History of life and construction of knowledges of physical education teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16759 |
Resumo: | Considerando que os saberes dos professores são construídos ao longo dos diversos momentos de sua vida discente e docente, e que essa temática deveria ser mais abordada durante a formação inicial de professores, o objetivo deste estudo foi analisar a trajetória de vida de duas professoras de educação física escolar, sendo uma experiente (PE), com quase 30 anos de carreira, e uma novata (PN), com aproximadamente um ano e meio de carreira, dos ensinos fundamental e médio da rede pública da cidade de São Carlos-SP. Para tanto, a pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados conduziu à elaboração das seguintes categorias: 1) a infância e os possíveis reflexos na atuação profissional, que apresentou a escola e a relação com os pais como grandes responsáveis pela transmissão de valores do que é ser professor; 2) visão de curso/universidade, destacando o apreço sobre o período acadêmico na visão da PE e da PN; 3) dificuldades/reflexões sobre a vida docente, que revelou os obstáculos encontrados pela PN em seu início de carreira e, também, as artimanhas utilizadas pela PE ao lidar com as incertezas que envolvem a prática docente. Desta forma, ressaltamos que as trajetórias de vida dos professores, quando analisadas como uma perspectiva metodológica, podem apresentar aspectos importantes para futuros professores e também auxiliar os docentes durante as suas intervenções pedagógicas, pois o docente que relaciona e reflete a sua trajetória de vida com a sua atuação na escola pode reconstruir as suas intervenções e tornar-se um profissional melhor |
id |
USP-35_4b2c81289a6d3324ac3303f6391063a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16759 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
History of life and construction of knowledges of physical education teachers Trajetória de vida e construção dos saberes de professoras de educação física Histórias de vidaSaberes docentesEducação física escolarTeaching knowledgeTeaching educationPhysical education Considerando que os saberes dos professores são construídos ao longo dos diversos momentos de sua vida discente e docente, e que essa temática deveria ser mais abordada durante a formação inicial de professores, o objetivo deste estudo foi analisar a trajetória de vida de duas professoras de educação física escolar, sendo uma experiente (PE), com quase 30 anos de carreira, e uma novata (PN), com aproximadamente um ano e meio de carreira, dos ensinos fundamental e médio da rede pública da cidade de São Carlos-SP. Para tanto, a pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados conduziu à elaboração das seguintes categorias: 1) a infância e os possíveis reflexos na atuação profissional, que apresentou a escola e a relação com os pais como grandes responsáveis pela transmissão de valores do que é ser professor; 2) visão de curso/universidade, destacando o apreço sobre o período acadêmico na visão da PE e da PN; 3) dificuldades/reflexões sobre a vida docente, que revelou os obstáculos encontrados pela PN em seu início de carreira e, também, as artimanhas utilizadas pela PE ao lidar com as incertezas que envolvem a prática docente. Desta forma, ressaltamos que as trajetórias de vida dos professores, quando analisadas como uma perspectiva metodológica, podem apresentar aspectos importantes para futuros professores e também auxiliar os docentes durante as suas intervenções pedagógicas, pois o docente que relaciona e reflete a sua trajetória de vida com a sua atuação na escola pode reconstruir as suas intervenções e tornar-se um profissional melhor Considering that the teacher's knowledge is built throughout several moments of the teachers' lives, both as students and as teachers, and that this subject should be approached more frequently during the initial years of their teaching education, the objective of this study was to analyze the courses of life of two teachers of Physical Education: an experienced teacher (ET), with almost 30 years of teaching experience, and a novice teacher (NT), with nearly one and a half years of teaching, of elementary and secondary schools in the city of São Carlos (São Paulo). We used a qualitative approach with a semi-structured interviews. The analysis of the data led to the production of the following categories: 1) the childhood and the possible reflexes in the professional action, which presented the school and the relationship with the parents as the responsible parts for the transmission of values of what being a teacher is; 2) perspective of the course/university, eliciting the regard for the academic period in the view of both the ET and the NT; 3) difficulties/reflections about the teaching life, which revealed the obstacles found by NT in the beginning of her career, and also the knowledgeable ways adopted by ET when she dealt with the uncertainties that are involved in the teaching practice. In the view of that, we emphasize that the course of life of the teachers, when analyzed as a methodological perspective, can present important aspects for the prospect teachers, and they can also assist the teachers during their educational interventions because the teacher that associates and reflects his life course with his actions in the school can reconstruct his interventions and become a better professional Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1675910.1590/S1807-55092010000200006Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 2 (2010); 223-238 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 2 (2010); 223-238 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 2 (2010); 223-238 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16759/18472Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim Filho, Mário Lucio deRamos, Glauco Nunes Souto2012-05-22T12:40:55Zoai:revistas.usp.br:article/16759Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:40:55Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
History of life and construction of knowledges of physical education teachers Trajetória de vida e construção dos saberes de professoras de educação física |
title |
History of life and construction of knowledges of physical education teachers |
spellingShingle |
History of life and construction of knowledges of physical education teachers Amorim Filho, Mário Lucio de Histórias de vida Saberes docentes Educação física escolar Teaching knowledge Teaching education Physical education |
title_short |
History of life and construction of knowledges of physical education teachers |
title_full |
History of life and construction of knowledges of physical education teachers |
title_fullStr |
History of life and construction of knowledges of physical education teachers |
title_full_unstemmed |
History of life and construction of knowledges of physical education teachers |
title_sort |
History of life and construction of knowledges of physical education teachers |
author |
Amorim Filho, Mário Lucio de |
author_facet |
Amorim Filho, Mário Lucio de Ramos, Glauco Nunes Souto |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Glauco Nunes Souto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim Filho, Mário Lucio de Ramos, Glauco Nunes Souto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias de vida Saberes docentes Educação física escolar Teaching knowledge Teaching education Physical education |
topic |
Histórias de vida Saberes docentes Educação física escolar Teaching knowledge Teaching education Physical education |
description |
Considerando que os saberes dos professores são construídos ao longo dos diversos momentos de sua vida discente e docente, e que essa temática deveria ser mais abordada durante a formação inicial de professores, o objetivo deste estudo foi analisar a trajetória de vida de duas professoras de educação física escolar, sendo uma experiente (PE), com quase 30 anos de carreira, e uma novata (PN), com aproximadamente um ano e meio de carreira, dos ensinos fundamental e médio da rede pública da cidade de São Carlos-SP. Para tanto, a pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados conduziu à elaboração das seguintes categorias: 1) a infância e os possíveis reflexos na atuação profissional, que apresentou a escola e a relação com os pais como grandes responsáveis pela transmissão de valores do que é ser professor; 2) visão de curso/universidade, destacando o apreço sobre o período acadêmico na visão da PE e da PN; 3) dificuldades/reflexões sobre a vida docente, que revelou os obstáculos encontrados pela PN em seu início de carreira e, também, as artimanhas utilizadas pela PE ao lidar com as incertezas que envolvem a prática docente. Desta forma, ressaltamos que as trajetórias de vida dos professores, quando analisadas como uma perspectiva metodológica, podem apresentar aspectos importantes para futuros professores e também auxiliar os docentes durante as suas intervenções pedagógicas, pois o docente que relaciona e reflete a sua trajetória de vida com a sua atuação na escola pode reconstruir as suas intervenções e tornar-se um profissional melhor |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16759 10.1590/S1807-55092010000200006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16759 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092010000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16759/18472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 2 (2010); 223-238 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 2 (2010); 223-238 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 2 (2010); 223-238 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222931323715584 |