As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642011000400002 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo discutir questões que periodicamente provocam polêmica na Psicologia da Aprendizagem, que são as relações entre cognição, cultura e afeto e as especificidades humanas nesses processos. Assim, a aprendizagem é discutida em termos de processos partilhados com outras espécies, como a associação e a recursividade, e outros que são especificamente humanos, como a abstração e a metacognição. São examinadas algumas hipóteses sobre como a mente humana pode ter evoluído em direção à essas diferenças. Na conclusão, é explicitado o posicionamento sobre as relações entre cognição, cultura e afeto, em dois níveis de funcionamento psicológico e da influência decisiva da cultura e seu principal instrumento, a linguagem, na promoção das especificidades humanas. |
id |
USP-26_8427bb8846387aa88c6244948c3eab4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65642011000400002 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e culturaAprendizagemCogniçãoAfetoCulturaO artigo tem por objetivo discutir questões que periodicamente provocam polêmica na Psicologia da Aprendizagem, que são as relações entre cognição, cultura e afeto e as especificidades humanas nesses processos. Assim, a aprendizagem é discutida em termos de processos partilhados com outras espécies, como a associação e a recursividade, e outros que são especificamente humanos, como a abstração e a metacognição. São examinadas algumas hipóteses sobre como a mente humana pode ter evoluído em direção à essas diferenças. Na conclusão, é explicitado o posicionamento sobre as relações entre cognição, cultura e afeto, em dois níveis de funcionamento psicológico e da influência decisiva da cultura e seu principal instrumento, a linguagem, na promoção das especificidades humanas.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642011000400002Psicologia USP v.22 n.4 2011reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642011005000028info:eu-repo/semantics/openAccessLeme,Maria Isabel da Silvapor2012-01-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642011000400002Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2012-01-27T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura |
title |
As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura |
spellingShingle |
As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura Leme,Maria Isabel da Silva Aprendizagem Cognição Afeto Cultura |
title_short |
As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura |
title_full |
As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura |
title_fullStr |
As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura |
title_full_unstemmed |
As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura |
title_sort |
As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura |
author |
Leme,Maria Isabel da Silva |
author_facet |
Leme,Maria Isabel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme,Maria Isabel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Cognição Afeto Cultura |
topic |
Aprendizagem Cognição Afeto Cultura |
description |
O artigo tem por objetivo discutir questões que periodicamente provocam polêmica na Psicologia da Aprendizagem, que são as relações entre cognição, cultura e afeto e as especificidades humanas nesses processos. Assim, a aprendizagem é discutida em termos de processos partilhados com outras espécies, como a associação e a recursividade, e outros que são especificamente humanos, como a abstração e a metacognição. São examinadas algumas hipóteses sobre como a mente humana pode ter evoluído em direção à essas diferenças. Na conclusão, é explicitado o posicionamento sobre as relações entre cognição, cultura e afeto, em dois níveis de funcionamento psicológico e da influência decisiva da cultura e seu principal instrumento, a linguagem, na promoção das especificidades humanas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642011000400002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642011000400002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-65642011005000028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP v.22 n.4 2011 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1748936707520069632 |