Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvia Maria Cintra da
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107885
Resumo: Este trabalho focaliza algumas das condições sociais da produção da atividade gráfica. Os dados foram coletados através de vídeo-gravações e de desenhos de crianças pré-escolares, em situações de produção gráfica, em sala de aula, durante um ano letivo. Baseada na abordagem históricocultural, a análise buscou verificar as relações entre a fala e o desenho, assim como as ações das crianças com e sobre as possibilidades funcionais dos materiais em pregados na atividade gráfica e as m ediações entre pares e professora. De acordo com os resultados, o impacto dos eventos interativos, em especial os processos de linguagem na atividade de desenho, indicam a necessidade de revisão da ênfase maturacionista nas atuais discussões teóricas sobre o tema.
id USP-26_8f9a1fcbe90f0975f0edeedca4f4d0d3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/107885
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Social Conditions of the Constitution of Infantile DrawingCondições Sociais da Constituição do Desenho InfantilDrawing. Preschool age children. Language. Oral communication. Social interaction. Mediation.Desenho. Crianças em idade pré-escolar. Linguagem. Comunicação oral. Interação social. MediaçãoEste trabalho focaliza algumas das condições sociais da produção da atividade gráfica. Os dados foram coletados através de vídeo-gravações e de desenhos de crianças pré-escolares, em situações de produção gráfica, em sala de aula, durante um ano letivo. Baseada na abordagem históricocultural, a análise buscou verificar as relações entre a fala e o desenho, assim como as ações das crianças com e sobre as possibilidades funcionais dos materiais em pregados na atividade gráfica e as m ediações entre pares e professora. De acordo com os resultados, o impacto dos eventos interativos, em especial os processos de linguagem na atividade de desenho, indicam a necessidade de revisão da ênfase maturacionista nas atuais discussões teóricas sobre o tema.This essay focuses on some of the social conditions of the production of graphic activity. The data was collected through video recordings and of drawings made by pre-school children involved in classroom graphic activities during the school year. Based on a historiccultural approach, this analysis strives to verify the relation between speech and drawing productions as well as the childrens8 interaction with eachother and with the teacher. According to the results, the impact of interactive events, especially the process of language within the graphic activities, indicates a necessity of revision of the maturacionist emphasis of the theoretical discussions about the theme.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/10788510.1590/psicousp.v9i2.107885Psicologia USP; v. 9 n. 2 (1998); 205-220Psicologia USP; Vol. 9 No. 2 (1998); 205-220Psicologia USP; Vol. 9 Núm. 2 (1998); 205-2201678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107885/106222Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Silvia Maria Cintra da2015-12-15T12:22:24Zoai:revistas.usp.br:article/107885Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2015-12-15T12:22:24Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing
Condições Sociais da Constituição do Desenho Infantil
title Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing
spellingShingle Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing
Silva, Silvia Maria Cintra da
Drawing. Preschool age children. Language. Oral communication. Social interaction. Mediation.
Desenho. Crianças em idade pré-escolar. Linguagem. Comunicação oral. Interação social. Mediação
title_short Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing
title_full Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing
title_fullStr Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing
title_full_unstemmed Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing
title_sort Social Conditions of the Constitution of Infantile Drawing
author Silva, Silvia Maria Cintra da
author_facet Silva, Silvia Maria Cintra da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvia Maria Cintra da
dc.subject.por.fl_str_mv Drawing. Preschool age children. Language. Oral communication. Social interaction. Mediation.
Desenho. Crianças em idade pré-escolar. Linguagem. Comunicação oral. Interação social. Mediação
topic Drawing. Preschool age children. Language. Oral communication. Social interaction. Mediation.
Desenho. Crianças em idade pré-escolar. Linguagem. Comunicação oral. Interação social. Mediação
description Este trabalho focaliza algumas das condições sociais da produção da atividade gráfica. Os dados foram coletados através de vídeo-gravações e de desenhos de crianças pré-escolares, em situações de produção gráfica, em sala de aula, durante um ano letivo. Baseada na abordagem históricocultural, a análise buscou verificar as relações entre a fala e o desenho, assim como as ações das crianças com e sobre as possibilidades funcionais dos materiais em pregados na atividade gráfica e as m ediações entre pares e professora. De acordo com os resultados, o impacto dos eventos interativos, em especial os processos de linguagem na atividade de desenho, indicam a necessidade de revisão da ênfase maturacionista nas atuais discussões teóricas sobre o tema.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107885
10.1590/psicousp.v9i2.107885
url https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107885
identifier_str_mv 10.1590/psicousp.v9i2.107885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107885/106222
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia USP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia USP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP; v. 9 n. 2 (1998); 205-220
Psicologia USP; Vol. 9 No. 2 (1998); 205-220
Psicologia USP; Vol. 9 Núm. 2 (1998); 205-220
1678-5177
0103-6564
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1800221959331512320