A gestão do conhecimento e o valor percebido: estratégia competitiva sustentável para a era do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12817 |
Resumo: | Este artigo objetiva abordar a inter-relação entre os conceitos de Gestão do Conhecimento e Valor Percebido. Ocupa-se, também, de constatar a relevância da gestão do conhecimento como elemento diferenciador no processo de entrega de valor para os clientes. Apresenta, inicialmente, conceituação básica sobre gestão do conhecimento e valor percebido. Em seguida, são introduzidas idéias sobre identificação e construção de valor para os clientes. Após isso, há a contextualização do tema, abordando-se o valor percebido e o conhecimento e sua gestão do ponto de vista negocial. Analisa-se, a partir disto, uma pesquisa sobre a percepção de altos executivos em relação ao seu grupo de trabalho e conclui-se com apresentação da importância do conhecimento para o processo de construção de valor percebido, com exemplificação e concepção de diagrama de inter-relação dos conceitos. |
id |
USP-33_9ff295c93b5c575a44a5ad36552fc340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/12817 |
network_acronym_str |
USP-33 |
network_name_str |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão do conhecimento e o valor percebido: estratégia competitiva sustentável para a era do conhecimento Knowledge management and the perceived value: a sustainable competitive strategy for the knowledge era Gestão do conhecimentoValor percebidoMarketingConhecimentoCriação de valorCompetitividadeKnowledge ManagementPerceived ValueMarketingKnowledgeValue CreationCompetitiveness Este artigo objetiva abordar a inter-relação entre os conceitos de Gestão do Conhecimento e Valor Percebido. Ocupa-se, também, de constatar a relevância da gestão do conhecimento como elemento diferenciador no processo de entrega de valor para os clientes. Apresenta, inicialmente, conceituação básica sobre gestão do conhecimento e valor percebido. Em seguida, são introduzidas idéias sobre identificação e construção de valor para os clientes. Após isso, há a contextualização do tema, abordando-se o valor percebido e o conhecimento e sua gestão do ponto de vista negocial. Analisa-se, a partir disto, uma pesquisa sobre a percepção de altos executivos em relação ao seu grupo de trabalho e conclui-se com apresentação da importância do conhecimento para o processo de construção de valor percebido, com exemplificação e concepção de diagrama de inter-relação dos conceitos. This article aims to approach the interconnection between the Knowledge Management and the Perceived Value concepts. It also evidences the relevance of knowledge management as a differentiating element in the process of value delivery to the clients. Initially, it presents a basic conception on the knowledge management and perceived value. Following, ideas about the value identification and construction for the clients are introduced. Then, the subject is contextualized, approaching the perceived value and knowledge and its management from the business point of view. From those aspects, a survey on the perceptions of high executives is analyzed with respect to their work groups and the study is concluded with the importance of knowledge for the perceived value construction process, with the exemplification and conception of a concept interrelation diagram. TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/1281710.4301/S1807-17752008000100006Journal of Information Systems and Technology Management; v. 5 n. 1 (2008); 87-108Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 5 No. 1 (2008); 87-108Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 5 Núm. 1 (2008); 87-1081807-1775reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12817/14603Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessScharf, Edson RobertoSoriano-Sierra, Eduardo Juan2014-05-18T13:07:26Zoai:revistas.usp.br:article/12817Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jistem@usp.br1807-17751807-1775opendoar:2014-05-18T13:07:26Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão do conhecimento e o valor percebido: estratégia competitiva sustentável para a era do conhecimento Knowledge management and the perceived value: a sustainable competitive strategy for the knowledge era |
title |
A gestão do conhecimento e o valor percebido: estratégia competitiva sustentável para a era do conhecimento |
spellingShingle |
A gestão do conhecimento e o valor percebido: estratégia competitiva sustentável para a era do conhecimento Scharf, Edson Roberto Gestão do conhecimento Valor percebido Marketing Conhecimento Criação de valor Competitividade Knowledge Management Perceived Value Marketing Knowledge Value Creation Competitiveness |
title_short |
A gestão do conhecimento e o valor percebido: estratégia competitiva sustentável para a era do conhecimento |
title_full |
A gestão do conhecimento e o valor percebido: estratégia competitiva sustentável para a era do conhecimento |
title_fullStr |
A gestão do conhecimento e o valor percebido: estratégia competitiva sustentável para a era do conhecimento |
title_full_unstemmed |
A gestão do conhecimento e o valor percebido: estratégia competitiva sustentável para a era do conhecimento |
title_sort |
A gestão do conhecimento e o valor percebido: estratégia competitiva sustentável para a era do conhecimento |
author |
Scharf, Edson Roberto |
author_facet |
Scharf, Edson Roberto Soriano-Sierra, Eduardo Juan |
author_role |
author |
author2 |
Soriano-Sierra, Eduardo Juan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scharf, Edson Roberto Soriano-Sierra, Eduardo Juan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Valor percebido Marketing Conhecimento Criação de valor Competitividade Knowledge Management Perceived Value Marketing Knowledge Value Creation Competitiveness |
topic |
Gestão do conhecimento Valor percebido Marketing Conhecimento Criação de valor Competitividade Knowledge Management Perceived Value Marketing Knowledge Value Creation Competitiveness |
description |
Este artigo objetiva abordar a inter-relação entre os conceitos de Gestão do Conhecimento e Valor Percebido. Ocupa-se, também, de constatar a relevância da gestão do conhecimento como elemento diferenciador no processo de entrega de valor para os clientes. Apresenta, inicialmente, conceituação básica sobre gestão do conhecimento e valor percebido. Em seguida, são introduzidas idéias sobre identificação e construção de valor para os clientes. Após isso, há a contextualização do tema, abordando-se o valor percebido e o conhecimento e sua gestão do ponto de vista negocial. Analisa-se, a partir disto, uma pesquisa sobre a percepção de altos executivos em relação ao seu grupo de trabalho e conclui-se com apresentação da importância do conhecimento para o processo de construção de valor percebido, com exemplificação e concepção de diagrama de inter-relação dos conceitos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12817 10.4301/S1807-17752008000100006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12817 |
identifier_str_mv |
10.4301/S1807-17752008000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12817/14603 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
publisher.none.fl_str_mv |
TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Information Systems and Technology Management; v. 5 n. 1 (2008); 87-108 Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 5 No. 1 (2008); 87-108 Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 5 Núm. 1 (2008); 87-108 1807-1775 reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
collection |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jistem@usp.br |
_version_ |
1809284035407511552 |