Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Rogério de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima,Anna Carolina Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Machado de Assis em Linha
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212015000200027
Resumo: Resumo É objetivo deste estudo analisar elementos do pensamento trágico (Nietzsche, Rosset) presentes no conto "Terpsícore" de Machado de Assis e dimensionar suas implicações para o campo educacional. Conquanto o conto emerja do cotidiano de um casal dos baixos estratos sociais do fim do século XIX, resvala na tradução mítica da musa da dança e resgata uma orientação pedagógica de aprovação incondicional da vida, expressa pela afirmação do acaso, do espetáculo, da estética, da festa e do amor fati.
id USP-30_7f05d521eefaf5afef9a412b512b4818
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-68212015000200027
network_acronym_str USP-30
network_name_str Machado de Assis em Linha
repository_id_str
spelling Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore"filosofia trágicapedagogia da escolhaamor fatiResumo É objetivo deste estudo analisar elementos do pensamento trágico (Nietzsche, Rosset) presentes no conto "Terpsícore" de Machado de Assis e dimensionar suas implicações para o campo educacional. Conquanto o conto emerja do cotidiano de um casal dos baixos estratos sociais do fim do século XIX, resvala na tradução mítica da musa da dança e resgata uma orientação pedagógica de aprovação incondicional da vida, expressa pela afirmação do acaso, do espetáculo, da estética, da festa e do amor fati.Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212015000200027Machado de Assis em Linha v.8 n.16 2015reponame:Machado de Assis em Linhainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/1983-682120158162info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Rogério deLima,Anna Carolina Ferreirapor2016-01-05T00:00:00Zoai:scielo:S1983-68212015000200027Revistahttp://www.machadodeassis.net/revista.aspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpemlinha@machadodeassis.net||machadodeassis.emlinha@usp.br1983-68211983-6821opendoar:2016-01-05T00:00Machado de Assis em Linha - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore"
title Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore"
spellingShingle Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore"
Almeida,Rogério de
filosofia trágica
pedagogia da escolha
amor fati
title_short Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore"
title_full Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore"
title_fullStr Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore"
title_full_unstemmed Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore"
title_sort Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore"
author Almeida,Rogério de
author_facet Almeida,Rogério de
Lima,Anna Carolina Ferreira
author_role author
author2 Lima,Anna Carolina Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Rogério de
Lima,Anna Carolina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv filosofia trágica
pedagogia da escolha
amor fati
topic filosofia trágica
pedagogia da escolha
amor fati
description Resumo É objetivo deste estudo analisar elementos do pensamento trágico (Nietzsche, Rosset) presentes no conto "Terpsícore" de Machado de Assis e dimensionar suas implicações para o campo educacional. Conquanto o conto emerja do cotidiano de um casal dos baixos estratos sociais do fim do século XIX, resvala na tradução mítica da musa da dança e resgata uma orientação pedagógica de aprovação incondicional da vida, expressa pela afirmação do acaso, do espetáculo, da estética, da festa e do amor fati.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212015000200027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212015000200027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1983-682120158162
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Machado de Assis em Linha v.8 n.16 2015
reponame:Machado de Assis em Linha
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Machado de Assis em Linha
collection Machado de Assis em Linha
repository.name.fl_str_mv Machado de Assis em Linha - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv emlinha@machadodeassis.net||machadodeassis.emlinha@usp.br
_version_ 1748936727027777536