Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107885 |
Resumo: | Este trabalho focaliza algumas das condições sociais da produção da atividade gráfica. Os dados foram coletados através de vídeo-gravações e de desenhos de crianças pré-escolares, em situações de produção gráfica, em sala de aula, durante um ano letivo. Baseada na abordagem históricocultural, a análise buscou verificar as relações entre a fala e o desenho, assim como as ações das crianças com e sobre as possibilidades funcionais dos materiais em pregados na atividade gráfica e as m ediações entre pares e professora. De acordo com os resultados, o impacto dos eventos interativos, em especial os processos de linguagem na atividade de desenho, indicam a necessidade de revisão da ênfase maturacionista nas atuais discussões teóricas sobre o tema. |
id |
USP-26_8f9a1fcbe90f0975f0edeedca4f4d0d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/107885 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Social Conditions of the Constitution of Infantile DrawingCondições Sociais da Constituição do Desenho InfantilDrawing. Preschool age children. Language. Oral communication. Social interaction. Mediation.Desenho. Crianças em idade pré-escolar. Linguagem. Comunicação oral. Interação social. MediaçãoEste trabalho focaliza algumas das condições sociais da produção da atividade gráfica. Os dados foram coletados através de vídeo-gravações e de desenhos de crianças pré-escolares, em situações de produção gráfica, em sala de aula, durante um ano letivo. Baseada na abordagem históricocultural, a análise buscou verificar as relações entre a fala e o desenho, assim como as ações das crianças com e sobre as possibilidades funcionais dos materiais em pregados na atividade gráfica e as m ediações entre pares e professora. De acordo com os resultados, o impacto dos eventos interativos, em especial os processos de linguagem na atividade de desenho, indicam a necessidade de revisão da ênfase maturacionista nas atuais discussões teóricas sobre o tema.This essay focuses on some of the social conditions of the production of graphic activity. The data was collected through video recordings and of drawings made by pre-school children involved in classroom graphic activities during the school year. Based on a historiccultural approach, this analysis strives to verify the relation between speech and drawing productions as well as the childrens8 interaction with eachother and with the teacher. According to the results, the impact of interactive events, especially the process of language within the graphic activities, indicates a necessity of revision of the maturacionist emphasis of the theoretical discussions about the theme.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/10788510.1590/psicousp.v9i2.107885Psicologia USP; v. 9 n. 2 (1998); 205-220Psicologia USP; Vol. 9 No. 2 (1998); 205-220Psicologia USP; Vol. 9 Núm. 2 (1998); 205-2201678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107885/106222Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Silvia Maria Cintra da2015-12-15T12:22:24Zoai:revistas.usp.br:article/107885Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2015-12-15T12:22:24Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing Condições Sociais da Constituição do Desenho Infantil |
title |
Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing |
spellingShingle |
Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing Silva, Silvia Maria Cintra da Drawing. Preschool age children. Language. Oral communication. Social interaction. Mediation. Desenho. Crianças em idade pré-escolar. Linguagem. Comunicação oral. Interação social. Mediação |
title_short |
Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing |
title_full |
Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing |
title_fullStr |
Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing |
title_full_unstemmed |
Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing |
title_sort |
Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing |
author |
Silva, Silvia Maria Cintra da |
author_facet |
Silva, Silvia Maria Cintra da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Silvia Maria Cintra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Drawing. Preschool age children. Language. Oral communication. Social interaction. Mediation. Desenho. Crianças em idade pré-escolar. Linguagem. Comunicação oral. Interação social. Mediação |
topic |
Drawing. Preschool age children. Language. Oral communication. Social interaction. Mediation. Desenho. Crianças em idade pré-escolar. Linguagem. Comunicação oral. Interação social. Mediação |
description |
Este trabalho focaliza algumas das condições sociais da produção da atividade gráfica. Os dados foram coletados através de vídeo-gravações e de desenhos de crianças pré-escolares, em situações de produção gráfica, em sala de aula, durante um ano letivo. Baseada na abordagem históricocultural, a análise buscou verificar as relações entre a fala e o desenho, assim como as ações das crianças com e sobre as possibilidades funcionais dos materiais em pregados na atividade gráfica e as m ediações entre pares e professora. De acordo com os resultados, o impacto dos eventos interativos, em especial os processos de linguagem na atividade de desenho, indicam a necessidade de revisão da ênfase maturacionista nas atuais discussões teóricas sobre o tema. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107885 10.1590/psicousp.v9i2.107885 |
url |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107885 |
identifier_str_mv |
10.1590/psicousp.v9i2.107885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107885/106222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia USP info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia USP |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP; v. 9 n. 2 (1998); 205-220 Psicologia USP; Vol. 9 No. 2 (1998); 205-220 Psicologia USP; Vol. 9 Núm. 2 (1998); 205-220 1678-5177 0103-6564 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1800221959331512320 |