Condições sociais da constituição do desenho infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Silvia Maria Cintra da
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641998000200008
Resumo: Este trabalho focaliza algumas das condições sociais da produção da atividade gráfica. Os dados foram coletados através de vídeo-gravações e de desenhos de crianças pré-escolares, em situações de produção gráfica, em sala de aula, durante um ano letivo. Baseada na abordagem histórico-cultural, a análise buscou verificar as relações entre a fala e o desenho, assim como as ações das crianças com e sobre as possibilidades funcionais dos materiais empregados na atividade gráfica e as mediações entre pares e professora. De acordo com os resultados, o impacto dos eventos interativos, em especial os processos de linguagem na atividade de desenho, indicam a necessidade de revisão da ênfase maturacionista nas atuais discussões teóricas sobre o tema.
id USP-26_c64d547c4628e18e288b91122e279127
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65641998000200008
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Condições sociais da constituição do desenho infantilDesenhoCrianças em idade pré-escolarLinguagemComunicação oralInteração socialMediaçãoEste trabalho focaliza algumas das condições sociais da produção da atividade gráfica. Os dados foram coletados através de vídeo-gravações e de desenhos de crianças pré-escolares, em situações de produção gráfica, em sala de aula, durante um ano letivo. Baseada na abordagem histórico-cultural, a análise buscou verificar as relações entre a fala e o desenho, assim como as ações das crianças com e sobre as possibilidades funcionais dos materiais empregados na atividade gráfica e as mediações entre pares e professora. De acordo com os resultados, o impacto dos eventos interativos, em especial os processos de linguagem na atividade de desenho, indicam a necessidade de revisão da ênfase maturacionista nas atuais discussões teóricas sobre o tema.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641998000200008Psicologia USP v.9 n.2 1998reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65641998000200008info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Silvia Maria Cintra dapor1999-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65641998000200008Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:1999-09-29T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições sociais da constituição do desenho infantil
title Condições sociais da constituição do desenho infantil
spellingShingle Condições sociais da constituição do desenho infantil
Silva,Silvia Maria Cintra da
Desenho
Crianças em idade pré-escolar
Linguagem
Comunicação oral
Interação social
Mediação
title_short Condições sociais da constituição do desenho infantil
title_full Condições sociais da constituição do desenho infantil
title_fullStr Condições sociais da constituição do desenho infantil
title_full_unstemmed Condições sociais da constituição do desenho infantil
title_sort Condições sociais da constituição do desenho infantil
author Silva,Silvia Maria Cintra da
author_facet Silva,Silvia Maria Cintra da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Silvia Maria Cintra da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Crianças em idade pré-escolar
Linguagem
Comunicação oral
Interação social
Mediação
topic Desenho
Crianças em idade pré-escolar
Linguagem
Comunicação oral
Interação social
Mediação
description Este trabalho focaliza algumas das condições sociais da produção da atividade gráfica. Os dados foram coletados através de vídeo-gravações e de desenhos de crianças pré-escolares, em situações de produção gráfica, em sala de aula, durante um ano letivo. Baseada na abordagem histórico-cultural, a análise buscou verificar as relações entre a fala e o desenho, assim como as ações das crianças com e sobre as possibilidades funcionais dos materiais empregados na atividade gráfica e as mediações entre pares e professora. De acordo com os resultados, o impacto dos eventos interativos, em especial os processos de linguagem na atividade de desenho, indicam a necessidade de revisão da ênfase maturacionista nas atuais discussões teóricas sobre o tema.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641998000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641998000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65641998000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.9 n.2 1998
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936706021654528