O sentido do trabalho em um projeto de formação de profissionais de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41579 |
Resumo: | The purpose of this study was to analyze the sense of the supervision work in a project for the professionalization of mid-level workers. In the theoretical and methodological framework of the historical and dialectical materialism, supervision was taken as an instrument of the work process, described in interview with the projects' supervisor (12) and coordinating (7) nurses. Their speeches were submitted to qualitative analysis and presented in thematic phrases. The investigation re-vealed, in particular, a supervision still based on old-fashioned modes of control. |
id |
USP-24_a1a9850c0a950bd522789cccf21cec98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41579 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O sentido do trabalho em um projeto de formação de profissionais de enfermagemEl sentido del trabajo de un proyecto de formación de profesionales de enfermeríaThe sense of work in a formation project for nursing professionalsAllied health personnalNursingsupervisory^i2^seducatEducationprofessionalSupervisión de enfermeríaTécnicos medios de salud^i3^seducacEducación profesionalSupervisão de enfermagemPessoal técnico de saúde^i1^seducaEducação profissionalizanteThe purpose of this study was to analyze the sense of the supervision work in a project for the professionalization of mid-level workers. In the theoretical and methodological framework of the historical and dialectical materialism, supervision was taken as an instrument of the work process, described in interview with the projects' supervisor (12) and coordinating (7) nurses. Their speeches were submitted to qualitative analysis and presented in thematic phrases. The investigation re-vealed, in particular, a supervision still based on old-fashioned modes of control.En este estudio se tuvo como objetivo evidenciar el sentido del trabajo de supervisión de un Proyecto de profesionalización de trabajadores de nivel medio (Profae). En el marco teórico-metodológico, del materialismo histórico y dialéctico, la supervisión se tomó como instrumento del proceso de trabajo, descrito en entrevistas con enfermeros supervisores (12) y coordinadores (7) del Proyecto. Los discursos fueron sometidos al análisis, cualitativo, de discurso y presentados en frases temáticas. La investigación evidenció, de manera especial, una supervisión basada, aun, en antiguos modos de control.Este estudo teve por objetivo evidenciar o sentido do trabalho de supervisão de um Projeto de profissionalização de trabalhadores para o nível médio (Profae). No marco teórico-metodológico, do materialismo histórico e dialético, a supervisão foi tomada como instrumento do processo de trabalho, descrito em entrevistas com enfermeiros supervisores (12) e coordenadores (7) do Projeto. As falas destes foram submetidas à análise, qualitativa, de discurso e apresentadas em frases temáticas. A investigação evidenciou, em especial, uma supervisão ainda baseada em antigos modos de controle.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4157910.1590/S0080-62342006000400015Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 40 n. 4 (2006); 555-562Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 No. 4 (2006); 555-562Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 Núm. 4 (2006); 555-5621980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41579/45180http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaraldi, SolangeCar, Marcia Regina2012-09-03T17:18:20Zoai:revistas.usp.br:article/41579Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:18:20Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sentido do trabalho em um projeto de formação de profissionais de enfermagem El sentido del trabajo de un proyecto de formación de profesionales de enfermería The sense of work in a formation project for nursing professionals |
title |
O sentido do trabalho em um projeto de formação de profissionais de enfermagem |
spellingShingle |
O sentido do trabalho em um projeto de formação de profissionais de enfermagem Baraldi, Solange Allied health personnal Nursing supervisory^i2^seducat Education professional Supervisión de enfermería Técnicos medios de salud^i3^seducac Educación profesional Supervisão de enfermagem Pessoal técnico de saúde^i1^seduca Educação profissionalizante |
title_short |
O sentido do trabalho em um projeto de formação de profissionais de enfermagem |
title_full |
O sentido do trabalho em um projeto de formação de profissionais de enfermagem |
title_fullStr |
O sentido do trabalho em um projeto de formação de profissionais de enfermagem |
title_full_unstemmed |
O sentido do trabalho em um projeto de formação de profissionais de enfermagem |
title_sort |
O sentido do trabalho em um projeto de formação de profissionais de enfermagem |
author |
Baraldi, Solange |
author_facet |
Baraldi, Solange Car, Marcia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Car, Marcia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baraldi, Solange Car, Marcia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Allied health personnal Nursing supervisory^i2^seducat Education professional Supervisión de enfermería Técnicos medios de salud^i3^seducac Educación profesional Supervisão de enfermagem Pessoal técnico de saúde^i1^seduca Educação profissionalizante |
topic |
Allied health personnal Nursing supervisory^i2^seducat Education professional Supervisión de enfermería Técnicos medios de salud^i3^seducac Educación profesional Supervisão de enfermagem Pessoal técnico de saúde^i1^seduca Educação profissionalizante |
description |
The purpose of this study was to analyze the sense of the supervision work in a project for the professionalization of mid-level workers. In the theoretical and methodological framework of the historical and dialectical materialism, supervision was taken as an instrument of the work process, described in interview with the projects' supervisor (12) and coordinating (7) nurses. Their speeches were submitted to qualitative analysis and presented in thematic phrases. The investigation re-vealed, in particular, a supervision still based on old-fashioned modes of control. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41579 10.1590/S0080-62342006000400015 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41579 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342006000400015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41579/45180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 40 n. 4 (2006); 555-562 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 No. 4 (2006); 555-562 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 Núm. 4 (2006); 555-562 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221733368627200 |