"A culpa é sua"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Asbahr,Flávia da Silva Ferreira
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Lopes,Juliana Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642006000100005
Resumo: O artigo analisa a influência das concepções tradicionais da Psicologia nas falas de educadores e alunos sobre o fracasso escolar na atualidade. Para tanto, faz uma breve revisão da psicometria e da teoria da carência cultural como representantes da concepção ideológica que centra no indivíduo e no "ambiente" as causas do fracasso. Posteriormente, analisa criticamente trechos de entrevistas com educadores e alunos de uma escola pública municipal, ilustrativos da repercussão dessa concepção, em suas diversas nuances, no pensar e fazer pedagógico. Por último, reflete sobre as aproximações e rupturas da Psicologia com a ideologia, apresentando os princípios da Psicologia Histórico-cultural e sua contribuição à compreensão dos fenômenos escolares.
id USP-26_a9809f749359b8dde49246dce164f17a
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642006000100005
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling "A culpa é sua"Fracasso escolarHistória da psicologiaIdeologiaO artigo analisa a influência das concepções tradicionais da Psicologia nas falas de educadores e alunos sobre o fracasso escolar na atualidade. Para tanto, faz uma breve revisão da psicometria e da teoria da carência cultural como representantes da concepção ideológica que centra no indivíduo e no "ambiente" as causas do fracasso. Posteriormente, analisa criticamente trechos de entrevistas com educadores e alunos de uma escola pública municipal, ilustrativos da repercussão dessa concepção, em suas diversas nuances, no pensar e fazer pedagógico. Por último, reflete sobre as aproximações e rupturas da Psicologia com a ideologia, apresentando os princípios da Psicologia Histórico-cultural e sua contribuição à compreensão dos fenômenos escolares.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2006-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642006000100005Psicologia USP v.17 n.1 2006reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642006000100005info:eu-repo/semantics/openAccessAsbahr,Flávia da Silva FerreiraLopes,Juliana Silvapor2010-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642006000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2010-11-30T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv "A culpa é sua"
title "A culpa é sua"
spellingShingle "A culpa é sua"
Asbahr,Flávia da Silva Ferreira
Fracasso escolar
História da psicologia
Ideologia
title_short "A culpa é sua"
title_full "A culpa é sua"
title_fullStr "A culpa é sua"
title_full_unstemmed "A culpa é sua"
title_sort "A culpa é sua"
author Asbahr,Flávia da Silva Ferreira
author_facet Asbahr,Flávia da Silva Ferreira
Lopes,Juliana Silva
author_role author
author2 Lopes,Juliana Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Asbahr,Flávia da Silva Ferreira
Lopes,Juliana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar
História da psicologia
Ideologia
topic Fracasso escolar
História da psicologia
Ideologia
description O artigo analisa a influência das concepções tradicionais da Psicologia nas falas de educadores e alunos sobre o fracasso escolar na atualidade. Para tanto, faz uma breve revisão da psicometria e da teoria da carência cultural como representantes da concepção ideológica que centra no indivíduo e no "ambiente" as causas do fracasso. Posteriormente, analisa criticamente trechos de entrevistas com educadores e alunos de uma escola pública municipal, ilustrativos da repercussão dessa concepção, em suas diversas nuances, no pensar e fazer pedagógico. Por último, reflete sobre as aproximações e rupturas da Psicologia com a ideologia, apresentando os princípios da Psicologia Histórico-cultural e sua contribuição à compreensão dos fenômenos escolares.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642006000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642006000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65642006000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.17 n.1 2006
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936706713714688