Mémoire et remémoration de l’événement de lecture
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98630 |
Resumo: | Se a escola tem a ambição de permitir aos alunos que construam uma cultura literária, é necessário buscar definir o que é uma lembrança de leitura. Este artigo pretende num primeiro momento observar e analisar um corpus de lembranças extraídas de diversos textos autobiográficos. Destacamos quatro dimensões recorrentes: a lembrança de leitura é primeiro uma lembrança de um livro enquanto objeto ; uma lembrança de si como leitor ; uma lembrança do efeito produzido pela leitura e, finalmente, uma lembrança muito viva do texto e da história. Num segundo momento este artigo confronta essas observações às práticas de sala de aula e faz proposições de atividades. |
id |
USP-32_6c95490c82f24e8894f23f836fced511 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/98630 |
network_acronym_str |
USP-32 |
network_name_str |
Via Atlântica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mémoire et remémoration de l’événement de lectureMemória e rememoração do acontecimento de leituradidática da literaturacultura literárialembranças de leituraatividades escolaresdidactique de la litteratureculture litterairesouvenirs de lectureactivites scolairesSe a escola tem a ambição de permitir aos alunos que construam uma cultura literária, é necessário buscar definir o que é uma lembrança de leitura. Este artigo pretende num primeiro momento observar e analisar um corpus de lembranças extraídas de diversos textos autobiográficos. Destacamos quatro dimensões recorrentes: a lembrança de leitura é primeiro uma lembrança de um livro enquanto objeto ; uma lembrança de si como leitor ; uma lembrança do efeito produzido pela leitura e, finalmente, uma lembrança muito viva do texto e da história. Num segundo momento este artigo confronta essas observações às práticas de sala de aula e faz proposições de atividades.Si l’ecole a l’ambition de permettre aux eleves de se construire une culture litteraire, il est necessaire de chercher a definir ce qu’est un souvenir de lecture. Cet article se propose dans un premier temps d’observer et d’analyser un corpus de souvenirs issus de textes divers autobiographiques. On met au jour quatre dimensions recurrentes. En effet, le souvenir de lecture est d’abord souvenir d’un livre en tant qu’objet, un souvenir de soi lisant, un souvenir de l’effet produit par la lecture, et finalement un souvenir tres tenu du texte et de l’histoire. Dans un deuxieme temps cet article confronte ces observations aux pratiques de classe et fait des propositions de mises en œuvre.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/9863010.11606/va.v0i28.98630Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 55-72Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 55-722317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98630/107112https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98630/196230Copyright (c) 2015 Brigitte Louichonhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLouichon, Brigitte2023-06-26T13:40:58Zoai:revistas.usp.br:article/98630Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:40:58Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mémoire et remémoration de l’événement de lecture Memória e rememoração do acontecimento de leitura |
title |
Mémoire et remémoration de l’événement de lecture |
spellingShingle |
Mémoire et remémoration de l’événement de lecture Louichon, Brigitte didática da literatura cultura literária lembranças de leitura atividades escolares didactique de la litterature culture litteraire souvenirs de lecture activites scolaires |
title_short |
Mémoire et remémoration de l’événement de lecture |
title_full |
Mémoire et remémoration de l’événement de lecture |
title_fullStr |
Mémoire et remémoration de l’événement de lecture |
title_full_unstemmed |
Mémoire et remémoration de l’événement de lecture |
title_sort |
Mémoire et remémoration de l’événement de lecture |
author |
Louichon, Brigitte |
author_facet |
Louichon, Brigitte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Louichon, Brigitte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
didática da literatura cultura literária lembranças de leitura atividades escolares didactique de la litterature culture litteraire souvenirs de lecture activites scolaires |
topic |
didática da literatura cultura literária lembranças de leitura atividades escolares didactique de la litterature culture litteraire souvenirs de lecture activites scolaires |
description |
Se a escola tem a ambição de permitir aos alunos que construam uma cultura literária, é necessário buscar definir o que é uma lembrança de leitura. Este artigo pretende num primeiro momento observar e analisar um corpus de lembranças extraídas de diversos textos autobiográficos. Destacamos quatro dimensões recorrentes: a lembrança de leitura é primeiro uma lembrança de um livro enquanto objeto ; uma lembrança de si como leitor ; uma lembrança do efeito produzido pela leitura e, finalmente, uma lembrança muito viva do texto e da história. Num segundo momento este artigo confronta essas observações às práticas de sala de aula e faz proposições de atividades. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98630 10.11606/va.v0i28.98630 |
url |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98630 |
identifier_str_mv |
10.11606/va.v0i28.98630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98630/107112 https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98630/196230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Brigitte Louichon https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Brigitte Louichon https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 55-72 Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 55-72 2317-8086 1516-5159 reponame:Via Atlântica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Via Atlântica (Online) |
collection |
Via Atlântica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
viatlan24@gmail.com |
_version_ |
1800222041102614528 |