Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40419 |
Resumo: | O estresse tem sido evidenciado de maneira significativa entre os estudantes de Enfermagem. Este artigo descreve uma pesquisa quantitativa, de desenvolvimento metodológico que teve como objetivo construir e validar um instrumento para avaliar os fatores de estresse em estudantes de enfermagem. A construção dos itens baseou-se no modelo de Pasquali e o referencial teórico de estresse foi o de Lazarus e Folkman. O instrumento ficou composto por 30 itens, agrupados em seis domínios: Realização das atividades práticas; Comunicação profissional; Gerenciamento do tempo; Ambiente; Formação profissional; Atividade teórica. A análise fatorial confirmou o modelo conceitual e os domínios propostos. A consistência interna dos domínios estimada pelo alfa de Cronbach variou de 0,71 a 0,87. Foram criados 4 pontos de corte para os escores de cada domínio. O instrumento poderá ser utilizado para avaliar a intensidade dos fatores de estresse entre os estudantes de enfermagem. |
id |
USP-24_afabdd32bf43d9e55a502e95d09cfe58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/40419 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE)Construcción y validación de instrumento para evaluación de estrés en estudiantes de enfermeríaConstruction and validation of an instrument for the assessment of stress among nursing studentsStressStudentsnursingPsychometricsReproducibility of resultsValidation studiesEstrésEstudiantes de enfermeríaPsicometríaReproducibilidad de resultadosEstudios de validaciónEstresseEstudantes de enfermagemPsicometriaReprodutibilidade dos testesEstudos de validaçãoO estresse tem sido evidenciado de maneira significativa entre os estudantes de Enfermagem. Este artigo descreve uma pesquisa quantitativa, de desenvolvimento metodológico que teve como objetivo construir e validar um instrumento para avaliar os fatores de estresse em estudantes de enfermagem. A construção dos itens baseou-se no modelo de Pasquali e o referencial teórico de estresse foi o de Lazarus e Folkman. O instrumento ficou composto por 30 itens, agrupados em seis domínios: Realização das atividades práticas; Comunicação profissional; Gerenciamento do tempo; Ambiente; Formação profissional; Atividade teórica. A análise fatorial confirmou o modelo conceitual e os domínios propostos. A consistência interna dos domínios estimada pelo alfa de Cronbach variou de 0,71 a 0,87. Foram criados 4 pontos de corte para os escores de cada domínio. O instrumento poderá ser utilizado para avaliar a intensidade dos fatores de estresse entre os estudantes de enfermagem.El estrés ha sido evidenciado de manera significativa entre los estudiantes de Enfermería. Este artículo describe una investigación cuantitativa, de desenvolvimiento metodológico que tuvo como objetivo construir y validar un instrumento para evaluar los factores de estrés en estudiantes de enfermería. La construcción de los ítems se fundamentó en el modelo de Pasquali y la referencia teórica de estrés fue de Lazarus y Folkman. El instrumento fue compuesto por 30 ítems, agrupados en seis dominios: Realización de las actividades prácticas; Comunicación profesional; Gerenciamiento del tiempo; Ambiente; Formación profesional; Actividad teórica. El análisis factorial confirmó el modelo conceptual y los dominios propuestos. La consistencia interna de los dominios estimada por el alfa de Cronbach varió de 0,71 a 0,87. Fueron creados 4 puntos de corte para los escores de cada dominio. Se concluyó que el instrumento podrá ser utilizado para evaluar la intensidad de los factores de estrés entre los estudiantes de enfermería.Stress is increasingly evident among nursing students. This article reports a quantitative methodological development research that aimed to construct and validate an instrument to assess the stress factors among nursing students. The construction of the instrument followed the Pasquali's model and the stress theoretical framework of Lazarus and Folkman. The instrument was composed of 30 items grouped into six domains: Performance of practical activities; Professional communication; Time management; Environment; Professional education; and Theoretical activities. The factor analysis confirmed that the conceptual model was acceptable and adjusted. The internal consistency of the domains estimated by Cronbach's alpha ranged from 0.71 to 0.87. Four cutoff points have been established for each domain. The instrument can be used to evaluate the intensity of the most frequent stress factors among these students.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4041910.1590/S0080-62342009000500005Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 (2009): Número Especial 1; 1017-1026Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): special issue 1; 1017-1026Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): Número especial 1; 1017-10261980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40419/43405https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40419/43406http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Ana Lucia SiqueiraPolak, Catarina2012-08-29T20:25:14Zoai:revistas.usp.br:article/40419Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:25:14Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) Construcción y validación de instrumento para evaluación de estrés en estudiantes de enfermería Construction and validation of an instrument for the assessment of stress among nursing students |
title |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) |
spellingShingle |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) Costa, Ana Lucia Siqueira Stress Students nursing Psychometrics Reproducibility of results Validation studies Estrés Estudiantes de enfermería Psicometría Reproducibilidad de resultados Estudios de validación Estresse Estudantes de enfermagem Psicometria Reprodutibilidade dos testes Estudos de validação |
title_short |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) |
title_full |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) |
title_fullStr |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) |
title_sort |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) |
author |
Costa, Ana Lucia Siqueira |
author_facet |
Costa, Ana Lucia Siqueira Polak, Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Polak, Catarina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Lucia Siqueira Polak, Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Stress Students nursing Psychometrics Reproducibility of results Validation studies Estrés Estudiantes de enfermería Psicometría Reproducibilidad de resultados Estudios de validación Estresse Estudantes de enfermagem Psicometria Reprodutibilidade dos testes Estudos de validação |
topic |
Stress Students nursing Psychometrics Reproducibility of results Validation studies Estrés Estudiantes de enfermería Psicometría Reproducibilidad de resultados Estudios de validación Estresse Estudantes de enfermagem Psicometria Reprodutibilidade dos testes Estudos de validação |
description |
O estresse tem sido evidenciado de maneira significativa entre os estudantes de Enfermagem. Este artigo descreve uma pesquisa quantitativa, de desenvolvimento metodológico que teve como objetivo construir e validar um instrumento para avaliar os fatores de estresse em estudantes de enfermagem. A construção dos itens baseou-se no modelo de Pasquali e o referencial teórico de estresse foi o de Lazarus e Folkman. O instrumento ficou composto por 30 itens, agrupados em seis domínios: Realização das atividades práticas; Comunicação profissional; Gerenciamento do tempo; Ambiente; Formação profissional; Atividade teórica. A análise fatorial confirmou o modelo conceitual e os domínios propostos. A consistência interna dos domínios estimada pelo alfa de Cronbach variou de 0,71 a 0,87. Foram criados 4 pontos de corte para os escores de cada domínio. O instrumento poderá ser utilizado para avaliar a intensidade dos fatores de estresse entre os estudantes de enfermagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40419 10.1590/S0080-62342009000500005 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40419 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342009000500005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40419/43405 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40419/43406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 (2009): Número Especial 1; 1017-1026 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): special issue 1; 1017-1026 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): Número especial 1; 1017-1026 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221725608116224 |