Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52891 |
Resumo: | O propósito desse estudo foi investigaras relações entre os conteúdos das disciplinas de História e Ciências com a Educação Física. Assim, buscou-se apontar princípios para a organização dos conteúdos conforme os ciclos escolares do 6º ao 9º ano, garantindo sua integração com o projeto político pedagógico. Os resultados mostraram que os livros das demais disciplinas auxiliam a sistematização dos conteúdos da Educação Física na escola e que é fundamental o professor participar da elaboração do projeto político pedagógico e dos projetos de ensino, além de conhecer os livros didáticos adotados pela escola. Da mesma forma, é importante que se esclareça aos demais professores o corpo de conhecimentos específicos da Educação Física e qual seu papel nos projetos escolares, possibilitando a reflexão sobre como organizar os conteúdos e sobre como aproveitar as informações deste trabalho. |
id |
USP-35_1f6481eb8c7564f884a22fd9a6f4cb91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/52891 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola Contents of history and science disciplines and their relation to the organization of physical education curriculum in school Contenidos de los cursos de historia y de la ciencia y sus relaciones con la organización del currículo de educación física en la escuela SchoolbookPrinciples of teachingCurriculumLivro didáticoPrincípios de ensinoCurrículoLibros de textoLos principios de la enseñanzaPlan de studios O propósito desse estudo foi investigaras relações entre os conteúdos das disciplinas de História e Ciências com a Educação Física. Assim, buscou-se apontar princípios para a organização dos conteúdos conforme os ciclos escolares do 6º ao 9º ano, garantindo sua integração com o projeto político pedagógico. Os resultados mostraram que os livros das demais disciplinas auxiliam a sistematização dos conteúdos da Educação Física na escola e que é fundamental o professor participar da elaboração do projeto político pedagógico e dos projetos de ensino, além de conhecer os livros didáticos adotados pela escola. Da mesma forma, é importante que se esclareça aos demais professores o corpo de conhecimentos específicos da Educação Física e qual seu papel nos projetos escolares, possibilitando a reflexão sobre como organizar os conteúdos e sobre como aproveitar as informações deste trabalho. The purpose of this study was to investigate the relations between the contents of History and Science and Physical Education (PE) at school. Therefore, an effort was made to set principles to establish the sequence of contents for the 6t h to 9t h grades, and at the same time assuring the integration of PE to the school's political pedagogical proposal. The results demonstrate that those documents present a set of knowledge that offers possibilities to systematize the PE contents at school and show that the participation of PE teachers and their knowledge about books adopted is essential to build the political pedagogical proposal. Moreover, teachers from other disciplines should be aware of Physical Education specific knowledge and its value to school projects. This approach could lead to reflections on how to organize the contents while taking advantage of this work. El propósito de este estudio fue investigar la relación entre el contenido de las disciplinas de Historia y Ciencias con de la Educación Física. Por lo tanto, hemos tratado de señalar principios para la organización de contenidos como los ciclos escolares a partir del 6 º al 9 º grado, lo que asegura su integración con el proyecto político pedagógico. Los resultados mostraron que los libros de otras disciplinas ayudan a sistematizar los contenidos de la educación física en la escuela y el maestro es crucial que participen en el desarrollo de los proyectos de enseñanza políticos y pedagógicos, además de conocer los libros de texto aprobados por la escuela. Asimismo, es importante aclarar a otros profesores del cuerpo específico de conocimiento de la educación física y su papel en proyectos de la escuela, lo que permite la reflexión sobre la forma de organizar el contenido y la información sobre la manera de hacer este trabajo. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/5289110.1590/S1807-55092012000400013Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 4 (2012); 691-704 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 4 (2012); 691-704 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 4 (2012); 691-704 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52891/56821Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosário, Luís Fernando RochaDarido, Suraya Cristina2013-04-05T15:45:20Zoai:revistas.usp.br:article/52891Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2013-04-05T15:45:20Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola Contents of history and science disciplines and their relation to the organization of physical education curriculum in school Contenidos de los cursos de historia y de la ciencia y sus relaciones con la organización del currículo de educación física en la escuela |
title |
Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola |
spellingShingle |
Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola Rosário, Luís Fernando Rocha Schoolbook Principles of teaching Curriculum Livro didático Princípios de ensino Currículo Libros de texto Los principios de la enseñanza Plan de studios |
title_short |
Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola |
title_full |
Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola |
title_fullStr |
Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola |
title_full_unstemmed |
Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola |
title_sort |
Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola |
author |
Rosário, Luís Fernando Rocha |
author_facet |
Rosário, Luís Fernando Rocha Darido, Suraya Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Darido, Suraya Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosário, Luís Fernando Rocha Darido, Suraya Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Schoolbook Principles of teaching Curriculum Livro didático Princípios de ensino Currículo Libros de texto Los principios de la enseñanza Plan de studios |
topic |
Schoolbook Principles of teaching Curriculum Livro didático Princípios de ensino Currículo Libros de texto Los principios de la enseñanza Plan de studios |
description |
O propósito desse estudo foi investigaras relações entre os conteúdos das disciplinas de História e Ciências com a Educação Física. Assim, buscou-se apontar princípios para a organização dos conteúdos conforme os ciclos escolares do 6º ao 9º ano, garantindo sua integração com o projeto político pedagógico. Os resultados mostraram que os livros das demais disciplinas auxiliam a sistematização dos conteúdos da Educação Física na escola e que é fundamental o professor participar da elaboração do projeto político pedagógico e dos projetos de ensino, além de conhecer os livros didáticos adotados pela escola. Da mesma forma, é importante que se esclareça aos demais professores o corpo de conhecimentos específicos da Educação Física e qual seu papel nos projetos escolares, possibilitando a reflexão sobre como organizar os conteúdos e sobre como aproveitar as informações deste trabalho. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52891 10.1590/S1807-55092012000400013 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52891 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092012000400013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52891/56821 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 4 (2012); 691-704 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 4 (2012); 691-704 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 4 (2012); 691-704 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222932048281600 |