CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilli, Marina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pandaemonium Germanicum (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158859
Resumo: Este artigo discute o papel em potencial do Ensino Integrado de Língua e Conteúdo (CLIL) na graduação em Letras/Alemão. No Brasil, muitos estudantes iniciam a graduação sem conhecimento prévio da língua alemã, e é sempre um desafio melhorar suas habilidades de leitura em cinco semestres de ensino de idiomas, ao menos até o nível B1. A pesquisa empírica parte da hipótese de que frequentar uma disciplina CLIL pode auxiliar os alunos a melhorar sua competência de leitura em alemão. Para tanto, examinou-se a competência de leitura de estudantes de Letras/Alemão em uma universidade brasileira. Após a categorização de seus erros, foram definidos os fatores que podem ter levado à melhoria da alfabetização.
id USP-28_df72349dbd43b6102f129a91d6477bc8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/158859
network_acronym_str USP-28
network_name_str Pandaemonium Germanicum (Online)
repository_id_str
spelling CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate studentsCLIL em alemão no Brasil e a competência de leitura dos graduandos em Letras/Alemãobilingualer SachfachunterrichtCLILDaF im universitären KontextDaF in BrasilienLesekompetenzbilingual educationCLILGFL in the universityGFL in Brazilreading competenceensino bilíngueCLILensino universitário de ALEALE no Brasilcompetência de leituraEste artigo discute o papel em potencial do Ensino Integrado de Língua e Conteúdo (CLIL) na graduação em Letras/Alemão. No Brasil, muitos estudantes iniciam a graduação sem conhecimento prévio da língua alemã, e é sempre um desafio melhorar suas habilidades de leitura em cinco semestres de ensino de idiomas, ao menos até o nível B1. A pesquisa empírica parte da hipótese de que frequentar uma disciplina CLIL pode auxiliar os alunos a melhorar sua competência de leitura em alemão. Para tanto, examinou-se a competência de leitura de estudantes de Letras/Alemão em uma universidade brasileira. Após a categorização de seus erros, foram definidos os fatores que podem ter levado à melhoria da alfabetização.In diesem Beitrag wird über eine mögliche Rolle des sprachsensiblen Fachunterrichts in ausländischen Germanistikstudiengängen diskutiert. In Brasilien fangen viele Studierende das Lehramtsstudium ohne Vorkenntnisse der deutschen Sprache an und es ist immer eine Herausforderung, ihre Lesekompetenz in fünf Semestern Sprachunterricht zumindest bis Niveau B1 zu fördern. Die Hypothese, von der die empirische Forschung ausgeht, ist, dass es für die Studenten hilfreich sein könnte, an einem CLIL-Seminar teilzunehmen, um ihre Lesefähigkeit zu verbessern. Hierzu wurde die Lesekompetenz von DaF-Studierenden einer brasilianischen Universität untersucht. Nach Kategorisierung ihrer Fehler wurden mögliche Faktoren benannt, die zur Verbesserung der Lesekompetenz geführt haben.This article discusses a possible role of the Content and Language Integrated Learning in foreign German studies (CLILiG). In Brazil, many students start their undergraduation program without a prior knowledge of German language and it is always a challenge to improve their reading skills in five semesters of language teaching, at least up to B1 level. The empirical research started from the hypothesis that attending CLIL classes can help students to improve their German reading competence. For that matter, the reading competence of GFL students in a Brazilian university was examined. After the categorization of their mistakes, the factors that may have led to the improvement of their reading literacy were defined.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/15885910.11606/1982-8837223848Pandaemonium Germanicum; v. 22 n. 38 (2019); 48-741982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158859/153825Copyright (c) 2019 Pandaemonium Germanicuminfo:eu-repo/semantics/openAccessGrilli, Marina2019-06-19T17:22:28Zoai:revistas.usp.br:article/158859Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:54.409783Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students
CLIL em alemão no Brasil e a competência de leitura dos graduandos em Letras/Alemão
title CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students
spellingShingle CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students
Grilli, Marina
bilingualer Sachfachunterricht
CLIL
DaF im universitären Kontext
DaF in Brasilien
Lesekompetenz
bilingual education
CLIL
GFL in the university
GFL in Brazil
reading competence
ensino bilíngue
CLIL
ensino universitário de ALE
ALE no Brasil
competência de leitura
title_short CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students
title_full CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students
title_fullStr CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students
title_full_unstemmed CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students
title_sort CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students
author Grilli, Marina
author_facet Grilli, Marina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grilli, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv bilingualer Sachfachunterricht
CLIL
DaF im universitären Kontext
DaF in Brasilien
Lesekompetenz
bilingual education
CLIL
GFL in the university
GFL in Brazil
reading competence
ensino bilíngue
CLIL
ensino universitário de ALE
ALE no Brasil
competência de leitura
topic bilingualer Sachfachunterricht
CLIL
DaF im universitären Kontext
DaF in Brasilien
Lesekompetenz
bilingual education
CLIL
GFL in the university
GFL in Brazil
reading competence
ensino bilíngue
CLIL
ensino universitário de ALE
ALE no Brasil
competência de leitura
description Este artigo discute o papel em potencial do Ensino Integrado de Língua e Conteúdo (CLIL) na graduação em Letras/Alemão. No Brasil, muitos estudantes iniciam a graduação sem conhecimento prévio da língua alemã, e é sempre um desafio melhorar suas habilidades de leitura em cinco semestres de ensino de idiomas, ao menos até o nível B1. A pesquisa empírica parte da hipótese de que frequentar uma disciplina CLIL pode auxiliar os alunos a melhorar sua competência de leitura em alemão. Para tanto, examinou-se a competência de leitura de estudantes de Letras/Alemão em uma universidade brasileira. Após a categorização de seus erros, foram definidos os fatores que podem ter levado à melhoria da alfabetização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158859
10.11606/1982-8837223848
url https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158859
identifier_str_mv 10.11606/1982-8837223848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158859/153825
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pandaemonium Germanicum
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pandaemonium Germanicum
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Pandaemonium Germanicum; v. 22 n. 38 (2019); 48-74
1982-8837
1414-1906
reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Pandaemonium Germanicum (Online)
collection Pandaemonium Germanicum (Online)
repository.name.fl_str_mv Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||pandaemonium@usp.br
_version_ 1800221979043692544