O currículo na e da enfermagem: por onde começar e recomeçar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vendrúscolo, Dulce Maia Silva
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Manzolli, Maria Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16061
Resumo: Este estudo apóia-se na premissa de que toda prática educacional se faz baseada em pressupostos de natureza filosófica e pedagógica, representando o currículo, a visão de mundo percebida pela escola e seus professores. A questão orientadora desta investigação assim se coloca: Qual a percepção do professor sobre as concepções curriculares norteadoras do currículo de graduação de enfermagem? Participaram da pesquisa 36 professores de 9 escolas paulistas de enfermagem que responderam à entrevista formulada a partir da técnica do Diferencial Semântico. As concepções-educacionais, tradicionalista, cognitiva, comportamentalista, de auto-realização e de reconstrução social, orientaram esta análise. Os resultados da pesquisa expressaram as preferências dos sujeitos para posturas educacionais de caráter humanístico e social, demonstrando haver, entretanto, a orientação ora para postura mais renovadoras, ora para mais tradicionais, caracterizando não haver uma concepção predominante na orientação do currículo. A realidade curricular da enfermagem demonstra a existência de um plurarismo de posturas filosóficas e pedagógicas na orientação do ensino de graduação, sendo estas opções, muitas vezes, resultantes das aspirações e dos ideais do próprio professor atribuídos ao processo educacional vigente na enfermagem.
id USP-38_21add7b9e5502e476f47a701502ed505
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16061
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O currículo na e da enfermagem: por onde começar e recomeçarNursing curriculum: witch way to commence and to recommenceEl currículo en la y de la enfermería: por donde comenzar y recomenzarnursing curriculumnursing educationcurrículum en la enfermeríaeducación en la enfermeríacurrículo em enfermagemeducação em enfermagemEste estudo apóia-se na premissa de que toda prática educacional se faz baseada em pressupostos de natureza filosófica e pedagógica, representando o currículo, a visão de mundo percebida pela escola e seus professores. A questão orientadora desta investigação assim se coloca: Qual a percepção do professor sobre as concepções curriculares norteadoras do currículo de graduação de enfermagem? Participaram da pesquisa 36 professores de 9 escolas paulistas de enfermagem que responderam à entrevista formulada a partir da técnica do Diferencial Semântico. As concepções-educacionais, tradicionalista, cognitiva, comportamentalista, de auto-realização e de reconstrução social, orientaram esta análise. Os resultados da pesquisa expressaram as preferências dos sujeitos para posturas educacionais de caráter humanístico e social, demonstrando haver, entretanto, a orientação ora para postura mais renovadoras, ora para mais tradicionais, caracterizando não haver uma concepção predominante na orientação do currículo. A realidade curricular da enfermagem demonstra a existência de um plurarismo de posturas filosóficas e pedagógicas na orientação do ensino de graduação, sendo estas opções, muitas vezes, resultantes das aspirações e dos ideais do próprio professor atribuídos ao processo educacional vigente na enfermagem.This study relies on the premise that all educational practices are based on presuppositions of philosophic and pedagogical nature, representing the curriculum, the vision of the world, perceived by the school and its professors. The leading question in this research can be formulated as: what is the professors' perception on the guiding concepts of the nursing degree curriculum? 36 professors form 9 nursing schools in the State of São Paulo participated in the research answering enquiries based on the technique of Semantics Differential. The traditional, cognitive, behaviorist, self-realization and social reconstruction concepts guided this analysis. The results of the research expressed the subjects preference for postures of humanistic and social character, demonstrating the orientation for more renovating postures, as well as for more traditional postures, enabling the authors to conclude that there is no predominant guiding conception in the nursing curriculum.Este estudio se apoya en la premisa de que toda práctica educacional se hace fundamentada en presupuestos de naturaleza filosófica y pedagógica, representando el currículo, la visión de mundo percibida por la escuela e sus profesores. La orientación de esta investigación así se coloca: Cual es la percepción del profesor acerca de las concepciones curriculares norteadora del currículo de pre-grado de Enfermería? Parciparon de la investigación 36 profesores de 9 escuelas paulistas de Enfermería que respondieron a la entrevista formulada a partir de la técnica del Diferencial Semántico. Las concepciones educacionales, tradicionalistas, cognitivista, comportamentalistas, de autorrealización y de reconstrucción social, orientaron este análisis. Los resultados de la investigación expresaron las preferencias de los sujetos por posturas educacionales de carácter humanístico y social, demostrando existir orientaciones ora para posturas más renovadoras, ora para más tradicionales, caracterizándose por no haber una concepción predominantes en la orientación del currículo. La realidad curricular de la Enfermería demuestra la existencia de un pluralismo de posturas filosóficas y pedagógicas en la orientación de la enseñanza de pre-grado, siendo estas opciones, muchas veces, resultantes de las aspiraciones y de los ideales del propio profesor atribuidos al proceso educacional vigente en la Enfermería.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1996-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1606110.1590/S0104-11691996000100006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 4 n. 1 (1996); 55-70Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 4 Núm. 1 (1996); 55-70Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 4 No. 1 (1996); 55-701518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16061/17632Vendrúscolo, Dulce Maia SilvaManzolli, Maria Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T18:46:02Zoai:revistas.usp.br:article/16061Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T18:46:02Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo na e da enfermagem: por onde começar e recomeçar
Nursing curriculum: witch way to commence and to recommence
El currículo en la y de la enfermería: por donde comenzar y recomenzar
title O currículo na e da enfermagem: por onde começar e recomeçar
spellingShingle O currículo na e da enfermagem: por onde começar e recomeçar
Vendrúscolo, Dulce Maia Silva
nursing curriculum
nursing education
currículum en la enfermería
educación en la enfermería
currículo em enfermagem
educação em enfermagem
title_short O currículo na e da enfermagem: por onde começar e recomeçar
title_full O currículo na e da enfermagem: por onde começar e recomeçar
title_fullStr O currículo na e da enfermagem: por onde começar e recomeçar
title_full_unstemmed O currículo na e da enfermagem: por onde começar e recomeçar
title_sort O currículo na e da enfermagem: por onde começar e recomeçar
author Vendrúscolo, Dulce Maia Silva
author_facet Vendrúscolo, Dulce Maia Silva
Manzolli, Maria Cecília
author_role author
author2 Manzolli, Maria Cecília
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vendrúscolo, Dulce Maia Silva
Manzolli, Maria Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv nursing curriculum
nursing education
currículum en la enfermería
educación en la enfermería
currículo em enfermagem
educação em enfermagem
topic nursing curriculum
nursing education
currículum en la enfermería
educación en la enfermería
currículo em enfermagem
educação em enfermagem
description Este estudo apóia-se na premissa de que toda prática educacional se faz baseada em pressupostos de natureza filosófica e pedagógica, representando o currículo, a visão de mundo percebida pela escola e seus professores. A questão orientadora desta investigação assim se coloca: Qual a percepção do professor sobre as concepções curriculares norteadoras do currículo de graduação de enfermagem? Participaram da pesquisa 36 professores de 9 escolas paulistas de enfermagem que responderam à entrevista formulada a partir da técnica do Diferencial Semântico. As concepções-educacionais, tradicionalista, cognitiva, comportamentalista, de auto-realização e de reconstrução social, orientaram esta análise. Os resultados da pesquisa expressaram as preferências dos sujeitos para posturas educacionais de caráter humanístico e social, demonstrando haver, entretanto, a orientação ora para postura mais renovadoras, ora para mais tradicionais, caracterizando não haver uma concepção predominante na orientação do currículo. A realidade curricular da enfermagem demonstra a existência de um plurarismo de posturas filosóficas e pedagógicas na orientação do ensino de graduação, sendo estas opções, muitas vezes, resultantes das aspirações e dos ideais do próprio professor atribuídos ao processo educacional vigente na enfermagem.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16061
10.1590/S0104-11691996000100006
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16061
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691996000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16061/17632
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 4 n. 1 (1996); 55-70
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 4 Núm. 1 (1996); 55-70
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 4 No. 1 (1996); 55-70
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222846347116544