The constitution of the professional intervention in physical education: interactions between the "formalized" knowledge and the strategies of action

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soriano, Jeane Barcelos
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Winterstein, Pedro José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16572
Resumo: Importantes reflexões e ensaios têm sido publicados sobre os pontos críticos da área de conhecimento da Educação Física, bem como, de sua relação com a educação profissional. Porém, pouco se conhece sobre a intervenção profissional e o seu efetivo conteúdo. Empreendemos como objetivo desse estudo identificar e compreender, junto aos profissionais de educação física, atuantes fora da instituição escolar, os tipos de categorias de conhecimento empregadas, as estratégias de ação que utilizam e as representações sobre suas próprias intervenções. Procuramos estabelecer uma base teórica que permitisse a identificação de propriedades objetivas e subjetivas da intervenção profissional, de modo que, para compreender a combinação desses aspectos num cenário dinâmico, optamos pelo encaminhamento metodológico dentro da abordagem qualitativa. A opção pela realização do estudo tipo etnográfico tornou-se uma condição fundamental para esclarecer como alguns processos se tornam significativos nas tomadas de decisão dos profissionais de educação física. Participaram do estudo três profissionais de educação física responsáveis pelo desenvolvimento de programas de atividade física para adultos, em academias. A estratégia que procuramos empenhar foi buscar identificar o que estava na base das articulações entre os diversos recursos que os profissionais detinham para enfrentar as situações profissionais e, assim, compreender e apreender o que estava subjacente à intervenção profissional. Consideramos finalmente que: o estabelecimento da educação física como um grupo profissional necessariamente demanda o entendimento do crescimento da complexidade de papéis desempenhados, das tensões jurisdicionais com outras áreas, da diversificação de demandas e responsabilidades sociais, o que caracteriza a peculiaridade da sua natureza, conteúdo e estrutura do conhecimento profissional.
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spelling The constitution of the professional intervention in physical education: interactions between the "formalized" knowledge and the strategies of action Physical education - Professional trainingPhysical education - Professional interventionProfessionsEthnographyEducação física - Formação profissionalEducação física - Intervenção profissionalProfissõesEtnografia Importantes reflexões e ensaios têm sido publicados sobre os pontos críticos da área de conhecimento da Educação Física, bem como, de sua relação com a educação profissional. Porém, pouco se conhece sobre a intervenção profissional e o seu efetivo conteúdo. Empreendemos como objetivo desse estudo identificar e compreender, junto aos profissionais de educação física, atuantes fora da instituição escolar, os tipos de categorias de conhecimento empregadas, as estratégias de ação que utilizam e as representações sobre suas próprias intervenções. Procuramos estabelecer uma base teórica que permitisse a identificação de propriedades objetivas e subjetivas da intervenção profissional, de modo que, para compreender a combinação desses aspectos num cenário dinâmico, optamos pelo encaminhamento metodológico dentro da abordagem qualitativa. A opção pela realização do estudo tipo etnográfico tornou-se uma condição fundamental para esclarecer como alguns processos se tornam significativos nas tomadas de decisão dos profissionais de educação física. Participaram do estudo três profissionais de educação física responsáveis pelo desenvolvimento de programas de atividade física para adultos, em academias. A estratégia que procuramos empenhar foi buscar identificar o que estava na base das articulações entre os diversos recursos que os profissionais detinham para enfrentar as situações profissionais e, assim, compreender e apreender o que estava subjacente à intervenção profissional. Consideramos finalmente que: o estabelecimento da educação física como um grupo profissional necessariamente demanda o entendimento do crescimento da complexidade de papéis desempenhados, das tensões jurisdicionais com outras áreas, da diversificação de demandas e responsabilidades sociais, o que caracteriza a peculiaridade da sua natureza, conteúdo e estrutura do conhecimento profissional. Important considerations and essays have been published about the critical points of the Physical Education, as well as its relation to the professional education. However, very little is known about the professional intervention and its effective content. The purpose of this study was to identify and understand, along with the physical education professional, who perform their activity outside the school, the types and categories of knowledge adopted, the strategies of action they use and the representations about their own interventions. A theoretical basis was established in order to identify the objective and subjective properties of the professional intervention so, in order to understand the combination of these aspects in a dynamic setting; it was chosen the methodological procedure within the qualitative approach. The choice for the ethnographic type of study was an essential condition to clarify how some processes become significant in the decision-making of the physical education professionals. Three physical education professionals responsible for the development of physical activity programs for adults in gyms, took part in the study. The most important strategy was to identify what was the basis of the articulations among the several resources that the professionals had to face the professional situations and so to understand and apprehend what was underlying the professional intervention. It was finally considered that: the establishment of the physical education as a professional group requires necessarily the understanding of the increase of the complexity of the performed roles, of the jurisdictional tensions with other areas, of the diversification of social demands and responsibilities, what characterizes the peculiarity of its nature, content and structure of the professional knowledge. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1657210.1590/S1807-55092004000400002Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 4 (2004); 315-332 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 4 (2004); 315-332 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 4 (2004); 315-332 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16572/18285Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoriano, Jeane BarcelosWinterstein, Pedro José2012-05-22T12:19:29Zoai:revistas.usp.br:article/16572Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:19:29Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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