Da assimilada à mãe Africa: representações do feminismo em O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina Chiziane
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/174891 |
Resumo: | À luz de teóricos como Stuart Hall, Albert Memmi, Kabenguele Munanga e outros, este artigo propõe uma análise das personagens femininas centrais do romance O alegre Canto da Perdiz da escritora moçambicana Paulina Chiziane. Na presente leitura, é levado em conta o resgate da história e da memória cultural de Moçambique relacionadas ao regime colonial e ao processo de descolonização. Nesse sentido, são privilegiadas as análises de duas representações ligadas a tais processos: a mulher assimilada e a mulher sacralizada na figura de mãe África. |
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Da assimilada à mãe Africa: representações do feminismo em O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina ChizianeFrom assimilated to mother Africa: representation of the feminine in Paulina Chiziane's O Alegre Canto da PerdizPós-colonialismoLiteratura moçambicanaAutoria femininaPost-colonialismMozambican literatureFemale authorshipÀ luz de teóricos como Stuart Hall, Albert Memmi, Kabenguele Munanga e outros, este artigo propõe uma análise das personagens femininas centrais do romance O alegre Canto da Perdiz da escritora moçambicana Paulina Chiziane. Na presente leitura, é levado em conta o resgate da história e da memória cultural de Moçambique relacionadas ao regime colonial e ao processo de descolonização. Nesse sentido, são privilegiadas as análises de duas representações ligadas a tais processos: a mulher assimilada e a mulher sacralizada na figura de mãe África.In light of scholars such as Stuart Hall, Albert Memmi, Kagenguele Munanga and others, this paper proposes an analysis of the central female characters of the novel O alegre Canto da Perdiz by Mozambican writer Paulina Chiziane. In the present reading we considerate Mozambique’s recuperation of its history and cultural memory regarding the colonial regime and the decolonization process. In this sense, we privilege the analysis of two representations connected to such processes: the assimilated woman and the sacralized woman in the image of Mother Africa.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/17489110.11606/va.i39.174891Via Atlântica; v. 22 n. 1 (2021): Literatura, feminismos e história: imbricações possíveis; 131-160Via Atlântica; Vol. 22 No. 1 (2021): Literatura, feminismos e história: imbricações possíveis; 131-1602317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/174891/175905Copyright (c) 2021 Mariana Motta Campinho Cardoso, Renata Flavia Da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Mariana Motta CampinhoSilva, Renata Flavia da2023-06-26T13:46:11Zoai:revistas.usp.br:article/174891Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:46:11Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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