Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schweiger, Kathrin
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: deu
Título da fonte: Pandaemonium Germanicum (Online)
DOI: 10.11606/1982-8837.pg.2008.62273
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/62273
Resumo: O artigo analisa a estrutura retórica da “introdução“ em dissertações brasileiras e alemãs da área de lingüística (estudo de caso).  Tomando como base o modelo CARS (“Create a Research Space”) de Swales (1990) e Hutz (1997) sobre a estrutura genérica de introduções de artigos acadêmicos em inglês, o objetivo desta  pesquisa é investigar se as introduções de dissertações seguem um esquema comunicativo-prop osicional, e, se for o caso, de que maneira se distinguem as introduções em relação às culturas e disciplinas. Até que ponto se pode falar da “universalidade do discurso acadêmico”, como proclama Widdowson (1979)?
id USP-28_01aa633ca6ab56b8a028e952eca23b48
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/62273
network_acronym_str USP-28
network_name_str Pandaemonium Germanicum (Online)
spelling Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische AnalyseVertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische AnalyseContrastive genre analysis in academ ic settingsscientific languageacademic introductionsGêneros textuais acadêmicosGêneros textuais acadêmicos em contrasteLinguagem científicaIntroduções acadêmicasO artigo analisa a estrutura retórica da “introdução“ em dissertações brasileiras e alemãs da área de lingüística (estudo de caso).  Tomando como base o modelo CARS (“Create a Research Space”) de Swales (1990) e Hutz (1997) sobre a estrutura genérica de introduções de artigos acadêmicos em inglês, o objetivo desta  pesquisa é investigar se as introduções de dissertações seguem um esquema comunicativo-prop osicional, e, se for o caso, de que maneira se distinguem as introduções em relação às culturas e disciplinas. Até que ponto se pode falar da “universalidade do discurso acadêmico”, como proclama Widdowson (1979)?This article focuses on the rhetorical stru cture of introductory sections in Brazilian and German MA dissertations from the field of linguistics. The analysis is based on the CARS (“Create a Research Space”) model proposed by  Swales (1990) for examining introductions in English research papers. We also resort to Hutz (1997), who applies Swales’ CARS model and compares English and German research papers from the discipline of psychology, and compare Brazilian with German text production (case study). The aim of this paper is to investigate whether Brazilian and German MA dissertations  follow the same schematic patterns. Do the differences hold across the two cultures and differe nt disciplines? To what extend can we talk about a ‘universal academic discourse’, as Widdowson (1979) claims?Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2008-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/6227310.11606/1982-8837.pg.2008.62273Pandaemonium Germanicum; n. 12 (2008); 125-1481982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPdeuhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/62273/65087Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicuminfo:eu-repo/semantics/openAccessSchweiger, Kathrin2016-04-15T12:28:54Zoai:revistas.usp.br:article/62273Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:38.712558Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse
Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse
title Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse
spellingShingle Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse
Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse
Schweiger, Kathrin
Contrastive genre analysis in academ ic settings
scientific language
academic introductions
Gêneros textuais acadêmicos
Gêneros textuais acadêmicos em contraste
Linguagem científica
Introduções acadêmicas
Schweiger, Kathrin
Contrastive genre analysis in academ ic settings
scientific language
academic introductions
Gêneros textuais acadêmicos
Gêneros textuais acadêmicos em contraste
Linguagem científica
Introduções acadêmicas
title_short Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse
title_full Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse
title_fullStr Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse
Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse
title_full_unstemmed Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse
Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse
title_sort Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse
author Schweiger, Kathrin
author_facet Schweiger, Kathrin
Schweiger, Kathrin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schweiger, Kathrin
dc.subject.por.fl_str_mv Contrastive genre analysis in academ ic settings
scientific language
academic introductions
Gêneros textuais acadêmicos
Gêneros textuais acadêmicos em contraste
Linguagem científica
Introduções acadêmicas
topic Contrastive genre analysis in academ ic settings
scientific language
academic introductions
Gêneros textuais acadêmicos
Gêneros textuais acadêmicos em contraste
Linguagem científica
Introduções acadêmicas
description O artigo analisa a estrutura retórica da “introdução“ em dissertações brasileiras e alemãs da área de lingüística (estudo de caso).  Tomando como base o modelo CARS (“Create a Research Space”) de Swales (1990) e Hutz (1997) sobre a estrutura genérica de introduções de artigos acadêmicos em inglês, o objetivo desta  pesquisa é investigar se as introduções de dissertações seguem um esquema comunicativo-prop osicional, e, se for o caso, de que maneira se distinguem as introduções em relação às culturas e disciplinas. Até que ponto se pode falar da “universalidade do discurso acadêmico”, como proclama Widdowson (1979)?
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/62273
10.11606/1982-8837.pg.2008.62273
url https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/62273
identifier_str_mv 10.11606/1982-8837.pg.2008.62273
dc.language.iso.fl_str_mv deu
language deu
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/62273/65087
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicum
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicum
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Pandaemonium Germanicum; n. 12 (2008); 125-148
1982-8837
1414-1906
reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Pandaemonium Germanicum (Online)
collection Pandaemonium Germanicum (Online)
repository.name.fl_str_mv Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||pandaemonium@usp.br
_version_ 1822181650859032576
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/1982-8837.pg.2008.62273