Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawakame, Patrícia Moita Garcia
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Miyadahira, Ana Maria Kazue
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41449
Resumo: Este estudo teve como propósito investigar a qualidade de vida de 264 estudantes de Graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados por meio de um questionário e um instrumento de medida de qualidade de vida, o IQV de Ferrans e Powers. As médias obtidas dos escores do IQV para os estudantes foram altas e próximas das médias da população geral de Rockford - USA. As médias do IQV nos diferentes anos do curso mostraram queda no decorrer do 2º ano, quando os estudantes são inseridos no campo prático, fornecendo subsídios para possíveis intervenções dos educadores nessa problemática.
id USP-24_d2b00a41d258fe7d819425d0d6962b8d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41449
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagemCalidad de vida de estudiantes del pre grado en enfermeríaQuality of life of undergraduate students in nursingQuality of lifeStudentsnursingEducationCalidad de vidaEstudiantes de enfermeríaEducación en enfermeríaQualidade de vidaEstudantes de enfermagemEducação em enfermagemEste estudo teve como propósito investigar a qualidade de vida de 264 estudantes de Graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados por meio de um questionário e um instrumento de medida de qualidade de vida, o IQV de Ferrans e Powers. As médias obtidas dos escores do IQV para os estudantes foram altas e próximas das médias da população geral de Rockford - USA. As médias do IQV nos diferentes anos do curso mostraram queda no decorrer do 2º ano, quando os estudantes são inseridos no campo prático, fornecendo subsídios para possíveis intervenções dos educadores nessa problemática.Este estudio tuvo como propósito investigar la calidad de vida de 264 estudiantes del Pre Grado en Enfermería. Los datos fueron recolectados por medio de un cuestionario y un instrumento de medida de calidad de vida, el IQV de Ferrans y Powers.Las medias obtenidas de los escores del IQV para los estudiantes fueron altas y próximas de las medias de la población general de Rockford - USA. Las medias del IQV en los diferentes años del curso mostraron caída en el transcurso del 2.º año, cuando los estudiantes son insertados en el campo práctico, ofreciendo subsidios para posibles intervenciones de los educadores en esa problemática.The object of this study was to investigate the quality of life of 264 undergraduate students in Nursing. Data was collected through a questionnaire and a tool for measuring quality of life, Ferrans and Powers' IQV. Average IQV scores of students were high and very close to those of the general population of Rockford (USA). Average IQV in the various years of the course showed a decrease in the second year, when students begin practice, thus offering subsidies for possible interventions of educators to revert this situation.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4144910.1590/S0080-62342005000200006Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 39 n. 2 (2005); 164-172Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 No. 2 (2005); 164-172Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 Núm. 2 (2005); 164-1721980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41449/45036http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKawakame, Patrícia Moita GarciaMiyadahira, Ana Maria Kazue2012-08-31T20:23:26Zoai:revistas.usp.br:article/41449Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T20:23:26Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem
Calidad de vida de estudiantes del pre grado en enfermería
Quality of life of undergraduate students in nursing
title Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem
spellingShingle Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem
Kawakame, Patrícia Moita Garcia
Quality of life
Students
nursing
Education
Calidad de vida
Estudiantes de enfermería
Educación en enfermería
Qualidade de vida
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
title_short Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem
title_full Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem
title_fullStr Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem
title_sort Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem
author Kawakame, Patrícia Moita Garcia
author_facet Kawakame, Patrícia Moita Garcia
Miyadahira, Ana Maria Kazue
author_role author
author2 Miyadahira, Ana Maria Kazue
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawakame, Patrícia Moita Garcia
Miyadahira, Ana Maria Kazue
dc.subject.por.fl_str_mv Quality of life
Students
nursing
Education
Calidad de vida
Estudiantes de enfermería
Educación en enfermería
Qualidade de vida
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
topic Quality of life
Students
nursing
Education
Calidad de vida
Estudiantes de enfermería
Educación en enfermería
Qualidade de vida
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
description Este estudo teve como propósito investigar a qualidade de vida de 264 estudantes de Graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados por meio de um questionário e um instrumento de medida de qualidade de vida, o IQV de Ferrans e Powers. As médias obtidas dos escores do IQV para os estudantes foram altas e próximas das médias da população geral de Rockford - USA. As médias do IQV nos diferentes anos do curso mostraram queda no decorrer do 2º ano, quando os estudantes são inseridos no campo prático, fornecendo subsídios para possíveis intervenções dos educadores nessa problemática.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41449
10.1590/S0080-62342005000200006
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41449
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342005000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41449/45036
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 39 n. 2 (2005); 164-172
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 No. 2 (2005); 164-172
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 Núm. 2 (2005); 164-172
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221732241408000