Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, CDs e DVDs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000300009 |
Resumo: | O objetivo neste estudo foi identificar os fatores relevantes na adoção do canal on-line para a realização de compras, tendo como principais referências os modelos Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), de Venkatesh et al. (2003), de Heijden, Verhagen e Creemers (2003) e de Bramall, Schoefer e McKechnie (2004). Além da revisão da literatura dos assuntos pertinentes, foi realizada uma pesquisa de campo descritiva, de natureza quantitativa com uma amostra de 172 pessoas residentes na cidade de São Paulo, pertencentes às classes socioeconômicas A, B e C (critério Brasil), compradores de livros, CDs ou DVDs no canal off-line. Os dados coletados foram analisados com o uso de técnicas estatísticas nos contextos uni, bi e multivariado. Aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais (MEE ou Structural Equation Modeling - SEM) para serem identificadas relações de dependência entre construtos e a contribuição de cada um deles na estimação das intenções de adoção da compra pela Internet. Entre os principais resultados encontrados, a atitude em relação ao uso da tecnologia, a confiança e a expectativa de desempenho figuraram como os aspectos mais relevantes para uma possível adoção do canal on-line. |
id |
USP-27_241c4b3965740a8935336f84759874fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-21072013000300009 |
network_acronym_str |
USP-27 |
network_name_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, CDs e DVDscompra on-lineInternetmodelagem de equações estruturaisO objetivo neste estudo foi identificar os fatores relevantes na adoção do canal on-line para a realização de compras, tendo como principais referências os modelos Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), de Venkatesh et al. (2003), de Heijden, Verhagen e Creemers (2003) e de Bramall, Schoefer e McKechnie (2004). Além da revisão da literatura dos assuntos pertinentes, foi realizada uma pesquisa de campo descritiva, de natureza quantitativa com uma amostra de 172 pessoas residentes na cidade de São Paulo, pertencentes às classes socioeconômicas A, B e C (critério Brasil), compradores de livros, CDs ou DVDs no canal off-line. Os dados coletados foram analisados com o uso de técnicas estatísticas nos contextos uni, bi e multivariado. Aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais (MEE ou Structural Equation Modeling - SEM) para serem identificadas relações de dependência entre construtos e a contribuição de cada um deles na estimação das intenções de adoção da compra pela Internet. Entre os principais resultados encontrados, a atitude em relação ao uso da tecnologia, a confiança e a expectativa de desempenho figuraram como os aspectos mais relevantes para uma possível adoção do canal on-line.Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000300009Revista de Administração (São Paulo) v.48 n.3 2013reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.5700/rausp1102info:eu-repo/semantics/openAccessGouvêa,Maria AparecidaNakagawa,Sandra Sayuri YamashitaOliveira,Brauliopor2013-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S0080-21072013000300009Revistahttp://rausp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2013-09-30T00:00Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, CDs e DVDs |
title |
Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, CDs e DVDs |
spellingShingle |
Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, CDs e DVDs Gouvêa,Maria Aparecida compra on-line Internet modelagem de equações estruturais |
title_short |
Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, CDs e DVDs |
title_full |
Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, CDs e DVDs |
title_fullStr |
Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, CDs e DVDs |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, CDs e DVDs |
title_sort |
Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, CDs e DVDs |
author |
Gouvêa,Maria Aparecida |
author_facet |
Gouvêa,Maria Aparecida Nakagawa,Sandra Sayuri Yamashita Oliveira,Braulio |
author_role |
author |
author2 |
Nakagawa,Sandra Sayuri Yamashita Oliveira,Braulio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouvêa,Maria Aparecida Nakagawa,Sandra Sayuri Yamashita Oliveira,Braulio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
compra on-line Internet modelagem de equações estruturais |
topic |
compra on-line Internet modelagem de equações estruturais |
description |
O objetivo neste estudo foi identificar os fatores relevantes na adoção do canal on-line para a realização de compras, tendo como principais referências os modelos Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), de Venkatesh et al. (2003), de Heijden, Verhagen e Creemers (2003) e de Bramall, Schoefer e McKechnie (2004). Além da revisão da literatura dos assuntos pertinentes, foi realizada uma pesquisa de campo descritiva, de natureza quantitativa com uma amostra de 172 pessoas residentes na cidade de São Paulo, pertencentes às classes socioeconômicas A, B e C (critério Brasil), compradores de livros, CDs ou DVDs no canal off-line. Os dados coletados foram analisados com o uso de técnicas estatísticas nos contextos uni, bi e multivariado. Aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais (MEE ou Structural Equation Modeling - SEM) para serem identificadas relações de dependência entre construtos e a contribuição de cada um deles na estimação das intenções de adoção da compra pela Internet. Entre os principais resultados encontrados, a atitude em relação ao uso da tecnologia, a confiança e a expectativa de desempenho figuraram como os aspectos mais relevantes para uma possível adoção do canal on-line. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000300009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000300009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5700/rausp1102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) v.48 n.3 2013 reponame:Revista de Administração (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
collection |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rausp@usp.br||reinhard@usp.br |
_version_ |
1748936716612272128 |