Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Luís Fernando Rocha
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Darido, Suraya Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52891
Resumo: O propósito desse estudo foi investigaras relações entre os conteúdos das disciplinas de História e Ciências com a Educação Física. Assim, buscou-se apontar princípios para a organização dos conteúdos conforme os ciclos escolares do 6º ao 9º ano, garantindo sua integração com o projeto político pedagógico. Os resultados mostraram que os livros das demais disciplinas auxiliam a sistematização dos conteúdos da Educação Física na escola e que é fundamental o professor participar da elaboração do projeto político pedagógico e dos projetos de ensino, além de conhecer os livros didáticos adotados pela escola. Da mesma forma, é importante que se esclareça aos demais professores o corpo de conhecimentos específicos da Educação Física e qual seu papel nos projetos escolares, possibilitando a reflexão sobre como organizar os conteúdos e sobre como aproveitar as informações deste trabalho.
id USP-35_1f6481eb8c7564f884a22fd9a6f4cb91
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/52891
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola Contents of history and science disciplines and their relation to the organization of physical education curriculum in school Contenidos de los cursos de historia y de la ciencia y sus relaciones con la organización del currículo de educación física en la escuela SchoolbookPrinciples of teachingCurriculumLivro didáticoPrincípios de ensinoCurrículoLibros de textoLos principios de la enseñanzaPlan de studios O propósito desse estudo foi investigaras relações entre os conteúdos das disciplinas de História e Ciências com a Educação Física. Assim, buscou-se apontar princípios para a organização dos conteúdos conforme os ciclos escolares do 6º ao 9º ano, garantindo sua integração com o projeto político pedagógico. Os resultados mostraram que os livros das demais disciplinas auxiliam a sistematização dos conteúdos da Educação Física na escola e que é fundamental o professor participar da elaboração do projeto político pedagógico e dos projetos de ensino, além de conhecer os livros didáticos adotados pela escola. Da mesma forma, é importante que se esclareça aos demais professores o corpo de conhecimentos específicos da Educação Física e qual seu papel nos projetos escolares, possibilitando a reflexão sobre como organizar os conteúdos e sobre como aproveitar as informações deste trabalho. The purpose of this study was to investigate the relations between the contents of History and Science and Physical Education (PE) at school. Therefore, an effort was made to set principles to establish the sequence of contents for the 6t h to 9t h grades, and at the same time assuring the integration of PE to the school's political pedagogical proposal. The results demonstrate that those documents present a set of knowledge that offers possibilities to systematize the PE contents at school and show that the participation of PE teachers and their knowledge about books adopted is essential to build the political pedagogical proposal. Moreover, teachers from other disciplines should be aware of Physical Education specific knowledge and its value to school projects. This approach could lead to reflections on how to organize the contents while taking advantage of this work. El propósito de este estudio fue investigar la relación entre el contenido de las disciplinas de Historia y Ciencias con de la Educación Física. Por lo tanto, hemos tratado de señalar principios para la organización de contenidos como los ciclos escolares a partir del 6 º al 9 º grado, lo que asegura su integración con el proyecto político pedagógico. Los resultados mostraron que los libros de otras disciplinas ayudan a sistematizar los contenidos de la educación física en la escuela y el maestro es crucial que participen en el desarrollo de los proyectos de enseñanza políticos y pedagógicos, además de conocer los libros de texto aprobados por la escuela. Asimismo, es importante aclarar a otros profesores del cuerpo específico de conocimiento de la educación física y su papel en proyectos de la escuela, lo que permite la reflexión sobre la forma de organizar el contenido y la información sobre la manera de hacer este trabajo. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/5289110.1590/S1807-55092012000400013Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 4 (2012); 691-704 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 4 (2012); 691-704 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 4 (2012); 691-704 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52891/56821Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosário, Luís Fernando RochaDarido, Suraya Cristina2013-04-05T15:45:20Zoai:revistas.usp.br:article/52891Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2013-04-05T15:45:20Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
Contents of history and science disciplines and their relation to the organization of physical education curriculum in school
Contenidos de los cursos de historia y de la ciencia y sus relaciones con la organización del currículo de educación física en la escuela
title Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
spellingShingle Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
Rosário, Luís Fernando Rocha
Schoolbook
Principles of teaching
Curriculum
Livro didático
Princípios de ensino
Currículo
Libros de texto
Los principios de la enseñanza
Plan de studios
title_short Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
title_full Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
title_fullStr Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
title_full_unstemmed Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
title_sort Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
author Rosário, Luís Fernando Rocha
author_facet Rosário, Luís Fernando Rocha
Darido, Suraya Cristina
author_role author
author2 Darido, Suraya Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Luís Fernando Rocha
Darido, Suraya Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Schoolbook
Principles of teaching
Curriculum
Livro didático
Princípios de ensino
Currículo
Libros de texto
Los principios de la enseñanza
Plan de studios
topic Schoolbook
Principles of teaching
Curriculum
Livro didático
Princípios de ensino
Currículo
Libros de texto
Los principios de la enseñanza
Plan de studios
description O propósito desse estudo foi investigaras relações entre os conteúdos das disciplinas de História e Ciências com a Educação Física. Assim, buscou-se apontar princípios para a organização dos conteúdos conforme os ciclos escolares do 6º ao 9º ano, garantindo sua integração com o projeto político pedagógico. Os resultados mostraram que os livros das demais disciplinas auxiliam a sistematização dos conteúdos da Educação Física na escola e que é fundamental o professor participar da elaboração do projeto político pedagógico e dos projetos de ensino, além de conhecer os livros didáticos adotados pela escola. Da mesma forma, é importante que se esclareça aos demais professores o corpo de conhecimentos específicos da Educação Física e qual seu papel nos projetos escolares, possibilitando a reflexão sobre como organizar os conteúdos e sobre como aproveitar as informações deste trabalho.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52891
10.1590/S1807-55092012000400013
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52891
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092012000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52891/56821
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 4 (2012); 691-704
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 4 (2012); 691-704
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 4 (2012); 691-704
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222932048281600