CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pandaemonium Germanicum (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158859 |
Resumo: | Este artigo discute o papel em potencial do Ensino Integrado de Língua e Conteúdo (CLIL) na graduação em Letras/Alemão. No Brasil, muitos estudantes iniciam a graduação sem conhecimento prévio da língua alemã, e é sempre um desafio melhorar suas habilidades de leitura em cinco semestres de ensino de idiomas, ao menos até o nível B1. A pesquisa empírica parte da hipótese de que frequentar uma disciplina CLIL pode auxiliar os alunos a melhorar sua competência de leitura em alemão. Para tanto, examinou-se a competência de leitura de estudantes de Letras/Alemão em uma universidade brasileira. Após a categorização de seus erros, foram definidos os fatores que podem ter levado à melhoria da alfabetização. |
id |
USP-28_df72349dbd43b6102f129a91d6477bc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/158859 |
network_acronym_str |
USP-28 |
network_name_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate studentsCLIL em alemão no Brasil e a competência de leitura dos graduandos em Letras/Alemãobilingualer SachfachunterrichtCLILDaF im universitären KontextDaF in BrasilienLesekompetenzbilingual educationCLILGFL in the universityGFL in Brazilreading competenceensino bilíngueCLILensino universitário de ALEALE no Brasilcompetência de leituraEste artigo discute o papel em potencial do Ensino Integrado de Língua e Conteúdo (CLIL) na graduação em Letras/Alemão. No Brasil, muitos estudantes iniciam a graduação sem conhecimento prévio da língua alemã, e é sempre um desafio melhorar suas habilidades de leitura em cinco semestres de ensino de idiomas, ao menos até o nível B1. A pesquisa empírica parte da hipótese de que frequentar uma disciplina CLIL pode auxiliar os alunos a melhorar sua competência de leitura em alemão. Para tanto, examinou-se a competência de leitura de estudantes de Letras/Alemão em uma universidade brasileira. Após a categorização de seus erros, foram definidos os fatores que podem ter levado à melhoria da alfabetização.In diesem Beitrag wird über eine mögliche Rolle des sprachsensiblen Fachunterrichts in ausländischen Germanistikstudiengängen diskutiert. In Brasilien fangen viele Studierende das Lehramtsstudium ohne Vorkenntnisse der deutschen Sprache an und es ist immer eine Herausforderung, ihre Lesekompetenz in fünf Semestern Sprachunterricht zumindest bis Niveau B1 zu fördern. Die Hypothese, von der die empirische Forschung ausgeht, ist, dass es für die Studenten hilfreich sein könnte, an einem CLIL-Seminar teilzunehmen, um ihre Lesefähigkeit zu verbessern. Hierzu wurde die Lesekompetenz von DaF-Studierenden einer brasilianischen Universität untersucht. Nach Kategorisierung ihrer Fehler wurden mögliche Faktoren benannt, die zur Verbesserung der Lesekompetenz geführt haben.This article discusses a possible role of the Content and Language Integrated Learning in foreign German studies (CLILiG). In Brazil, many students start their undergraduation program without a prior knowledge of German language and it is always a challenge to improve their reading skills in five semesters of language teaching, at least up to B1 level. The empirical research started from the hypothesis that attending CLIL classes can help students to improve their German reading competence. For that matter, the reading competence of GFL students in a Brazilian university was examined. After the categorization of their mistakes, the factors that may have led to the improvement of their reading literacy were defined.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/15885910.11606/1982-8837223848Pandaemonium Germanicum; v. 22 n. 38 (2019); 48-741982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158859/153825Copyright (c) 2019 Pandaemonium Germanicuminfo:eu-repo/semantics/openAccessGrilli, Marina2019-06-19T17:22:28Zoai:revistas.usp.br:article/158859Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:54.409783Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students CLIL em alemão no Brasil e a competência de leitura dos graduandos em Letras/Alemão |
title |
CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students |
spellingShingle |
CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students Grilli, Marina bilingualer Sachfachunterricht CLIL DaF im universitären Kontext DaF in Brasilien Lesekompetenz bilingual education CLIL GFL in the university GFL in Brazil reading competence ensino bilíngue CLIL ensino universitário de ALE ALE no Brasil competência de leitura |
title_short |
CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students |
title_full |
CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students |
title_fullStr |
CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students |
title_full_unstemmed |
CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students |
title_sort |
CLILiG in Brazil and the reading competence of German undergraduate students |
author |
Grilli, Marina |
author_facet |
Grilli, Marina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grilli, Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bilingualer Sachfachunterricht CLIL DaF im universitären Kontext DaF in Brasilien Lesekompetenz bilingual education CLIL GFL in the university GFL in Brazil reading competence ensino bilíngue CLIL ensino universitário de ALE ALE no Brasil competência de leitura |
topic |
bilingualer Sachfachunterricht CLIL DaF im universitären Kontext DaF in Brasilien Lesekompetenz bilingual education CLIL GFL in the university GFL in Brazil reading competence ensino bilíngue CLIL ensino universitário de ALE ALE no Brasil competência de leitura |
description |
Este artigo discute o papel em potencial do Ensino Integrado de Língua e Conteúdo (CLIL) na graduação em Letras/Alemão. No Brasil, muitos estudantes iniciam a graduação sem conhecimento prévio da língua alemã, e é sempre um desafio melhorar suas habilidades de leitura em cinco semestres de ensino de idiomas, ao menos até o nível B1. A pesquisa empírica parte da hipótese de que frequentar uma disciplina CLIL pode auxiliar os alunos a melhorar sua competência de leitura em alemão. Para tanto, examinou-se a competência de leitura de estudantes de Letras/Alemão em uma universidade brasileira. Após a categorização de seus erros, foram definidos os fatores que podem ter levado à melhoria da alfabetização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158859 10.11606/1982-8837223848 |
url |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158859 |
identifier_str_mv |
10.11606/1982-8837223848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158859/153825 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pandaemonium Germanicum info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pandaemonium Germanicum |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum; v. 22 n. 38 (2019); 48-74 1982-8837 1414-1906 reponame:Pandaemonium Germanicum (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
collection |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pandaemonium@usp.br |
_version_ |
1800221979043692544 |