History of life and construction of knowledges of physical education teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim Filho, Mário Lucio de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ramos, Glauco Nunes Souto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16759
Resumo: Considerando que os saberes dos professores são construídos ao longo dos diversos momentos de sua vida discente e docente, e que essa temática deveria ser mais abordada durante a formação inicial de professores, o objetivo deste estudo foi analisar a trajetória de vida de duas professoras de educação física escolar, sendo uma experiente (PE), com quase 30 anos de carreira, e uma novata (PN), com aproximadamente um ano e meio de carreira, dos ensinos fundamental e médio da rede pública da cidade de São Carlos-SP. Para tanto, a pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados conduziu à elaboração das seguintes categorias: 1) a infância e os possíveis reflexos na atuação profissional, que apresentou a escola e a relação com os pais como grandes responsáveis pela transmissão de valores do que é ser professor; 2) visão de curso/universidade, destacando o apreço sobre o período acadêmico na visão da PE e da PN; 3) dificuldades/reflexões sobre a vida docente, que revelou os obstáculos encontrados pela PN em seu início de carreira e, também, as artimanhas utilizadas pela PE ao lidar com as incertezas que envolvem a prática docente. Desta forma, ressaltamos que as trajetórias de vida dos professores, quando analisadas como uma perspectiva metodológica, podem apresentar aspectos importantes para futuros professores e também auxiliar os docentes durante as suas intervenções pedagógicas, pois o docente que relaciona e reflete a sua trajetória de vida com a sua atuação na escola pode reconstruir as suas intervenções e tornar-se um profissional melhor
id USP-35_4b2c81289a6d3324ac3303f6391063a4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16759
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling History of life and construction of knowledges of physical education teachers Trajetória de vida e construção dos saberes de professoras de educação física Histórias de vidaSaberes docentesEducação física escolarTeaching knowledgeTeaching educationPhysical education Considerando que os saberes dos professores são construídos ao longo dos diversos momentos de sua vida discente e docente, e que essa temática deveria ser mais abordada durante a formação inicial de professores, o objetivo deste estudo foi analisar a trajetória de vida de duas professoras de educação física escolar, sendo uma experiente (PE), com quase 30 anos de carreira, e uma novata (PN), com aproximadamente um ano e meio de carreira, dos ensinos fundamental e médio da rede pública da cidade de São Carlos-SP. Para tanto, a pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados conduziu à elaboração das seguintes categorias: 1) a infância e os possíveis reflexos na atuação profissional, que apresentou a escola e a relação com os pais como grandes responsáveis pela transmissão de valores do que é ser professor; 2) visão de curso/universidade, destacando o apreço sobre o período acadêmico na visão da PE e da PN; 3) dificuldades/reflexões sobre a vida docente, que revelou os obstáculos encontrados pela PN em seu início de carreira e, também, as artimanhas utilizadas pela PE ao lidar com as incertezas que envolvem a prática docente. Desta forma, ressaltamos que as trajetórias de vida dos professores, quando analisadas como uma perspectiva metodológica, podem apresentar aspectos importantes para futuros professores e também auxiliar os docentes durante as suas intervenções pedagógicas, pois o docente que relaciona e reflete a sua trajetória de vida com a sua atuação na escola pode reconstruir as suas intervenções e tornar-se um profissional melhor Considering that the teacher's knowledge is built throughout several moments of the teachers' lives, both as students and as teachers, and that this subject should be approached more frequently during the initial years of their teaching education, the objective of this study was to analyze the courses of life of two teachers of Physical Education: an experienced teacher (ET), with almost 30 years of teaching experience, and a novice teacher (NT), with nearly one and a half years of teaching, of elementary and secondary schools in the city of São Carlos (São Paulo). We used a qualitative approach with a semi-structured interviews. The analysis of the data led to the production of the following categories: 1) the childhood and the possible reflexes in the professional action, which presented the school and the relationship with the parents as the responsible parts for the transmission of values of what being a teacher is; 2) perspective of the course/university, eliciting the regard for the academic period in the view of both the ET and the NT; 3) difficulties/reflections about the teaching life, which revealed the obstacles found by NT in the beginning of her career, and also the knowledgeable ways adopted by ET when she dealt with the uncertainties that are involved in the teaching practice. In the view of that, we emphasize that the course of life of the teachers, when analyzed as a methodological perspective, can present important aspects for the prospect teachers, and they can also assist the teachers during their educational interventions because the teacher that associates and reflects his life course with his actions in the school can reconstruct his interventions and become a better professional Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1675910.1590/S1807-55092010000200006Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 2 (2010); 223-238 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 2 (2010); 223-238 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 2 (2010); 223-238 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16759/18472Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim Filho, Mário Lucio deRamos, Glauco Nunes Souto2012-05-22T12:40:55Zoai:revistas.usp.br:article/16759Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:40:55Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv History of life and construction of knowledges of physical education teachers
Trajetória de vida e construção dos saberes de professoras de educação física
title History of life and construction of knowledges of physical education teachers
spellingShingle History of life and construction of knowledges of physical education teachers
Amorim Filho, Mário Lucio de
Histórias de vida
Saberes docentes
Educação física escolar
Teaching knowledge
Teaching education
Physical education
title_short History of life and construction of knowledges of physical education teachers
title_full History of life and construction of knowledges of physical education teachers
title_fullStr History of life and construction of knowledges of physical education teachers
title_full_unstemmed History of life and construction of knowledges of physical education teachers
title_sort History of life and construction of knowledges of physical education teachers
author Amorim Filho, Mário Lucio de
author_facet Amorim Filho, Mário Lucio de
Ramos, Glauco Nunes Souto
author_role author
author2 Ramos, Glauco Nunes Souto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim Filho, Mário Lucio de
Ramos, Glauco Nunes Souto
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias de vida
Saberes docentes
Educação física escolar
Teaching knowledge
Teaching education
Physical education
topic Histórias de vida
Saberes docentes
Educação física escolar
Teaching knowledge
Teaching education
Physical education
description Considerando que os saberes dos professores são construídos ao longo dos diversos momentos de sua vida discente e docente, e que essa temática deveria ser mais abordada durante a formação inicial de professores, o objetivo deste estudo foi analisar a trajetória de vida de duas professoras de educação física escolar, sendo uma experiente (PE), com quase 30 anos de carreira, e uma novata (PN), com aproximadamente um ano e meio de carreira, dos ensinos fundamental e médio da rede pública da cidade de São Carlos-SP. Para tanto, a pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados conduziu à elaboração das seguintes categorias: 1) a infância e os possíveis reflexos na atuação profissional, que apresentou a escola e a relação com os pais como grandes responsáveis pela transmissão de valores do que é ser professor; 2) visão de curso/universidade, destacando o apreço sobre o período acadêmico na visão da PE e da PN; 3) dificuldades/reflexões sobre a vida docente, que revelou os obstáculos encontrados pela PN em seu início de carreira e, também, as artimanhas utilizadas pela PE ao lidar com as incertezas que envolvem a prática docente. Desta forma, ressaltamos que as trajetórias de vida dos professores, quando analisadas como uma perspectiva metodológica, podem apresentar aspectos importantes para futuros professores e também auxiliar os docentes durante as suas intervenções pedagógicas, pois o docente que relaciona e reflete a sua trajetória de vida com a sua atuação na escola pode reconstruir as suas intervenções e tornar-se um profissional melhor
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16759
10.1590/S1807-55092010000200006
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16759
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092010000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16759/18472
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 2 (2010); 223-238
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 2 (2010); 223-238
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 2 (2010); 223-238
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931323715584