PHYSICAL EDUCATION IN THE COVID-19 ERA: REMOTE CLASSES IN GRADUATION DURING THE PANDEMIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/185359 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo analisar o impacto das atividades remotas nos cursos de Educação Física da Universidade da Região de Joinville/SC - Univille, durante o período pandêmico. O método adotado para investigação foi o descritivo e transversal. Participaram do estudo 110 estudantes, todos dos cursos de graduação em Educação Física da Univille. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário, organizado na plataforma Google Forms®, composto de 12 questões afrmativas, no modelo Escala Likert para mensuração das respostas. As perguntas foram organizadas em três categorias: Aprendizado, Caminho Profssional e Reconhecimento Intrínseco. Os dados depois de coletados foram organizados em uma planilha do programa SPSS® 16.0. Após a determinação da normalidade da distribuição dos dados, por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov, foi aplicado o teste de correlação de Pearson e os valores de p<0,05 foram considerados signifcativos. Ao efetuarmos a análise estatística em cada categoria, os resultados revelaram cinco associações lineares signifcativas moderadas. Uma no domínio Aprendizado (p-valor<0,002), duas no Caminho Profssional (p-valor<0,0003 e p-valor<0,003), e duas no Reconhecimento Intrínseco (p-valor<0,005 e p-valor<0,002). Para a análise entre categorias foram encontradas sete correlações moderadas. Duas no componente “Aprendizado e Caminho Profssional” (p-valor<0,004 e p-valor<0,002), três no “Aprendizado e Reconhecimento Intrínseco” (p-valor<0,005, p-valor<0,004 e p-valor<0,001), e duas na “Caminho Profssional e Reconhecimento Intrínseco” com o mesmo valor (p-valor<0,003). Diante das evidências encontradas, foi possível constatar por intermédio do predomínio de associações lineares signifcativas, que as atividades remotas difcultaram o processo ensino-aprendizagem para os acadêmicosdos cursos de Educação Física, durante a pandemia. |
id |
USP-35_351d06355c41a52649f15bb72b07536d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/185359 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PHYSICAL EDUCATION IN THE COVID-19 ERA: REMOTE CLASSES IN GRADUATION DURING THE PANDEMICA Educação Física na era Covid-19: as aulas remotas na graduação durante a pandemiaPandemicRemote ActivitiesPhysical EducationUndergraduatePandemiaAtividades RemotasEducação FísicaGraduaçãoEsta pesquisa teve por objetivo analisar o impacto das atividades remotas nos cursos de Educação Física da Universidade da Região de Joinville/SC - Univille, durante o período pandêmico. O método adotado para investigação foi o descritivo e transversal. Participaram do estudo 110 estudantes, todos dos cursos de graduação em Educação Física da Univille. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário, organizado na plataforma Google Forms®, composto de 12 questões afrmativas, no modelo Escala Likert para mensuração das respostas. As perguntas foram organizadas em três categorias: Aprendizado, Caminho Profssional e Reconhecimento Intrínseco. Os dados depois de coletados foram organizados em uma planilha do programa SPSS® 16.0. Após a determinação da normalidade da distribuição dos dados, por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov, foi aplicado o teste de correlação de Pearson e os valores de p<0,05 foram considerados signifcativos. Ao efetuarmos a análise estatística em cada categoria, os resultados revelaram cinco associações lineares signifcativas moderadas. Uma no domínio Aprendizado (p-valor<0,002), duas no Caminho Profssional (p-valor<0,0003 e p-valor<0,003), e duas no Reconhecimento Intrínseco (p-valor<0,005 e p-valor<0,002). Para a análise entre categorias foram encontradas sete correlações moderadas. Duas no componente “Aprendizado e Caminho Profssional” (p-valor<0,004 e p-valor<0,002), três no “Aprendizado e Reconhecimento Intrínseco” (p-valor<0,005, p-valor<0,004 e p-valor<0,001), e duas na “Caminho Profssional e Reconhecimento Intrínseco” com o mesmo valor (p-valor<0,003). Diante das evidências encontradas, foi possível constatar por intermédio do predomínio de associações lineares signifcativas, que as atividades remotas difcultaram o processo ensino-aprendizagem para os acadêmicosdos cursos de Educação Física, durante a pandemia. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18535910.11606/issn.1981-4690.v35i3p67-75Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 3 (2021); 67-75Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 3 (2021); 67-75Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 3 (2021); 67-751981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/185359/179807Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Eduarda Eugenia Dias de Sierpinski, Tatiane Cristine Rosa, Ricardo Clemente Joaquim, Victor Hugo Antonio Morales, Pedro Jorge Cortes Magri , Patricia Esther Fendrich 2022-02-16T21:01:29Zoai:revistas.usp.br:article/185359Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-02-16T21:01:29Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PHYSICAL EDUCATION IN THE COVID-19 ERA: REMOTE CLASSES IN GRADUATION DURING THE PANDEMIC A Educação Física na era Covid-19: as aulas remotas na graduação durante a pandemia |
title |
PHYSICAL EDUCATION IN THE COVID-19 ERA: REMOTE CLASSES IN GRADUATION DURING THE PANDEMIC |
spellingShingle |
PHYSICAL EDUCATION IN THE COVID-19 ERA: REMOTE CLASSES IN GRADUATION DURING THE PANDEMIC Jesus, Eduarda Eugenia Dias de Pandemic Remote Activities Physical Education Undergraduate Pandemia Atividades Remotas Educação Física Graduação |
title_short |
PHYSICAL EDUCATION IN THE COVID-19 ERA: REMOTE CLASSES IN GRADUATION DURING THE PANDEMIC |
title_full |
PHYSICAL EDUCATION IN THE COVID-19 ERA: REMOTE CLASSES IN GRADUATION DURING THE PANDEMIC |
title_fullStr |
PHYSICAL EDUCATION IN THE COVID-19 ERA: REMOTE CLASSES IN GRADUATION DURING THE PANDEMIC |
title_full_unstemmed |
PHYSICAL EDUCATION IN THE COVID-19 ERA: REMOTE CLASSES IN GRADUATION DURING THE PANDEMIC |
title_sort |
PHYSICAL EDUCATION IN THE COVID-19 ERA: REMOTE CLASSES IN GRADUATION DURING THE PANDEMIC |
author |
Jesus, Eduarda Eugenia Dias de |
author_facet |
Jesus, Eduarda Eugenia Dias de Sierpinski, Tatiane Cristine Rosa, Ricardo Clemente Joaquim, Victor Hugo Antonio Morales, Pedro Jorge Cortes Magri , Patricia Esther Fendrich |
author_role |
author |
author2 |
Sierpinski, Tatiane Cristine Rosa, Ricardo Clemente Joaquim, Victor Hugo Antonio Morales, Pedro Jorge Cortes Magri , Patricia Esther Fendrich |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Eduarda Eugenia Dias de Sierpinski, Tatiane Cristine Rosa, Ricardo Clemente Joaquim, Victor Hugo Antonio Morales, Pedro Jorge Cortes Magri , Patricia Esther Fendrich |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemic Remote Activities Physical Education Undergraduate Pandemia Atividades Remotas Educação Física Graduação |
topic |
Pandemic Remote Activities Physical Education Undergraduate Pandemia Atividades Remotas Educação Física Graduação |
description |
Esta pesquisa teve por objetivo analisar o impacto das atividades remotas nos cursos de Educação Física da Universidade da Região de Joinville/SC - Univille, durante o período pandêmico. O método adotado para investigação foi o descritivo e transversal. Participaram do estudo 110 estudantes, todos dos cursos de graduação em Educação Física da Univille. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário, organizado na plataforma Google Forms®, composto de 12 questões afrmativas, no modelo Escala Likert para mensuração das respostas. As perguntas foram organizadas em três categorias: Aprendizado, Caminho Profssional e Reconhecimento Intrínseco. Os dados depois de coletados foram organizados em uma planilha do programa SPSS® 16.0. Após a determinação da normalidade da distribuição dos dados, por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov, foi aplicado o teste de correlação de Pearson e os valores de p<0,05 foram considerados signifcativos. Ao efetuarmos a análise estatística em cada categoria, os resultados revelaram cinco associações lineares signifcativas moderadas. Uma no domínio Aprendizado (p-valor<0,002), duas no Caminho Profssional (p-valor<0,0003 e p-valor<0,003), e duas no Reconhecimento Intrínseco (p-valor<0,005 e p-valor<0,002). Para a análise entre categorias foram encontradas sete correlações moderadas. Duas no componente “Aprendizado e Caminho Profssional” (p-valor<0,004 e p-valor<0,002), três no “Aprendizado e Reconhecimento Intrínseco” (p-valor<0,005, p-valor<0,004 e p-valor<0,001), e duas na “Caminho Profssional e Reconhecimento Intrínseco” com o mesmo valor (p-valor<0,003). Diante das evidências encontradas, foi possível constatar por intermédio do predomínio de associações lineares signifcativas, que as atividades remotas difcultaram o processo ensino-aprendizagem para os acadêmicosdos cursos de Educação Física, durante a pandemia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/185359 10.11606/issn.1981-4690.v35i3p67-75 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/185359 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-4690.v35i3p67-75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/185359/179807 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 3 (2021); 67-75 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 3 (2021); 67-75 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 3 (2021); 67-75 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222935187718144 |