Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000300010 |
Resumo: | Tem-se observado em muitas pesquisas que o assédio moral do aluno para com o professor tem sido incrementado com o processo de mercantilização do ensino superior. Tal processo insere-se num cenário de desvalorização da figura do professor e de exaltação da concepção do aluno-cliente. Nesse sentido, abre-se espaço para práticas de assédio moral na relação aluno-professor. O propósito neste artigo é compreender por que acontece o assédio moral no vetor aluno-professor e o que pode ser feito para que esse comportamento seja evitado. Para cumprir o objetivo da investigação, foram coletados e analisados, pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC) de caráter qualiquantitativo, os depoimentos provenientes de 51 questionários respondidos por professores universitários. A análise das respostas dos professores universitários às questões de pesquisa oferece uma percepção do por quê da ocorrência do assédio moral aluno-professor na visão dos pesquisados, os quais identificam motivos que vão desde valores sociais não apreendidos até a mercantilização do ensino. A partir das respostas, verificam-se possibilidades de ação que apontam prioritariamente a discussão institucional como meio de suporte à vítima e como alicerce para ações preventivas, dentre outras atitudes individuais que influenciam positivamente esse tipo de assédio, e mesmo a disputa judicial como última instância para a solução do problema. |
id |
USP-27_1c8d3001eb486651b63cea924e3490d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-21072013000300010 |
network_acronym_str |
USP-27 |
network_name_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moralassédio moralprofessores universitáriosmercantilização do ensino superiorTem-se observado em muitas pesquisas que o assédio moral do aluno para com o professor tem sido incrementado com o processo de mercantilização do ensino superior. Tal processo insere-se num cenário de desvalorização da figura do professor e de exaltação da concepção do aluno-cliente. Nesse sentido, abre-se espaço para práticas de assédio moral na relação aluno-professor. O propósito neste artigo é compreender por que acontece o assédio moral no vetor aluno-professor e o que pode ser feito para que esse comportamento seja evitado. Para cumprir o objetivo da investigação, foram coletados e analisados, pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC) de caráter qualiquantitativo, os depoimentos provenientes de 51 questionários respondidos por professores universitários. A análise das respostas dos professores universitários às questões de pesquisa oferece uma percepção do por quê da ocorrência do assédio moral aluno-professor na visão dos pesquisados, os quais identificam motivos que vão desde valores sociais não apreendidos até a mercantilização do ensino. A partir das respostas, verificam-se possibilidades de ação que apontam prioritariamente a discussão institucional como meio de suporte à vítima e como alicerce para ações preventivas, dentre outras atitudes individuais que influenciam positivamente esse tipo de assédio, e mesmo a disputa judicial como última instância para a solução do problema.Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000300010Revista de Administração (São Paulo) v.48 n.3 2013reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.5700/rausp1103info:eu-repo/semantics/openAccessPaixão,Roberto BrazileiroMelo,Daniel Reis Armond deSouza-Silva,Jader Cristino deCerquinho,Kleomara Gomespor2013-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S0080-21072013000300010Revistahttp://rausp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2013-09-30T00:00Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral |
title |
Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral |
spellingShingle |
Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral Paixão,Roberto Brazileiro assédio moral professores universitários mercantilização do ensino superior |
title_short |
Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral |
title_full |
Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral |
title_fullStr |
Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral |
title_full_unstemmed |
Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral |
title_sort |
Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral |
author |
Paixão,Roberto Brazileiro |
author_facet |
Paixão,Roberto Brazileiro Melo,Daniel Reis Armond de Souza-Silva,Jader Cristino de Cerquinho,Kleomara Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Melo,Daniel Reis Armond de Souza-Silva,Jader Cristino de Cerquinho,Kleomara Gomes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão,Roberto Brazileiro Melo,Daniel Reis Armond de Souza-Silva,Jader Cristino de Cerquinho,Kleomara Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
assédio moral professores universitários mercantilização do ensino superior |
topic |
assédio moral professores universitários mercantilização do ensino superior |
description |
Tem-se observado em muitas pesquisas que o assédio moral do aluno para com o professor tem sido incrementado com o processo de mercantilização do ensino superior. Tal processo insere-se num cenário de desvalorização da figura do professor e de exaltação da concepção do aluno-cliente. Nesse sentido, abre-se espaço para práticas de assédio moral na relação aluno-professor. O propósito neste artigo é compreender por que acontece o assédio moral no vetor aluno-professor e o que pode ser feito para que esse comportamento seja evitado. Para cumprir o objetivo da investigação, foram coletados e analisados, pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC) de caráter qualiquantitativo, os depoimentos provenientes de 51 questionários respondidos por professores universitários. A análise das respostas dos professores universitários às questões de pesquisa oferece uma percepção do por quê da ocorrência do assédio moral aluno-professor na visão dos pesquisados, os quais identificam motivos que vão desde valores sociais não apreendidos até a mercantilização do ensino. A partir das respostas, verificam-se possibilidades de ação que apontam prioritariamente a discussão institucional como meio de suporte à vítima e como alicerce para ações preventivas, dentre outras atitudes individuais que influenciam positivamente esse tipo de assédio, e mesmo a disputa judicial como última instância para a solução do problema. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000300010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5700/rausp1103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) v.48 n.3 2013 reponame:Revista de Administração (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
collection |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rausp@usp.br||reinhard@usp.br |
_version_ |
1748936716614369280 |