Inteligência Abstraída , Crianças Silenciadas : as Avaliações de Inteligência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moysés, Maria Aparecida Affonso
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Collares, Cecília Azevedo Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107579
Resumo: The intelligence tests, which essentially portray the classification of people, are related to the concept of eugenism. Within these tests, Psychology establishes parameters of their fundamental clinical reasoning, through the necessity of abstracting and silencing the subjects in order to place them under a “clinical regard” In this text, the necessity of subverting these evaluations is put up for debate, in an attempt to abandon the seeking of faults, and in order to discover the real child as a historical being.
id USP-26_c0691344221b2f77d72031c9c082b700
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/107579
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Inteligência Abstraída , Crianças Silenciadas : as Avaliações de InteligênciaAbstracted Intelligence, Silenced Children: The Evaluations of Intelligence.Inteligência. Avaliação. Fracasso escolar. Educação. Saúde.Intelligence. Evaluation. Academic failure. Education. Health.The intelligence tests, which essentially portray the classification of people, are related to the concept of eugenism. Within these tests, Psychology establishes parameters of their fundamental clinical reasoning, through the necessity of abstracting and silencing the subjects in order to place them under a “clinical regard” In this text, the necessity of subverting these evaluations is put up for debate, in an attempt to abandon the seeking of faults, and in order to discover the real child as a historical being.Os testes de inteligência, instrumentos que visam, essencialmente, a classificação das pessoas, são filiados ao ideário eugenista. Neles, a Psicologia dá visibilidade a seus alicerces no pensamento clínico, pela necessidade de abstrair o sujeito, silenciando-o, para conseguir apor sobre ele seu “olhar clínico” Discute-se a necessidade de subverter as avaliações, abandonando a busca de defeitos para tentar encontrar a criança concreta, enquanto ser histórico.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia1997-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/10757910.1590/psicousp.v8i1.107579Psicologia USP; v. 8 n. 1 (1997); 63-89Psicologia USP; Vol. 8 No. 1 (1997); 63-89Psicologia USP; Vol. 8 Núm. 1 (1997); 63-891678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107579/105998Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoysés, Maria Aparecida AffonsoCollares, Cecília Azevedo Lima2015-12-15T12:18:12Zoai:revistas.usp.br:article/107579Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2015-12-15T12:18:12Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência Abstraída , Crianças Silenciadas : as Avaliações de Inteligência
Abstracted Intelligence, Silenced Children: The Evaluations of Intelligence.
title Inteligência Abstraída , Crianças Silenciadas : as Avaliações de Inteligência
spellingShingle Inteligência Abstraída , Crianças Silenciadas : as Avaliações de Inteligência
Moysés, Maria Aparecida Affonso
Inteligência. Avaliação. Fracasso escolar. Educação. Saúde.
Intelligence. Evaluation. Academic failure. Education. Health.
title_short Inteligência Abstraída , Crianças Silenciadas : as Avaliações de Inteligência
title_full Inteligência Abstraída , Crianças Silenciadas : as Avaliações de Inteligência
title_fullStr Inteligência Abstraída , Crianças Silenciadas : as Avaliações de Inteligência
title_full_unstemmed Inteligência Abstraída , Crianças Silenciadas : as Avaliações de Inteligência
title_sort Inteligência Abstraída , Crianças Silenciadas : as Avaliações de Inteligência
author Moysés, Maria Aparecida Affonso
author_facet Moysés, Maria Aparecida Affonso
Collares, Cecília Azevedo Lima
author_role author
author2 Collares, Cecília Azevedo Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moysés, Maria Aparecida Affonso
Collares, Cecília Azevedo Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência. Avaliação. Fracasso escolar. Educação. Saúde.
Intelligence. Evaluation. Academic failure. Education. Health.
topic Inteligência. Avaliação. Fracasso escolar. Educação. Saúde.
Intelligence. Evaluation. Academic failure. Education. Health.
description The intelligence tests, which essentially portray the classification of people, are related to the concept of eugenism. Within these tests, Psychology establishes parameters of their fundamental clinical reasoning, through the necessity of abstracting and silencing the subjects in order to place them under a “clinical regard” In this text, the necessity of subverting these evaluations is put up for debate, in an attempt to abandon the seeking of faults, and in order to discover the real child as a historical being.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107579
10.1590/psicousp.v8i1.107579
url https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107579
identifier_str_mv 10.1590/psicousp.v8i1.107579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107579/105998
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia USP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia USP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP; v. 8 n. 1 (1997); 63-89
Psicologia USP; Vol. 8 No. 1 (1997); 63-89
Psicologia USP; Vol. 8 Núm. 1 (1997); 63-89
1678-5177
0103-6564
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1800221958981287936