Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seron, Bruna Barboza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Interdonato, Giovanna Carla, Luiz Junior, Clovis Corrêa, Greguol, Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45894
Resumo: A prática de atividade física é reconhecida como uma potente ferramenta na prevenção de doenças crônico-degenerativas, entretanto ainda se observa um elevado índice de sedentarismo na população, especialmente na parcela composta por pessoas com deficiência. O objetivo desse estudo foi analisar a prática habitual de atividade física em adolescentes com deficiência visual. Para tanto, 16 adolescentes com deficiência visual (idade = 12,81 ± 2,07 anos) responderam a questionários e utilizaram pedômetro por quatro dias. Foi utilizada estatística descritiva, teste t independente e correlação, adotando-se em todas as situações significância de alfa < 0,05. Os dados mostraram que o nível de atividade física entre os adolescentes foi abaixo do recomendável, sendo que as meninas e aqueles com deficiência total apresentaram piores resultados. Os adolescentes mostraram-se significativamente mais ativos durante a semana. Desta forma, conclui-se que os adolescentes pesquisados eram insuficientemente ativos, necessitando de mais programas de intervenção.
id USP-35_976a534b148126b04de2cd017ac3e082
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/45894
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visualHabitual physical activity among adolescents with visual impairmentsLa actividad física habitual entre los adolescentes con discapacidad visualPedometerVisual impairmentSedentaryPodómetroDiscapacidad visualActividad físicaPedômetroDeficiência visualSedentarismoA prática de atividade física é reconhecida como uma potente ferramenta na prevenção de doenças crônico-degenerativas, entretanto ainda se observa um elevado índice de sedentarismo na população, especialmente na parcela composta por pessoas com deficiência. O objetivo desse estudo foi analisar a prática habitual de atividade física em adolescentes com deficiência visual. Para tanto, 16 adolescentes com deficiência visual (idade = 12,81 ± 2,07 anos) responderam a questionários e utilizaram pedômetro por quatro dias. Foi utilizada estatística descritiva, teste t independente e correlação, adotando-se em todas as situações significância de alfa < 0,05. Os dados mostraram que o nível de atividade física entre os adolescentes foi abaixo do recomendável, sendo que as meninas e aqueles com deficiência total apresentaram piores resultados. Os adolescentes mostraram-se significativamente mais ativos durante a semana. Desta forma, conclui-se que os adolescentes pesquisados eram insuficientemente ativos, necessitando de mais programas de intervenção.La actividad física es reconocida como una herramienta en la prevención de las enfermedades crónicas degenerativas, sin embargo, ha observado una alta tasa de inactividad de la población, sobre todo en la parte compuesta por personas con discapacidad. El objetivo de este estudio fue analizar la práctica de actividad física en adolescentes con discapacidad visual. Para ello, 16 adolescentes con discapacidad visual (edad = 12,81 ± 2,07 años) completaron cuestionarios y se utilizó podómetro durante 4 días. Fue utilizada estadística descriptiva, prueba t independiente y correlación, importancia de la alfa < 0,05. Los datos mostraron que el nivel de actividad física entre los adolescentes fue menor de lo recomendado, y las niñas y las personas con discapacidad tienen los peores resultados globales. Los adolescentes fueron significativamente más activos durante la semana. Por lo tanto, se concluye que los adolescentes encuestados no eran suficientemente activos, que exige más programas de intervención.Physical activity practice is known as a great tool in chronic diseases prevention, however we can observe a high prevalence of sedentary habits, especially among people with disability. The purpose of this study was to analyze habitual physical activity practice in adolescents with visual impairment. For that, 16 adolescents with visual impairment (age = 12.81 ± 2.07 years old) answered a questionnaire and used pedometer for four days. It was used descriptive statistic, independent T test and correlation, in every case with significance level alpha < 0.05. Results showed that physical activity level among adolescents was often below the recommended parameters. Girls and those with total visual impairment presented worse results. Adolescents exhibited higher physical activity level in week days. Thus, we can conclude that adolescents were insufficiently actives, what indicates the necessity of more interventions.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/4589410.1590/S1807-55092012000200006Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 2 (2012); 231-239Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 2 (2012); 231-239Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 2 (2012); 231-2391981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45894/49497Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeron, Bruna BarbozaInterdonato, Giovanna CarlaLuiz Junior, Clovis CorrêaGreguol, Márcia2012-10-11T16:23:09Zoai:revistas.usp.br:article/45894Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-10-11T16:23:09Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual
Habitual physical activity among adolescents with visual impairments
La actividad física habitual entre los adolescentes con discapacidad visual
title Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual
spellingShingle Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual
Seron, Bruna Barboza
Pedometer
Visual impairment
Sedentary
Podómetro
Discapacidad visual
Actividad física
Pedômetro
Deficiência visual
Sedentarismo
title_short Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual
title_full Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual
title_fullStr Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual
title_full_unstemmed Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual
title_sort Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual
author Seron, Bruna Barboza
author_facet Seron, Bruna Barboza
Interdonato, Giovanna Carla
Luiz Junior, Clovis Corrêa
Greguol, Márcia
author_role author
author2 Interdonato, Giovanna Carla
Luiz Junior, Clovis Corrêa
Greguol, Márcia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seron, Bruna Barboza
Interdonato, Giovanna Carla
Luiz Junior, Clovis Corrêa
Greguol, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Pedometer
Visual impairment
Sedentary
Podómetro
Discapacidad visual
Actividad física
Pedômetro
Deficiência visual
Sedentarismo
topic Pedometer
Visual impairment
Sedentary
Podómetro
Discapacidad visual
Actividad física
Pedômetro
Deficiência visual
Sedentarismo
description A prática de atividade física é reconhecida como uma potente ferramenta na prevenção de doenças crônico-degenerativas, entretanto ainda se observa um elevado índice de sedentarismo na população, especialmente na parcela composta por pessoas com deficiência. O objetivo desse estudo foi analisar a prática habitual de atividade física em adolescentes com deficiência visual. Para tanto, 16 adolescentes com deficiência visual (idade = 12,81 ± 2,07 anos) responderam a questionários e utilizaram pedômetro por quatro dias. Foi utilizada estatística descritiva, teste t independente e correlação, adotando-se em todas as situações significância de alfa < 0,05. Os dados mostraram que o nível de atividade física entre os adolescentes foi abaixo do recomendável, sendo que as meninas e aqueles com deficiência total apresentaram piores resultados. Os adolescentes mostraram-se significativamente mais ativos durante a semana. Desta forma, conclui-se que os adolescentes pesquisados eram insuficientemente ativos, necessitando de mais programas de intervenção.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45894
10.1590/S1807-55092012000200006
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45894
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092012000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45894/49497
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 2 (2012); 231-239
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 2 (2012); 231-239
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 2 (2012); 231-239
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931952861184