Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Daniel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Graça, Amândio Braga dos Santos, Nascimento, Juarez Vieira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16818
Resumo: O conhecimento pedagógico do conteúdo integra a base de conhecimentos para o ensino - conjunto de conhecimentos necessários ao professor - juntamente com aqueles relativos às características dos alunos, aos conteúdos da matéria de ensino, à pedagogia geral e aos contextos que circundam a aprendizagem. Considerando sua importância na formação inicial de professores, o objetivo deste ensaio foi o de analisar a estrutura da base de conhecimentos dos futuros professores de Educação Física sob a perspectiva do conhecimento pedagógico do conteúdo, buscando contribuir com o debate a respeito do papel desse conhecimento no planejamento e na implementação das situações de ensino e aprendizagem, bem como na formação docente dos estudantes-professores. Diante do referencial teórico analisado, pode-se compreender o conhecimento pedagógico do conteúdo como aquele que o estudante-professor utiliza para, a partir dos seus objetivos, da realidade dos alunos e das características do contexto de ensino e aprendizagem, convocar, gerir e fazer interagir os conhecimentos da base de conhecimentos para o ensino, visando à adaptação, à transformação e à implementação do conhecimento do conteúdo a ser ensinado, de modo a torná-lo compreensível e ensinável aos alunos. Para alcançar esses objetivos, a literatura sugere a aproximação do contexto de formação inicial em Educação Física daquele de atuação profissional do professor na Educação Básica, além da ampliação das oportunidades para que os estudantes-professores se defrontem com diferentes dilemas e situações-problema ao longo da formação inicial. Tais estratégias fomentarão a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo e, consequentemente, o delineamento da personalidade docente dos futuros professores.
id USP-35_55881c1dbaa4cc5033ff4dd533f55f49
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16818
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo Reinterpretation of the theoretical conceptual framework of pedagogical content knowledge Formação de professoresDocênciaPreparação docenteBase de conhecimentosFormation of teachersTeachingTeaching preparationKnowledge base O conhecimento pedagógico do conteúdo integra a base de conhecimentos para o ensino - conjunto de conhecimentos necessários ao professor - juntamente com aqueles relativos às características dos alunos, aos conteúdos da matéria de ensino, à pedagogia geral e aos contextos que circundam a aprendizagem. Considerando sua importância na formação inicial de professores, o objetivo deste ensaio foi o de analisar a estrutura da base de conhecimentos dos futuros professores de Educação Física sob a perspectiva do conhecimento pedagógico do conteúdo, buscando contribuir com o debate a respeito do papel desse conhecimento no planejamento e na implementação das situações de ensino e aprendizagem, bem como na formação docente dos estudantes-professores. Diante do referencial teórico analisado, pode-se compreender o conhecimento pedagógico do conteúdo como aquele que o estudante-professor utiliza para, a partir dos seus objetivos, da realidade dos alunos e das características do contexto de ensino e aprendizagem, convocar, gerir e fazer interagir os conhecimentos da base de conhecimentos para o ensino, visando à adaptação, à transformação e à implementação do conhecimento do conteúdo a ser ensinado, de modo a torná-lo compreensível e ensinável aos alunos. Para alcançar esses objetivos, a literatura sugere a aproximação do contexto de formação inicial em Educação Física daquele de atuação profissional do professor na Educação Básica, além da ampliação das oportunidades para que os estudantes-professores se defrontem com diferentes dilemas e situações-problema ao longo da formação inicial. Tais estratégias fomentarão a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo e, consequentemente, o delineamento da personalidade docente dos futuros professores. The pedagogical content knowledge integrates the knowledge base for teaching - body of knowledge needed by the teacher - together with the knowledge related to the students' characteristics, the topic of the classes, general pedagogy, and contexts of learning. Taking into account its importance in the formation of prospective teachers, this essay aimed to analyze the framework of the base of knowledge of future Physical Education teachers from the perspective of pedagogical content knowledge, seeking to contribute with the debate on the role of this knowledge on the planning, implementation of teaching and learning situations, and on the teaching formation of prospective teachers as well. Concerning the theoretical framework analyzed, the pedagogical content knowledge can be comprehended as that the teacher-student utilize to, from its objectives, reality of the students, and characteristic of the teaching and learning context, summon, manage and make the knowledge of the knowledge base for teaching interact, seeking the adaptation, transformation, and implementation of the content knowledge to be taught, so that it becomes comprehensible and teachable to students. To achieve these objectives, the literature suggests the approach of the initial context of teacher education in Physical Education of that the professional work of teachers in basic education, in addition to increasing opportunities for prospective teachers are faced with different dilemmas and problematic situations along initial training. Such strategies encourage the construction of pedagogical content knowledge and, consequently, the delineation of teacher personality of future teachers. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1681810.1590/S1807-55092011000200013Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 n. 2 (2011); 323-339 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 Núm. 2 (2011); 323-339 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 No. 2 (2011); 323-339 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16818/18531Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcon, DanielGraça, Amândio Braga dos SantosNascimento, Juarez Vieira do2012-05-22T12:47:13Zoai:revistas.usp.br:article/16818Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:47:13Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo
Reinterpretation of the theoretical conceptual framework of pedagogical content knowledge
title Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo
spellingShingle Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo
Marcon, Daniel
Formação de professores
Docência
Preparação docente
Base de conhecimentos
Formation of teachers
Teaching
Teaching preparation
Knowledge base
title_short Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo
title_full Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo
title_fullStr Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo
title_full_unstemmed Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo
title_sort Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo
author Marcon, Daniel
author_facet Marcon, Daniel
Graça, Amândio Braga dos Santos
Nascimento, Juarez Vieira do
author_role author
author2 Graça, Amândio Braga dos Santos
Nascimento, Juarez Vieira do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Daniel
Graça, Amândio Braga dos Santos
Nascimento, Juarez Vieira do
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Docência
Preparação docente
Base de conhecimentos
Formation of teachers
Teaching
Teaching preparation
Knowledge base
topic Formação de professores
Docência
Preparação docente
Base de conhecimentos
Formation of teachers
Teaching
Teaching preparation
Knowledge base
description O conhecimento pedagógico do conteúdo integra a base de conhecimentos para o ensino - conjunto de conhecimentos necessários ao professor - juntamente com aqueles relativos às características dos alunos, aos conteúdos da matéria de ensino, à pedagogia geral e aos contextos que circundam a aprendizagem. Considerando sua importância na formação inicial de professores, o objetivo deste ensaio foi o de analisar a estrutura da base de conhecimentos dos futuros professores de Educação Física sob a perspectiva do conhecimento pedagógico do conteúdo, buscando contribuir com o debate a respeito do papel desse conhecimento no planejamento e na implementação das situações de ensino e aprendizagem, bem como na formação docente dos estudantes-professores. Diante do referencial teórico analisado, pode-se compreender o conhecimento pedagógico do conteúdo como aquele que o estudante-professor utiliza para, a partir dos seus objetivos, da realidade dos alunos e das características do contexto de ensino e aprendizagem, convocar, gerir e fazer interagir os conhecimentos da base de conhecimentos para o ensino, visando à adaptação, à transformação e à implementação do conhecimento do conteúdo a ser ensinado, de modo a torná-lo compreensível e ensinável aos alunos. Para alcançar esses objetivos, a literatura sugere a aproximação do contexto de formação inicial em Educação Física daquele de atuação profissional do professor na Educação Básica, além da ampliação das oportunidades para que os estudantes-professores se defrontem com diferentes dilemas e situações-problema ao longo da formação inicial. Tais estratégias fomentarão a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo e, consequentemente, o delineamento da personalidade docente dos futuros professores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16818
10.1590/S1807-55092011000200013
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16818
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092011000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16818/18531
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 n. 2 (2011); 323-339
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 Núm. 2 (2011); 323-339
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 No. 2 (2011); 323-339
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931452690432