Second-year students of the Nursing Course offered by Universidade Estadual de Maringá (state of Paraná, Brazil,) were chosen as subjects of this investigation. The students revealed a state of anxiety when confronting technical procedures, relationship with patients and evolution. By reflecting on these aspects instructor the may increase the teaching-learning efficiency and humanize the professional training.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1999-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4110110.1590/S0080-62341999000200012Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 33 n. 2 (1999); 200-206Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 No. 2 (1999); 200-206Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 Núm. 2 (1999); 200-2061980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41101/44647http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Maria Dalva de BarrosPelloso, Sandra MarisaValsecchi, Elizabeth A.S.S.Coimbra, Jorséli A.H.2012-08-31T18:16:55Zoai:revistas.usp.br:article/41101Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:16:55Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital Nursing students expectations regarding their inicial hospital training |
title |
Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital |
spellingShingle |
Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital Carvalho, Maria Dalva de Barros Anxiety Teaching-learning Supervised professional training Ansiedade Ensino-aprendizagem Estágio supervisionado |
title_short |
Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital |
title_full |
Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital |
title_fullStr |
Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital |
title_full_unstemmed |
Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital |
title_sort |
Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital |
author |
Carvalho, Maria Dalva de Barros |
author_facet |
Carvalho, Maria Dalva de Barros Pelloso, Sandra Marisa Valsecchi, Elizabeth A.S.S. Coimbra, Jorséli A.H. |
author_role |
author |
author2 |
Pelloso, Sandra Marisa Valsecchi, Elizabeth A.S.S. Coimbra, Jorséli A.H. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Maria Dalva de Barros Pelloso, Sandra Marisa Valsecchi, Elizabeth A.S.S. Coimbra, Jorséli A.H. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anxiety Teaching-learning Supervised professional training Ansiedade Ensino-aprendizagem Estágio supervisionado |
topic |
Anxiety Teaching-learning Supervised professional training Ansiedade Ensino-aprendizagem Estágio supervisionado |
description |
A primeira vivência em estágio hospitalar pode gerar tensões e ansiedades. Esses sentimentos interferem negativamente no processo ensino - aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi conhecer as expectativas dos alunos de Fundamentos de Enfermagens II acerca do primeiro estágio hospitalar. Foram sujeitos desta pesquisa alunos do 2º ano do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá - PR. Os alunos revelaram, atitudes de ansiedade quanto a procedimentos técnicos, relacionamento com o paciente e avaliação. Ao refletir sobre esses aspectos, o docente pode favorecer a eficácia do ensino e a humanização na formação. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41101 10.1590/S0080-62341999000200012 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41101 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62341999000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41101/44647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 33 n. 2 (1999); 200-206 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 No. 2 (1999); 200-206 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 Núm. 2 (1999); 200-206 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221730389622784 |