Mémoire et remémoration de l’événement de lecture

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louichon, Brigitte
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Via Atlântica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98630
Resumo: Se a escola tem a ambição de permitir aos alunos que construam uma cultura literária, é necessário buscar definir o que é uma lembrança de leitura. Este artigo pretende num primeiro momento observar e analisar um corpus de lembranças extraídas de diversos textos autobiográficos. Destacamos quatro dimensões recorrentes: a lembrança de leitura é primeiro uma lembrança de um livro enquanto objeto ; uma lembrança de si como leitor ; uma lembrança do efeito produzido pela leitura e, finalmente, uma lembrança muito viva do texto e da história. Num segundo momento este artigo confronta essas observações às práticas de sala de aula e faz proposições de atividades.
id USP-32_6c95490c82f24e8894f23f836fced511
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/98630
network_acronym_str USP-32
network_name_str Via Atlântica (Online)
repository_id_str
spelling Mémoire et remémoration de l’événement de lectureMemória e rememoração do acontecimento de leituradidática da literaturacultura literárialembranças de leituraatividades escolaresdidactique de la litteratureculture litterairesouvenirs de lectureactivites scolairesSe a escola tem a ambição de permitir aos alunos que construam uma cultura literária, é necessário buscar definir o que é uma lembrança de leitura. Este artigo pretende num primeiro momento observar e analisar um corpus de lembranças extraídas de diversos textos autobiográficos. Destacamos quatro dimensões recorrentes: a lembrança de leitura é primeiro uma lembrança de um livro enquanto objeto ; uma lembrança de si como leitor ; uma lembrança do efeito produzido pela leitura e, finalmente, uma lembrança muito viva do texto e da história. Num segundo momento este artigo confronta essas observações às práticas de sala de aula e faz proposições de atividades.Si l’ecole a l’ambition de permettre aux eleves de se construire une culture litteraire, il est necessaire de chercher a definir ce qu’est un souvenir de lecture. Cet article se propose dans un premier temps d’observer et d’analyser un corpus de souvenirs issus de textes divers autobiographiques. On met au jour quatre dimensions recurrentes. En effet, le souvenir de lecture est d’abord souvenir d’un livre en tant qu’objet, un souvenir de soi lisant, un souvenir de l’effet produit par la lecture, et finalement un souvenir tres tenu du texte et de l’histoire. Dans un deuxieme temps cet article confronte ces observations aux pratiques de classe et fait des propositions de mises en œuvre.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/9863010.11606/va.v0i28.98630Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 55-72Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 55-722317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98630/107112https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98630/196230Copyright (c) 2015 Brigitte Louichonhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLouichon, Brigitte2023-06-26T13:40:58Zoai:revistas.usp.br:article/98630Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:40:58Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mémoire et remémoration de l’événement de lecture
Memória e rememoração do acontecimento de leitura
title Mémoire et remémoration de l’événement de lecture
spellingShingle Mémoire et remémoration de l’événement de lecture
Louichon, Brigitte
didática da literatura
cultura literária
lembranças de leitura
atividades escolares
didactique de la litterature
culture litteraire
souvenirs de lecture
activites scolaires
title_short Mémoire et remémoration de l’événement de lecture
title_full Mémoire et remémoration de l’événement de lecture
title_fullStr Mémoire et remémoration de l’événement de lecture
title_full_unstemmed Mémoire et remémoration de l’événement de lecture
title_sort Mémoire et remémoration de l’événement de lecture
author Louichon, Brigitte
author_facet Louichon, Brigitte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Louichon, Brigitte
dc.subject.por.fl_str_mv didática da literatura
cultura literária
lembranças de leitura
atividades escolares
didactique de la litterature
culture litteraire
souvenirs de lecture
activites scolaires
topic didática da literatura
cultura literária
lembranças de leitura
atividades escolares
didactique de la litterature
culture litteraire
souvenirs de lecture
activites scolaires
description Se a escola tem a ambição de permitir aos alunos que construam uma cultura literária, é necessário buscar definir o que é uma lembrança de leitura. Este artigo pretende num primeiro momento observar e analisar um corpus de lembranças extraídas de diversos textos autobiográficos. Destacamos quatro dimensões recorrentes: a lembrança de leitura é primeiro uma lembrança de um livro enquanto objeto ; uma lembrança de si como leitor ; uma lembrança do efeito produzido pela leitura e, finalmente, uma lembrança muito viva do texto e da história. Num segundo momento este artigo confronta essas observações às práticas de sala de aula e faz proposições de atividades.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98630
10.11606/va.v0i28.98630
url https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98630
identifier_str_mv 10.11606/va.v0i28.98630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98630/107112
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98630/196230
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Brigitte Louichon
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Brigitte Louichon
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 55-72
Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 55-72
2317-8086
1516-5159
reponame:Via Atlântica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Via Atlântica (Online)
collection Via Atlântica (Online)
repository.name.fl_str_mv Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv viatlan24@gmail.com
_version_ 1800222041102614528