Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinillo, Alina Galvão
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paula, Fraulein Vidigal de, Miller, Maria Tarciana Almeida Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202664
Resumo: Este artigo, de natureza teórico-metodológica, discute a relação entre prosódia e compreensão leitora a partir de dois enfoques. O primeiro trata dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação dessa complexa relação, e o segundo versa sobre a controvérsia existente quanto à maneira como se configura essa relação. Reflexões como essas permitem aprofundar o conhecimento acerca das características dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação de dado fenômeno, assim como contribuem para esclarecer controvérsias em determinado campo do conhecimento, como é o caso da relação entre prosódia e compreensão leitora, tema ainda aberto a muitas interpretações. As discussões tomam por base pesquisas realizadas com crianças matriculadas no ensino fundamental.
id USP-26_fbb767607b33541a737cb7625c80e93c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/202664
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsiasprosódiafluênciacompreensão da leituraensino fundamentalEste artigo, de natureza teórico-metodológica, discute a relação entre prosódia e compreensão leitora a partir de dois enfoques. O primeiro trata dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação dessa complexa relação, e o segundo versa sobre a controvérsia existente quanto à maneira como se configura essa relação. Reflexões como essas permitem aprofundar o conhecimento acerca das características dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação de dado fenômeno, assim como contribuem para esclarecer controvérsias em determinado campo do conhecimento, como é o caso da relação entre prosódia e compreensão leitora, tema ainda aberto a muitas interpretações. As discussões tomam por base pesquisas realizadas com crianças matriculadas no ensino fundamental.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/20266410.1590/0103-6564e210047Psicologia USP; v. 32 (2021); e210047Psicologia USP; Vol. 32 (2021); e210047Psicologia USP; Vol. 32 (2021); e2100471678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202664/186766https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202664/192843Copyright (c) 2022 Psicologia USPhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSpinillo, Alina GalvãoPaula, Fraulein Vidigal deMiller, Maria Tarciana Almeida Barros2022-09-30T13:18:46Zoai:revistas.usp.br:article/202664Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2022-09-30T13:18:46Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
title Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
spellingShingle Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
Spinillo, Alina Galvão
prosódia
fluência
compreensão da leitura
ensino fundamental
title_short Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
title_full Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
title_fullStr Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
title_full_unstemmed Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
title_sort Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
author Spinillo, Alina Galvão
author_facet Spinillo, Alina Galvão
Paula, Fraulein Vidigal de
Miller, Maria Tarciana Almeida Barros
author_role author
author2 Paula, Fraulein Vidigal de
Miller, Maria Tarciana Almeida Barros
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinillo, Alina Galvão
Paula, Fraulein Vidigal de
Miller, Maria Tarciana Almeida Barros
dc.subject.por.fl_str_mv prosódia
fluência
compreensão da leitura
ensino fundamental
topic prosódia
fluência
compreensão da leitura
ensino fundamental
description Este artigo, de natureza teórico-metodológica, discute a relação entre prosódia e compreensão leitora a partir de dois enfoques. O primeiro trata dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação dessa complexa relação, e o segundo versa sobre a controvérsia existente quanto à maneira como se configura essa relação. Reflexões como essas permitem aprofundar o conhecimento acerca das características dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação de dado fenômeno, assim como contribuem para esclarecer controvérsias em determinado campo do conhecimento, como é o caso da relação entre prosódia e compreensão leitora, tema ainda aberto a muitas interpretações. As discussões tomam por base pesquisas realizadas com crianças matriculadas no ensino fundamental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202664
10.1590/0103-6564e210047
url https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202664
identifier_str_mv 10.1590/0103-6564e210047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202664/186766
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202664/192843
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Psicologia USP
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Psicologia USP
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP; v. 32 (2021); e210047
Psicologia USP; Vol. 32 (2021); e210047
Psicologia USP; Vol. 32 (2021); e210047
1678-5177
0103-6564
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1800221961174908928