Modelos de gestão de competências versus processo de validação: Um ponto cego?
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44529 |
Resumo: | Neste artigo, tem-se o objetivo de explorar teórica e empiricamente as etapas, os desafios e os benefícios do processo de validação dos modelos de competências. Além de discussões teóricas, o estudo envolveu a aplicação de entrevistas semiestruturadas, fundamentadas no modelo proposto por Markus, Cooper-Thomas e Allpress (2005) para análise do processo de validação em perspectiva. O modelo abrange as categorias: validade de construto, validade de face e critério, validade preditiva e validade de conteúdo. As entrevistas foram realizadas em sete empresas que possuem modelos de competências implantados ou em fase final de implantação. Como resultado geral encontrou-se, tanto em modelos implantados como em implantação, baixa consistência no cumprimento das exigências das etapas do processo de validação. Em suma, o estudo, em seu domínio, demonstrou que o tema em discussão, seja na perspectiva teórica, seja na empírica, se delineia como um ponto cego nos estudos organizacionais. |
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Modelos de gestão de competências versus processo de validação: Um ponto cego?Modelos de gestión de competencias frente a proceso de validación: ¿Un punto ciego?Competencies management models vs. validation processes: A blind spot?processo de validaçãomodelos de competênciasgestão de pessoasproceso de validaciónmodelos de competenciasgestión de personasvalidation processcompetencies modelshuman resource managementNeste artigo, tem-se o objetivo de explorar teórica e empiricamente as etapas, os desafios e os benefícios do processo de validação dos modelos de competências. Além de discussões teóricas, o estudo envolveu a aplicação de entrevistas semiestruturadas, fundamentadas no modelo proposto por Markus, Cooper-Thomas e Allpress (2005) para análise do processo de validação em perspectiva. O modelo abrange as categorias: validade de construto, validade de face e critério, validade preditiva e validade de conteúdo. As entrevistas foram realizadas em sete empresas que possuem modelos de competências implantados ou em fase final de implantação. Como resultado geral encontrou-se, tanto em modelos implantados como em implantação, baixa consistência no cumprimento das exigências das etapas do processo de validação. Em suma, o estudo, em seu domínio, demonstrou que o tema em discussão, seja na perspectiva teórica, seja na empírica, se delineia como um ponto cego nos estudos organizacionais.This article aims to explore theoretically and empirically the steps, challenges and advantages of the validation process for competencies models. Besides theoretical discussions, the study involved the application of semi-structured interviews, grounded in the model proposed by Markus, Cooper-Thomas and Allpress (2005) for analyzing the validation process that is being considered here. This model comprises the following categories: construct validity, criterion and face validity, predictive validity and content validity. The interviews were conducted at seven enterprises with a competency model already implemented or in the final stages of implementation. Overall, the researchers found that both the models implemented and those still being implemented show low consistency in terms of complying with the requirements of the stages of the validation process. In sum, the article showed that the theme under discussion is a blind spot, both theoretically and empirically, in organizational studies.El objetivo en este artículo es explorar teórica y empíricamente las etapas, los retos y los beneficios del proceso de validación de los modelos de competencias. Además de la discusión teórica, el estudio incluyó la aplicación de entrevistas semiestructuradas, con base en el modelo propuesto por Markus, Cooper-Thomas y Allpress (2005) para el análisis del proceso de validación en perspectiva. El modelo abarca las categorías: validez de constructo, criterio y validez aparente, validez predictiva y validez de contenido. Se realizaron entrevistas a siete empresas que poseen modelos de competencia en operación o en etapa final de implementación. Como resultado general se observó, tanto en modelos ya en funcionamiento como en modelos en implementación, baja consistencia en el cumplimiento de las exigencias de las etapas del proceso de validación. En resumen, el estudio, en su dominio, demostró que el tema en discusión, sea en la perspectiva teórica como en la empírica, se presenta como un punto ciego en los estudios organizacionales.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4452910.1590/S0080-21072011000200002Revista de Administração; v. 46 n. 2 (2011); 107-121Revista de Administração; Vol. 46 No. 2 (2011); 107-121Revista de Administração; Vol. 46 Núm. 2 (2011); 107-1211984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44529/48149Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMunck, LucianoSouza, Rafael Borim deCastro, André Luís deZagui, Cristiane2015-09-15T16:53:01Zoai:revistas.usp.br:article/44529Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:01Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Neste artigo, tem-se o objetivo de explorar teórica e empiricamente as etapas, os desafios e os benefícios do processo de validação dos modelos de competências. Além de discussões teóricas, o estudo envolveu a aplicação de entrevistas semiestruturadas, fundamentadas no modelo proposto por Markus, Cooper-Thomas e Allpress (2005) para análise do processo de validação em perspectiva. O modelo abrange as categorias: validade de construto, validade de face e critério, validade preditiva e validade de conteúdo. As entrevistas foram realizadas em sete empresas que possuem modelos de competências implantados ou em fase final de implantação. Como resultado geral encontrou-se, tanto em modelos implantados como em implantação, baixa consistência no cumprimento das exigências das etapas do processo de validação. Em suma, o estudo, em seu domínio, demonstrou que o tema em discussão, seja na perspectiva teórica, seja na empírica, se delineia como um ponto cego nos estudos organizacionais. |
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