Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão,Roberto Brazileiro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Melo,Daniel Reis Armond de, Souza-Silva,Jader Cristino de, Cerquinho,Kleomara Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000300010
Resumo: Tem-se observado em muitas pesquisas que o assédio moral do aluno para com o professor tem sido incrementado com o processo de mercantilização do ensino superior. Tal processo insere-se num cenário de desvalorização da figura do professor e de exaltação da concepção do aluno-cliente. Nesse sentido, abre-se espaço para práticas de assédio moral na relação aluno-professor. O propósito neste artigo é compreender por que acontece o assédio moral no vetor aluno-professor e o que pode ser feito para que esse comportamento seja evitado. Para cumprir o objetivo da investigação, foram coletados e analisados, pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC) de caráter qualiquantitativo, os depoimentos provenientes de 51 questionários respondidos por professores universitários. A análise das respostas dos professores universitários às questões de pesquisa oferece uma percepção do por quê da ocorrência do assédio moral aluno-professor na visão dos pesquisados, os quais identificam motivos que vão desde valores sociais não apreendidos até a mercantilização do ensino. A partir das respostas, verificam-se possibilidades de ação que apontam prioritariamente a discussão institucional como meio de suporte à vítima e como alicerce para ações preventivas, dentre outras atitudes individuais que influenciam positivamente esse tipo de assédio, e mesmo a disputa judicial como última instância para a solução do problema.
id USP-27_1c8d3001eb486651b63cea924e3490d5
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-21072013000300010
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moralassédio moralprofessores universitáriosmercantilização do ensino superiorTem-se observado em muitas pesquisas que o assédio moral do aluno para com o professor tem sido incrementado com o processo de mercantilização do ensino superior. Tal processo insere-se num cenário de desvalorização da figura do professor e de exaltação da concepção do aluno-cliente. Nesse sentido, abre-se espaço para práticas de assédio moral na relação aluno-professor. O propósito neste artigo é compreender por que acontece o assédio moral no vetor aluno-professor e o que pode ser feito para que esse comportamento seja evitado. Para cumprir o objetivo da investigação, foram coletados e analisados, pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC) de caráter qualiquantitativo, os depoimentos provenientes de 51 questionários respondidos por professores universitários. A análise das respostas dos professores universitários às questões de pesquisa oferece uma percepção do por quê da ocorrência do assédio moral aluno-professor na visão dos pesquisados, os quais identificam motivos que vão desde valores sociais não apreendidos até a mercantilização do ensino. A partir das respostas, verificam-se possibilidades de ação que apontam prioritariamente a discussão institucional como meio de suporte à vítima e como alicerce para ações preventivas, dentre outras atitudes individuais que influenciam positivamente esse tipo de assédio, e mesmo a disputa judicial como última instância para a solução do problema.Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000300010Revista de Administração (São Paulo) v.48 n.3 2013reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.5700/rausp1103info:eu-repo/semantics/openAccessPaixão,Roberto BrazileiroMelo,Daniel Reis Armond deSouza-Silva,Jader Cristino deCerquinho,Kleomara Gomespor2013-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S0080-21072013000300010Revistahttp://rausp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2013-09-30T00:00Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral
title Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral
spellingShingle Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral
Paixão,Roberto Brazileiro
assédio moral
professores universitários
mercantilização do ensino superior
title_short Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral
title_full Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral
title_fullStr Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral
title_full_unstemmed Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral
title_sort Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral
author Paixão,Roberto Brazileiro
author_facet Paixão,Roberto Brazileiro
Melo,Daniel Reis Armond de
Souza-Silva,Jader Cristino de
Cerquinho,Kleomara Gomes
author_role author
author2 Melo,Daniel Reis Armond de
Souza-Silva,Jader Cristino de
Cerquinho,Kleomara Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão,Roberto Brazileiro
Melo,Daniel Reis Armond de
Souza-Silva,Jader Cristino de
Cerquinho,Kleomara Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv assédio moral
professores universitários
mercantilização do ensino superior
topic assédio moral
professores universitários
mercantilização do ensino superior
description Tem-se observado em muitas pesquisas que o assédio moral do aluno para com o professor tem sido incrementado com o processo de mercantilização do ensino superior. Tal processo insere-se num cenário de desvalorização da figura do professor e de exaltação da concepção do aluno-cliente. Nesse sentido, abre-se espaço para práticas de assédio moral na relação aluno-professor. O propósito neste artigo é compreender por que acontece o assédio moral no vetor aluno-professor e o que pode ser feito para que esse comportamento seja evitado. Para cumprir o objetivo da investigação, foram coletados e analisados, pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC) de caráter qualiquantitativo, os depoimentos provenientes de 51 questionários respondidos por professores universitários. A análise das respostas dos professores universitários às questões de pesquisa oferece uma percepção do por quê da ocorrência do assédio moral aluno-professor na visão dos pesquisados, os quais identificam motivos que vão desde valores sociais não apreendidos até a mercantilização do ensino. A partir das respostas, verificam-se possibilidades de ação que apontam prioritariamente a discussão institucional como meio de suporte à vítima e como alicerce para ações preventivas, dentre outras atitudes individuais que influenciam positivamente esse tipo de assédio, e mesmo a disputa judicial como última instância para a solução do problema.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5700/rausp1103
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) v.48 n.3 2013
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1748936716614369280