Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
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Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41170 |
Resumo: | Este estudo objetiva identificar potencialidades e limitações do grupo focal como instrumento de avaliação através de um estudo de caso no qual o grupo focal foi utilizado para avaliar um treinamento em saúde. Entre as conclusões destacam-se: é possível comparar os resultados dos grupos realizados antes e depois do treinamento se o mesmo grupo for mantido; o grupo focal mostrou-se adequado para desvendar a natureza das deficiências do treinamento porque permitiu analisar a complexidade inerente tanto ao tema das drogas quanto aos objetivos do treinamento que busca mudanças de ordem afetivo-cultural e não apenas de ordem cognitiva. |
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Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúdeThe use of focus groups as a tool to evaluation of a health educacional programProgram evaluationEducational measurementTrainingAvaliação de programasAvaliação educacionalTreinamentoEste estudo objetiva identificar potencialidades e limitações do grupo focal como instrumento de avaliação através de um estudo de caso no qual o grupo focal foi utilizado para avaliar um treinamento em saúde. Entre as conclusões destacam-se: é possível comparar os resultados dos grupos realizados antes e depois do treinamento se o mesmo grupo for mantido; o grupo focal mostrou-se adequado para desvendar a natureza das deficiências do treinamento porque permitiu analisar a complexidade inerente tanto ao tema das drogas quanto aos objetivos do treinamento que busca mudanças de ordem afetivo-cultural e não apenas de ordem cognitiva.The objective of this study was to identify the possibilities and limitations of the focal group as a tool to evaluation through a case study of a health educational training process. Among the conclusions we emphasize: the maintenance of the same group turns possible to compare results of the groups accomplished before and after the training; the focal group was adequate to reveal the nature of the training deficiencies since it had permitted to analyze the ,complexity inherent to both the drug field and the training objectives that seek for cultural and affective changes and not only for cognitive changes.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2000-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4117010.1590/S0080-62342000000300014Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 34 n. 3 (2000); 317-322Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 No. 3 (2000); 317-322Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 Núm. 3 (2000); 317-3221980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41170/44716http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Cássia BaldiniReale, DivaBrites, Cristina Maria2012-08-31T18:28:41Zoai:revistas.usp.br:article/41170Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:28:41Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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