Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Lucia Siqueira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Polak, Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40419
Resumo: O estresse tem sido evidenciado de maneira significativa entre os estudantes de Enfermagem. Este artigo descreve uma pesquisa quantitativa, de desenvolvimento metodológico que teve como objetivo construir e validar um instrumento para avaliar os fatores de estresse em estudantes de enfermagem. A construção dos itens baseou-se no modelo de Pasquali e o referencial teórico de estresse foi o de Lazarus e Folkman. O instrumento ficou composto por 30 itens, agrupados em seis domínios: Realização das atividades práticas; Comunicação profissional; Gerenciamento do tempo; Ambiente; Formação profissional; Atividade teórica. A análise fatorial confirmou o modelo conceitual e os domínios propostos. A consistência interna dos domínios estimada pelo alfa de Cronbach variou de 0,71 a 0,87. Foram criados 4 pontos de corte para os escores de cada domínio. O instrumento poderá ser utilizado para avaliar a intensidade dos fatores de estresse entre os estudantes de enfermagem.
id USP-24_afabdd32bf43d9e55a502e95d09cfe58
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40419
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE)Construcción y validación de instrumento para evaluación de estrés en estudiantes de enfermeríaConstruction and validation of an instrument for the assessment of stress among nursing studentsStressStudentsnursingPsychometricsReproducibility of resultsValidation studiesEstrésEstudiantes de enfermeríaPsicometríaReproducibilidad de resultadosEstudios de validaciónEstresseEstudantes de enfermagemPsicometriaReprodutibilidade dos testesEstudos de validaçãoO estresse tem sido evidenciado de maneira significativa entre os estudantes de Enfermagem. Este artigo descreve uma pesquisa quantitativa, de desenvolvimento metodológico que teve como objetivo construir e validar um instrumento para avaliar os fatores de estresse em estudantes de enfermagem. A construção dos itens baseou-se no modelo de Pasquali e o referencial teórico de estresse foi o de Lazarus e Folkman. O instrumento ficou composto por 30 itens, agrupados em seis domínios: Realização das atividades práticas; Comunicação profissional; Gerenciamento do tempo; Ambiente; Formação profissional; Atividade teórica. A análise fatorial confirmou o modelo conceitual e os domínios propostos. A consistência interna dos domínios estimada pelo alfa de Cronbach variou de 0,71 a 0,87. Foram criados 4 pontos de corte para os escores de cada domínio. O instrumento poderá ser utilizado para avaliar a intensidade dos fatores de estresse entre os estudantes de enfermagem.El estrés ha sido evidenciado de manera significativa entre los estudiantes de Enfermería. Este artículo describe una investigación cuantitativa, de desenvolvimiento metodológico que tuvo como objetivo construir y validar un instrumento para evaluar los factores de estrés en estudiantes de enfermería. La construcción de los ítems se fundamentó en el modelo de Pasquali y la referencia teórica de estrés fue de Lazarus y Folkman. El instrumento fue compuesto por 30 ítems, agrupados en seis dominios: Realización de las actividades prácticas; Comunicación profesional; Gerenciamiento del tiempo; Ambiente; Formación profesional; Actividad teórica. El análisis factorial confirmó el modelo conceptual y los dominios propuestos. La consistencia interna de los dominios estimada por el alfa de Cronbach varió de 0,71 a 0,87. Fueron creados 4 puntos de corte para los escores de cada dominio. Se concluyó que el instrumento podrá ser utilizado para evaluar la intensidad de los factores de estrés entre los estudiantes de enfermería.Stress is increasingly evident among nursing students. This article reports a quantitative methodological development research that aimed to construct and validate an instrument to assess the stress factors among nursing students. The construction of the instrument followed the Pasquali's model and the stress theoretical framework of Lazarus and Folkman. The instrument was composed of 30 items grouped into six domains: Performance of practical activities; Professional communication; Time management; Environment; Professional education; and Theoretical activities. The factor analysis confirmed that the conceptual model was acceptable and adjusted. The internal consistency of the domains estimated by Cronbach's alpha ranged from 0.71 to 0.87. Four cutoff points have been established for each domain. The instrument can be used to evaluate the intensity of the most frequent stress factors among these students.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4041910.1590/S0080-62342009000500005Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 (2009): Número Especial 1; 1017-1026Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): special issue 1; 1017-1026Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): Número especial 1; 1017-10261980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40419/43405https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40419/43406http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Ana Lucia SiqueiraPolak, Catarina2012-08-29T20:25:14Zoai:revistas.usp.br:article/40419Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:25:14Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE)
Construcción y validación de instrumento para evaluación de estrés en estudiantes de enfermería
Construction and validation of an instrument for the assessment of stress among nursing students
title Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE)
spellingShingle Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE)
Costa, Ana Lucia Siqueira
Stress
Students
nursing
Psychometrics
Reproducibility of results
Validation studies
Estrés
Estudiantes de enfermería
Psicometría
Reproducibilidad de resultados
Estudios de validación
Estresse
Estudantes de enfermagem
Psicometria
Reprodutibilidade dos testes
Estudos de validação
title_short Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE)
title_full Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE)
title_fullStr Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE)
title_full_unstemmed Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE)
title_sort Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE)
author Costa, Ana Lucia Siqueira
author_facet Costa, Ana Lucia Siqueira
Polak, Catarina
author_role author
author2 Polak, Catarina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Lucia Siqueira
Polak, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Stress
Students
nursing
Psychometrics
Reproducibility of results
Validation studies
Estrés
Estudiantes de enfermería
Psicometría
Reproducibilidad de resultados
Estudios de validación
Estresse
Estudantes de enfermagem
Psicometria
Reprodutibilidade dos testes
Estudos de validação
topic Stress
Students
nursing
Psychometrics
Reproducibility of results
Validation studies
Estrés
Estudiantes de enfermería
Psicometría
Reproducibilidad de resultados
Estudios de validación
Estresse
Estudantes de enfermagem
Psicometria
Reprodutibilidade dos testes
Estudos de validação
description O estresse tem sido evidenciado de maneira significativa entre os estudantes de Enfermagem. Este artigo descreve uma pesquisa quantitativa, de desenvolvimento metodológico que teve como objetivo construir e validar um instrumento para avaliar os fatores de estresse em estudantes de enfermagem. A construção dos itens baseou-se no modelo de Pasquali e o referencial teórico de estresse foi o de Lazarus e Folkman. O instrumento ficou composto por 30 itens, agrupados em seis domínios: Realização das atividades práticas; Comunicação profissional; Gerenciamento do tempo; Ambiente; Formação profissional; Atividade teórica. A análise fatorial confirmou o modelo conceitual e os domínios propostos. A consistência interna dos domínios estimada pelo alfa de Cronbach variou de 0,71 a 0,87. Foram criados 4 pontos de corte para os escores de cada domínio. O instrumento poderá ser utilizado para avaliar a intensidade dos fatores de estresse entre os estudantes de enfermagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40419
10.1590/S0080-62342009000500005
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40419
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342009000500005
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40419/43405
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40419/43406
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 (2009): Número Especial 1; 1017-1026
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): special issue 1; 1017-1026
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): Número especial 1; 1017-1026
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221725608116224