Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | deu |
Título da fonte: | Pandaemonium Germanicum (Online) |
DOI: | 10.11606/1982-8837.pg.2008.62273 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/62273 |
Resumo: | O artigo analisa a estrutura retórica da “introdução“ em dissertações brasileiras e alemãs da área de lingüística (estudo de caso). Tomando como base o modelo CARS (“Create a Research Space”) de Swales (1990) e Hutz (1997) sobre a estrutura genérica de introduções de artigos acadêmicos em inglês, o objetivo desta pesquisa é investigar se as introduções de dissertações seguem um esquema comunicativo-prop osicional, e, se for o caso, de que maneira se distinguem as introduções em relação às culturas e disciplinas. Até que ponto se pode falar da “universalidade do discurso acadêmico”, como proclama Widdowson (1979)? |
id |
USP-28_01aa633ca6ab56b8a028e952eca23b48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/62273 |
network_acronym_str |
USP-28 |
network_name_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
spelling |
Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische AnalyseVertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische AnalyseContrastive genre analysis in academ ic settingsscientific languageacademic introductionsGêneros textuais acadêmicosGêneros textuais acadêmicos em contrasteLinguagem científicaIntroduções acadêmicasO artigo analisa a estrutura retórica da “introdução“ em dissertações brasileiras e alemãs da área de lingüística (estudo de caso). Tomando como base o modelo CARS (“Create a Research Space”) de Swales (1990) e Hutz (1997) sobre a estrutura genérica de introduções de artigos acadêmicos em inglês, o objetivo desta pesquisa é investigar se as introduções de dissertações seguem um esquema comunicativo-prop osicional, e, se for o caso, de que maneira se distinguem as introduções em relação às culturas e disciplinas. Até que ponto se pode falar da “universalidade do discurso acadêmico”, como proclama Widdowson (1979)?This article focuses on the rhetorical stru cture of introductory sections in Brazilian and German MA dissertations from the field of linguistics. The analysis is based on the CARS (“Create a Research Space”) model proposed by Swales (1990) for examining introductions in English research papers. We also resort to Hutz (1997), who applies Swales’ CARS model and compares English and German research papers from the discipline of psychology, and compare Brazilian with German text production (case study). The aim of this paper is to investigate whether Brazilian and German MA dissertations follow the same schematic patterns. Do the differences hold across the two cultures and differe nt disciplines? To what extend can we talk about a ‘universal academic discourse’, as Widdowson (1979) claims?Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2008-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/6227310.11606/1982-8837.pg.2008.62273Pandaemonium Germanicum; n. 12 (2008); 125-1481982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPdeuhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/62273/65087Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicuminfo:eu-repo/semantics/openAccessSchweiger, Kathrin2016-04-15T12:28:54Zoai:revistas.usp.br:article/62273Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:38.712558Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse |
title |
Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse |
spellingShingle |
Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse Schweiger, Kathrin Contrastive genre analysis in academ ic settings scientific language academic introductions Gêneros textuais acadêmicos Gêneros textuais acadêmicos em contraste Linguagem científica Introduções acadêmicas Schweiger, Kathrin Contrastive genre analysis in academ ic settings scientific language academic introductions Gêneros textuais acadêmicos Gêneros textuais acadêmicos em contraste Linguagem científica Introduções acadêmicas |
title_short |
Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse |
title_full |
Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse |
title_fullStr |
Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse |
title_full_unstemmed |
Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse |
title_sort |
Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse |
author |
Schweiger, Kathrin |
author_facet |
Schweiger, Kathrin Schweiger, Kathrin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schweiger, Kathrin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contrastive genre analysis in academ ic settings scientific language academic introductions Gêneros textuais acadêmicos Gêneros textuais acadêmicos em contraste Linguagem científica Introduções acadêmicas |
topic |
Contrastive genre analysis in academ ic settings scientific language academic introductions Gêneros textuais acadêmicos Gêneros textuais acadêmicos em contraste Linguagem científica Introduções acadêmicas |
description |
O artigo analisa a estrutura retórica da “introdução“ em dissertações brasileiras e alemãs da área de lingüística (estudo de caso). Tomando como base o modelo CARS (“Create a Research Space”) de Swales (1990) e Hutz (1997) sobre a estrutura genérica de introduções de artigos acadêmicos em inglês, o objetivo desta pesquisa é investigar se as introduções de dissertações seguem um esquema comunicativo-prop osicional, e, se for o caso, de que maneira se distinguem as introduções em relação às culturas e disciplinas. Até que ponto se pode falar da “universalidade do discurso acadêmico”, como proclama Widdowson (1979)? |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/62273 10.11606/1982-8837.pg.2008.62273 |
url |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/62273 |
identifier_str_mv |
10.11606/1982-8837.pg.2008.62273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
deu |
language |
deu |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/62273/65087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicum info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicum |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum; n. 12 (2008); 125-148 1982-8837 1414-1906 reponame:Pandaemonium Germanicum (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
collection |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pandaemonium@usp.br |
_version_ |
1822181650859032576 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/1982-8837.pg.2008.62273 |