Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Machado de Assis em Linha |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212015000200027 |
Resumo: | Resumo É objetivo deste estudo analisar elementos do pensamento trágico (Nietzsche, Rosset) presentes no conto "Terpsícore" de Machado de Assis e dimensionar suas implicações para o campo educacional. Conquanto o conto emerja do cotidiano de um casal dos baixos estratos sociais do fim do século XIX, resvala na tradução mítica da musa da dança e resgata uma orientação pedagógica de aprovação incondicional da vida, expressa pela afirmação do acaso, do espetáculo, da estética, da festa e do amor fati. |
id |
USP-30_7f05d521eefaf5afef9a412b512b4818 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-68212015000200027 |
network_acronym_str |
USP-30 |
network_name_str |
Machado de Assis em Linha |
repository_id_str |
|
spelling |
Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore"filosofia trágicapedagogia da escolhaamor fatiResumo É objetivo deste estudo analisar elementos do pensamento trágico (Nietzsche, Rosset) presentes no conto "Terpsícore" de Machado de Assis e dimensionar suas implicações para o campo educacional. Conquanto o conto emerja do cotidiano de um casal dos baixos estratos sociais do fim do século XIX, resvala na tradução mítica da musa da dança e resgata uma orientação pedagógica de aprovação incondicional da vida, expressa pela afirmação do acaso, do espetáculo, da estética, da festa e do amor fati.Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212015000200027Machado de Assis em Linha v.8 n.16 2015reponame:Machado de Assis em Linhainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/1983-682120158162info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Rogério deLima,Anna Carolina Ferreirapor2016-01-05T00:00:00Zoai:scielo:S1983-68212015000200027Revistahttp://www.machadodeassis.net/revista.aspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpemlinha@machadodeassis.net||machadodeassis.emlinha@usp.br1983-68211983-6821opendoar:2016-01-05T00:00Machado de Assis em Linha - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore" |
title |
Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore" |
spellingShingle |
Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore" Almeida,Rogério de filosofia trágica pedagogia da escolha amor fati |
title_short |
Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore" |
title_full |
Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore" |
title_fullStr |
Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore" |
title_full_unstemmed |
Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore" |
title_sort |
Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore" |
author |
Almeida,Rogério de |
author_facet |
Almeida,Rogério de Lima,Anna Carolina Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Lima,Anna Carolina Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,Rogério de Lima,Anna Carolina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
filosofia trágica pedagogia da escolha amor fati |
topic |
filosofia trágica pedagogia da escolha amor fati |
description |
Resumo É objetivo deste estudo analisar elementos do pensamento trágico (Nietzsche, Rosset) presentes no conto "Terpsícore" de Machado de Assis e dimensionar suas implicações para o campo educacional. Conquanto o conto emerja do cotidiano de um casal dos baixos estratos sociais do fim do século XIX, resvala na tradução mítica da musa da dança e resgata uma orientação pedagógica de aprovação incondicional da vida, expressa pela afirmação do acaso, do espetáculo, da estética, da festa e do amor fati. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212015000200027 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212015000200027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1983-682120158162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Machado de Assis em Linha v.8 n.16 2015 reponame:Machado de Assis em Linha instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Machado de Assis em Linha |
collection |
Machado de Assis em Linha |
repository.name.fl_str_mv |
Machado de Assis em Linha - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
emlinha@machadodeassis.net||machadodeassis.emlinha@usp.br |
_version_ |
1748936727027777536 |