Ritmo em Massaud Moisés e Henri Meschonnic: uma apresentação e um contraste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pandaemonium Germanicum (Online) |
DOI: | 10.11606/1982-88372238142 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158865 |
Resumo: | Neste artigo apresento e contrasto brevemente as noções quase opostas do termo “ritmo” nas obras dos teóricos Massaud Moisés e Henri Meschonnic. Meschonnic propõe uma compreensão bastante aberta do termo, que recupera noções da ética, da política, da linguística e de diversas outras áreas do conhecimento para o entendimento do mesmo; e intenta mesmo transformar toda a teoria da linguagem para tal. Moisés, por outro lado, trabalha com uma noção muito mais delineável e precisa do termo, que remete a características sonoras específicas da palavra, sem, no entanto, cair em simplificações. Ao apresentar e contrastar os dois entendimentos, pretendo explorar o que se depreende de produtivo desse encontro, principalmente no que diz respeito ao campo da tradução de poesia. Para isso – e de modo a verificar como tanto as noções dos dois teóricos quanto meus apontamentos se materializam na prática tradutória – retomarei mais adiante no texto duas traduções minhas dos autores de língua alemã, Ingeborg Bachmann e Peter Waterhouse. |
id |
USP-28_80a75e0e34f3e04b20cc418d2ccd5041 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/158865 |
network_acronym_str |
USP-28 |
network_name_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
spelling |
Ritmo em Massaud Moisés e Henri Meschonnic: uma apresentação e um contrasteRhythm in Massaud Moisés and Henri Meschonnic: presenting and contrastingrhythmHenri MeschonnicMassaud MoisésIngeborg BachmannPeter WaterhouseritmoHenri MeschonnicMassaud MoisésIngeborg BachmannPeter WaterhouseNeste artigo apresento e contrasto brevemente as noções quase opostas do termo “ritmo” nas obras dos teóricos Massaud Moisés e Henri Meschonnic. Meschonnic propõe uma compreensão bastante aberta do termo, que recupera noções da ética, da política, da linguística e de diversas outras áreas do conhecimento para o entendimento do mesmo; e intenta mesmo transformar toda a teoria da linguagem para tal. Moisés, por outro lado, trabalha com uma noção muito mais delineável e precisa do termo, que remete a características sonoras específicas da palavra, sem, no entanto, cair em simplificações. Ao apresentar e contrastar os dois entendimentos, pretendo explorar o que se depreende de produtivo desse encontro, principalmente no que diz respeito ao campo da tradução de poesia. Para isso – e de modo a verificar como tanto as noções dos dois teóricos quanto meus apontamentos se materializam na prática tradutória – retomarei mais adiante no texto duas traduções minhas dos autores de língua alemã, Ingeborg Bachmann e Peter Waterhouse.In this paper, I present and then contrast briefly the understandings of ‘rhythm’ in the works of both Massaud Moisés and Henri Meschonnic. Meschonnic proposes a quite open understanding of the term, which brings up notions of ethics, politics, linguistics and several other branches of knowledge to the understanding of rhythm; and really intends to revolutionize all of the theory of language in order to do so. Moisés, on the other hand, works with a much more discernible and precise term, which refers to very specific sound-related characteristics of a word, without, however, oversimplificating it. By presenting and contrasting both understandings I intend to bring out how fruitful a debate one can achieve from oposing them. Further in this paper – and in order to ascertain how the understandings of the two, as well as my remarks, are put into translation practice – I will bring along two translations I made of german-language poets Ingeborg Bachmann and Peter Waterhouse.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/15886510.11606/1982-88372238142Pandaemonium Germanicum; v. 22 n. 38 (2019); 142-1671982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158865/153829Copyright (c) 2019 Pandaemonium Germanicuminfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreto, Matheus2019-06-19T17:22:28Zoai:revistas.usp.br:article/158865Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:54.607006Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ritmo em Massaud Moisés e Henri Meschonnic: uma apresentação e um contraste Rhythm in Massaud Moisés and Henri Meschonnic: presenting and contrasting |
title |
Ritmo em Massaud Moisés e Henri Meschonnic: uma apresentação e um contraste |
spellingShingle |
Ritmo em Massaud Moisés e Henri Meschonnic: uma apresentação e um contraste Ritmo em Massaud Moisés e Henri Meschonnic: uma apresentação e um contraste Barreto, Matheus rhythm Henri Meschonnic Massaud Moisés Ingeborg Bachmann Peter Waterhouse ritmo Henri Meschonnic Massaud Moisés Ingeborg Bachmann Peter Waterhouse Barreto, Matheus rhythm Henri Meschonnic Massaud Moisés Ingeborg Bachmann Peter Waterhouse ritmo Henri Meschonnic Massaud Moisés Ingeborg Bachmann Peter Waterhouse |
title_short |
Ritmo em Massaud Moisés e Henri Meschonnic: uma apresentação e um contraste |
title_full |
Ritmo em Massaud Moisés e Henri Meschonnic: uma apresentação e um contraste |
title_fullStr |
Ritmo em Massaud Moisés e Henri Meschonnic: uma apresentação e um contraste Ritmo em Massaud Moisés e Henri Meschonnic: uma apresentação e um contraste |
title_full_unstemmed |
Ritmo em Massaud Moisés e Henri Meschonnic: uma apresentação e um contraste Ritmo em Massaud Moisés e Henri Meschonnic: uma apresentação e um contraste |
title_sort |
Ritmo em Massaud Moisés e Henri Meschonnic: uma apresentação e um contraste |
author |
Barreto, Matheus |
author_facet |
Barreto, Matheus Barreto, Matheus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Matheus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
rhythm Henri Meschonnic Massaud Moisés Ingeborg Bachmann Peter Waterhouse ritmo Henri Meschonnic Massaud Moisés Ingeborg Bachmann Peter Waterhouse |
topic |
rhythm Henri Meschonnic Massaud Moisés Ingeborg Bachmann Peter Waterhouse ritmo Henri Meschonnic Massaud Moisés Ingeborg Bachmann Peter Waterhouse |
description |
Neste artigo apresento e contrasto brevemente as noções quase opostas do termo “ritmo” nas obras dos teóricos Massaud Moisés e Henri Meschonnic. Meschonnic propõe uma compreensão bastante aberta do termo, que recupera noções da ética, da política, da linguística e de diversas outras áreas do conhecimento para o entendimento do mesmo; e intenta mesmo transformar toda a teoria da linguagem para tal. Moisés, por outro lado, trabalha com uma noção muito mais delineável e precisa do termo, que remete a características sonoras específicas da palavra, sem, no entanto, cair em simplificações. Ao apresentar e contrastar os dois entendimentos, pretendo explorar o que se depreende de produtivo desse encontro, principalmente no que diz respeito ao campo da tradução de poesia. Para isso – e de modo a verificar como tanto as noções dos dois teóricos quanto meus apontamentos se materializam na prática tradutória – retomarei mais adiante no texto duas traduções minhas dos autores de língua alemã, Ingeborg Bachmann e Peter Waterhouse. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158865 10.11606/1982-88372238142 |
url |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158865 |
identifier_str_mv |
10.11606/1982-88372238142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158865/153829 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pandaemonium Germanicum info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pandaemonium Germanicum |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum; v. 22 n. 38 (2019); 142-167 1982-8837 1414-1906 reponame:Pandaemonium Germanicum (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
collection |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pandaemonium@usp.br |
_version_ |
1822181656926093312 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/1982-88372238142 |