Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12879 |
Resumo: | O planejamento da demanda consiste num conjunto de etapas que envolvem dois tipos principais de conhecimentos: o tácito e o explícito. É sob este contexto desses tipos de conhecimentos que o presente artigo foi desenvolvido. Procura relacionar o planejamento da demanda com a gestão do conhecimento, delimitada para os componentes de conhecimento tácito, explícito e cultural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa, de caráter exploratório, em cinco empresas, caracterizando-se como um estudo múlticasos, envolvendo entrevistas, observações e análises de documentos. Para análise e interpretação dos dados foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a presença de componentes desses três tipos de conhecimentos no planejamento da demanda, tais como: o uso de ferramentas de tecnologia da informação, experiência dos profissionais, interação coletiva, relações sociais e a visão corporativa, que direcionam os negócios da firma. |
id |
USP-33_d2f8def1864ea87d2c933b6035bd66d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/12879 |
network_acronym_str |
USP-33 |
network_name_str |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda Tacit, explicit, and cultural knowledge in demand planning Planejamento da demandagestão do conhecimentoconhecimento tácitoconhecimento explícitoplanejamento de marketingDemand planningknowledge managementtacit knowledgeexplicit knowledgemarketing planning O planejamento da demanda consiste num conjunto de etapas que envolvem dois tipos principais de conhecimentos: o tácito e o explícito. É sob este contexto desses tipos de conhecimentos que o presente artigo foi desenvolvido. Procura relacionar o planejamento da demanda com a gestão do conhecimento, delimitada para os componentes de conhecimento tácito, explícito e cultural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa, de caráter exploratório, em cinco empresas, caracterizando-se como um estudo múlticasos, envolvendo entrevistas, observações e análises de documentos. Para análise e interpretação dos dados foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a presença de componentes desses três tipos de conhecimentos no planejamento da demanda, tais como: o uso de ferramentas de tecnologia da informação, experiência dos profissionais, interação coletiva, relações sociais e a visão corporativa, que direcionam os negócios da firma. Demand planning consists in a set of steps which evolves two main types of knowledge: tacit and explicit. It is under these types of knowledge that the present article was developed. It aimed at relating the concept of demand planning with knowledge management, but delimited to its tacit, explicit, and cultural knowledge components. An exploratory research was done with five companies. Therefore, the study was characterized as multicases and evolded enterviews, observations, and documents analysis. The analysis was made by content analysis. The results evidenced the presence of a set of components related to the three types of knowledge in demand planning like: information technology tools, professional experience, collective interation, social relations, and a corporative view, which leads the company´ business. TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/1287910.4301/S1807-17752010000100010Journal of Information Systems and Technology Management; v. 7 n. 1 (2010); 205-226Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 No. 1 (2010); 205-226Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 Núm. 1 (2010); 205-2261807-1775reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12879/14669Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessPopadiuk, SilvioSantos, André Eduardo Miranda Dos2014-05-18T13:17:06Zoai:revistas.usp.br:article/12879Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jistem@usp.br1807-17751807-1775opendoar:2014-05-18T13:17:06Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda Tacit, explicit, and cultural knowledge in demand planning |
title |
Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda |
spellingShingle |
Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda Popadiuk, Silvio Planejamento da demanda gestão do conhecimento conhecimento tácito conhecimento explícito planejamento de marketing Demand planning knowledge management tacit knowledge explicit knowledge marketing planning |
title_short |
Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda |
title_full |
Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda |
title_fullStr |
Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda |
title_sort |
Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda |
author |
Popadiuk, Silvio |
author_facet |
Popadiuk, Silvio Santos, André Eduardo Miranda Dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, André Eduardo Miranda Dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Popadiuk, Silvio Santos, André Eduardo Miranda Dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento da demanda gestão do conhecimento conhecimento tácito conhecimento explícito planejamento de marketing Demand planning knowledge management tacit knowledge explicit knowledge marketing planning |
topic |
Planejamento da demanda gestão do conhecimento conhecimento tácito conhecimento explícito planejamento de marketing Demand planning knowledge management tacit knowledge explicit knowledge marketing planning |
description |
O planejamento da demanda consiste num conjunto de etapas que envolvem dois tipos principais de conhecimentos: o tácito e o explícito. É sob este contexto desses tipos de conhecimentos que o presente artigo foi desenvolvido. Procura relacionar o planejamento da demanda com a gestão do conhecimento, delimitada para os componentes de conhecimento tácito, explícito e cultural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa, de caráter exploratório, em cinco empresas, caracterizando-se como um estudo múlticasos, envolvendo entrevistas, observações e análises de documentos. Para análise e interpretação dos dados foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a presença de componentes desses três tipos de conhecimentos no planejamento da demanda, tais como: o uso de ferramentas de tecnologia da informação, experiência dos profissionais, interação coletiva, relações sociais e a visão corporativa, que direcionam os negócios da firma. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12879 10.4301/S1807-17752010000100010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12879 |
identifier_str_mv |
10.4301/S1807-17752010000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12879/14669 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
publisher.none.fl_str_mv |
TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Information Systems and Technology Management; v. 7 n. 1 (2010); 205-226 Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 No. 1 (2010); 205-226 Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 Núm. 1 (2010); 205-226 1807-1775 reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
collection |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jistem@usp.br |
_version_ |
1809284036018831360 |