Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45894 |
Resumo: | A prática de atividade física é reconhecida como uma potente ferramenta na prevenção de doenças crônico-degenerativas, entretanto ainda se observa um elevado índice de sedentarismo na população, especialmente na parcela composta por pessoas com deficiência. O objetivo desse estudo foi analisar a prática habitual de atividade física em adolescentes com deficiência visual. Para tanto, 16 adolescentes com deficiência visual (idade = 12,81 ± 2,07 anos) responderam a questionários e utilizaram pedômetro por quatro dias. Foi utilizada estatística descritiva, teste t independente e correlação, adotando-se em todas as situações significância de alfa < 0,05. Os dados mostraram que o nível de atividade física entre os adolescentes foi abaixo do recomendável, sendo que as meninas e aqueles com deficiência total apresentaram piores resultados. Os adolescentes mostraram-se significativamente mais ativos durante a semana. Desta forma, conclui-se que os adolescentes pesquisados eram insuficientemente ativos, necessitando de mais programas de intervenção. |
id |
USP-35_976a534b148126b04de2cd017ac3e082 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/45894 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visualHabitual physical activity among adolescents with visual impairmentsLa actividad física habitual entre los adolescentes con discapacidad visualPedometerVisual impairmentSedentaryPodómetroDiscapacidad visualActividad físicaPedômetroDeficiência visualSedentarismoA prática de atividade física é reconhecida como uma potente ferramenta na prevenção de doenças crônico-degenerativas, entretanto ainda se observa um elevado índice de sedentarismo na população, especialmente na parcela composta por pessoas com deficiência. O objetivo desse estudo foi analisar a prática habitual de atividade física em adolescentes com deficiência visual. Para tanto, 16 adolescentes com deficiência visual (idade = 12,81 ± 2,07 anos) responderam a questionários e utilizaram pedômetro por quatro dias. Foi utilizada estatística descritiva, teste t independente e correlação, adotando-se em todas as situações significância de alfa < 0,05. Os dados mostraram que o nível de atividade física entre os adolescentes foi abaixo do recomendável, sendo que as meninas e aqueles com deficiência total apresentaram piores resultados. Os adolescentes mostraram-se significativamente mais ativos durante a semana. Desta forma, conclui-se que os adolescentes pesquisados eram insuficientemente ativos, necessitando de mais programas de intervenção.La actividad física es reconocida como una herramienta en la prevención de las enfermedades crónicas degenerativas, sin embargo, ha observado una alta tasa de inactividad de la población, sobre todo en la parte compuesta por personas con discapacidad. El objetivo de este estudio fue analizar la práctica de actividad física en adolescentes con discapacidad visual. Para ello, 16 adolescentes con discapacidad visual (edad = 12,81 ± 2,07 años) completaron cuestionarios y se utilizó podómetro durante 4 días. Fue utilizada estadística descriptiva, prueba t independiente y correlación, importancia de la alfa < 0,05. Los datos mostraron que el nivel de actividad física entre los adolescentes fue menor de lo recomendado, y las niñas y las personas con discapacidad tienen los peores resultados globales. Los adolescentes fueron significativamente más activos durante la semana. Por lo tanto, se concluye que los adolescentes encuestados no eran suficientemente activos, que exige más programas de intervención.Physical activity practice is known as a great tool in chronic diseases prevention, however we can observe a high prevalence of sedentary habits, especially among people with disability. The purpose of this study was to analyze habitual physical activity practice in adolescents with visual impairment. For that, 16 adolescents with visual impairment (age = 12.81 ± 2.07 years old) answered a questionnaire and used pedometer for four days. It was used descriptive statistic, independent T test and correlation, in every case with significance level alpha < 0.05. Results showed that physical activity level among adolescents was often below the recommended parameters. Girls and those with total visual impairment presented worse results. Adolescents exhibited higher physical activity level in week days. Thus, we can conclude that adolescents were insufficiently actives, what indicates the necessity of more interventions.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/4589410.1590/S1807-55092012000200006Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 2 (2012); 231-239Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 2 (2012); 231-239Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 2 (2012); 231-2391981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45894/49497Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeron, Bruna BarbozaInterdonato, Giovanna CarlaLuiz Junior, Clovis CorrêaGreguol, Márcia2012-10-11T16:23:09Zoai:revistas.usp.br:article/45894Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-10-11T16:23:09Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual Habitual physical activity among adolescents with visual impairments La actividad física habitual entre los adolescentes con discapacidad visual |
title |
Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual |
spellingShingle |
Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual Seron, Bruna Barboza Pedometer Visual impairment Sedentary Podómetro Discapacidad visual Actividad física Pedômetro Deficiência visual Sedentarismo |
title_short |
Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual |
title_full |
Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual |
title_fullStr |
Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual |
title_sort |
Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual |
author |
Seron, Bruna Barboza |
author_facet |
Seron, Bruna Barboza Interdonato, Giovanna Carla Luiz Junior, Clovis Corrêa Greguol, Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Interdonato, Giovanna Carla Luiz Junior, Clovis Corrêa Greguol, Márcia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seron, Bruna Barboza Interdonato, Giovanna Carla Luiz Junior, Clovis Corrêa Greguol, Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedometer Visual impairment Sedentary Podómetro Discapacidad visual Actividad física Pedômetro Deficiência visual Sedentarismo |
topic |
Pedometer Visual impairment Sedentary Podómetro Discapacidad visual Actividad física Pedômetro Deficiência visual Sedentarismo |
description |
A prática de atividade física é reconhecida como uma potente ferramenta na prevenção de doenças crônico-degenerativas, entretanto ainda se observa um elevado índice de sedentarismo na população, especialmente na parcela composta por pessoas com deficiência. O objetivo desse estudo foi analisar a prática habitual de atividade física em adolescentes com deficiência visual. Para tanto, 16 adolescentes com deficiência visual (idade = 12,81 ± 2,07 anos) responderam a questionários e utilizaram pedômetro por quatro dias. Foi utilizada estatística descritiva, teste t independente e correlação, adotando-se em todas as situações significância de alfa < 0,05. Os dados mostraram que o nível de atividade física entre os adolescentes foi abaixo do recomendável, sendo que as meninas e aqueles com deficiência total apresentaram piores resultados. Os adolescentes mostraram-se significativamente mais ativos durante a semana. Desta forma, conclui-se que os adolescentes pesquisados eram insuficientemente ativos, necessitando de mais programas de intervenção. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45894 10.1590/S1807-55092012000200006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45894 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092012000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45894/49497 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 2 (2012); 231-239 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 2 (2012); 231-239 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 2 (2012); 231-239 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222931952861184 |