Direitos Humanos, Esporte e Educação Física: desafos e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/194556 |
Resumo: | Apresentamos os desafios e perspectivas envolvendo Direitos Humanos, Esporte e a Educação Física como agentes promotores da dignidade da pessoa humana. Valemo-nos dos principais documentos basilares do tema em questão e apontamos a necessidade do fortalecimento da educação em Direitos Humanos para viabilizar a construção de saberes capazes de desenvolver uma cultura de respeito aos DH e legitimar a luta pelos direitos sociais. Chamamos a atenção para o atendimento às necessidades de diferentes populações, especialmente, às que apresentam o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação com destaque para as questões envolvendo sua etiologia, os instrumentos de identificação e diagnóstico e a intervenção. Nosso entendimento é de que o Esporte e a Educação Física Escolar figurem como eixos articuladores dos DH, promovendo uma relação dialógica na construção de saberes plurais, heterogêneos e experenciais ao longo da existência humana. |
id |
USP-35_d09623f6c036f7920e990794665f9579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/194556 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Direitos Humanos, Esporte e Educação Física: desafos e perspectivasHuman rights, sport, and physical education: challenges and perspectivesDireitos fundamentaisCidadaniaDignidade humanaEducação inclusivaCultura corporalTranstornos motoresFundamental Rights CitizenshipHuman DignityInclusive EducationBody CultureMotor DisordersApresentamos os desafios e perspectivas envolvendo Direitos Humanos, Esporte e a Educação Física como agentes promotores da dignidade da pessoa humana. Valemo-nos dos principais documentos basilares do tema em questão e apontamos a necessidade do fortalecimento da educação em Direitos Humanos para viabilizar a construção de saberes capazes de desenvolver uma cultura de respeito aos DH e legitimar a luta pelos direitos sociais. Chamamos a atenção para o atendimento às necessidades de diferentes populações, especialmente, às que apresentam o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação com destaque para as questões envolvendo sua etiologia, os instrumentos de identificação e diagnóstico e a intervenção. Nosso entendimento é de que o Esporte e a Educação Física Escolar figurem como eixos articuladores dos DH, promovendo uma relação dialógica na construção de saberes plurais, heterogêneos e experenciais ao longo da existência humana.We present the challenges and perspectives involving Human Rights, Sport and Physical Education as agents that promote human dignity. We use the main basic documents of the theme in question and point out the need to strengthen human rights education to enable the construction of knowledge capable of developing a culture of respect for Human Rights and legitimizing the struggle for social rights. We draw attention to meeting the needs of different populations, especially those with Developmental Coordination Disorder, highlighting issues involving its etiology, identification and diagnosis instruments, and intervention. Ourunderstanding is that Sport and School Physical Education figure as articulating axes of Human Rights, promoting a dialogical relationship in the construction of plural, heterogeneous and experiential knowledge throughout human existence.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/19455610.11606/issn.1981-4690.v35i3p113-123Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 3 (2021); 113-123Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 3 (2021); 113-123Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 3 (2021); 113-1231981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/194556/179831Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Lúcio Fernandes Barros, João Luiz da Costa Bruzi, Alessandro Teodoro Freudenheim, Andrea Michele 2022-02-16T20:45:38Zoai:revistas.usp.br:article/194556Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-02-16T20:45:38Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Direitos Humanos, Esporte e Educação Física: desafos e perspectivas Human rights, sport, and physical education: challenges and perspectives |
title |
Direitos Humanos, Esporte e Educação Física: desafos e perspectivas |
spellingShingle |
Direitos Humanos, Esporte e Educação Física: desafos e perspectivas Ferreira, Lúcio Fernandes Direitos fundamentais Cidadania Dignidade humana Educação inclusiva Cultura corporal Transtornos motores Fundamental Rights Citizenship Human Dignity Inclusive Education Body Culture Motor Disorders |
title_short |
Direitos Humanos, Esporte e Educação Física: desafos e perspectivas |
title_full |
Direitos Humanos, Esporte e Educação Física: desafos e perspectivas |
title_fullStr |
Direitos Humanos, Esporte e Educação Física: desafos e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Direitos Humanos, Esporte e Educação Física: desafos e perspectivas |
title_sort |
Direitos Humanos, Esporte e Educação Física: desafos e perspectivas |
author |
Ferreira, Lúcio Fernandes |
author_facet |
Ferreira, Lúcio Fernandes Barros, João Luiz da Costa Bruzi, Alessandro Teodoro Freudenheim, Andrea Michele |
author_role |
author |
author2 |
Barros, João Luiz da Costa Bruzi, Alessandro Teodoro Freudenheim, Andrea Michele |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Lúcio Fernandes Barros, João Luiz da Costa Bruzi, Alessandro Teodoro Freudenheim, Andrea Michele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direitos fundamentais Cidadania Dignidade humana Educação inclusiva Cultura corporal Transtornos motores Fundamental Rights Citizenship Human Dignity Inclusive Education Body Culture Motor Disorders |
topic |
Direitos fundamentais Cidadania Dignidade humana Educação inclusiva Cultura corporal Transtornos motores Fundamental Rights Citizenship Human Dignity Inclusive Education Body Culture Motor Disorders |
description |
Apresentamos os desafios e perspectivas envolvendo Direitos Humanos, Esporte e a Educação Física como agentes promotores da dignidade da pessoa humana. Valemo-nos dos principais documentos basilares do tema em questão e apontamos a necessidade do fortalecimento da educação em Direitos Humanos para viabilizar a construção de saberes capazes de desenvolver uma cultura de respeito aos DH e legitimar a luta pelos direitos sociais. Chamamos a atenção para o atendimento às necessidades de diferentes populações, especialmente, às que apresentam o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação com destaque para as questões envolvendo sua etiologia, os instrumentos de identificação e diagnóstico e a intervenção. Nosso entendimento é de que o Esporte e a Educação Física Escolar figurem como eixos articuladores dos DH, promovendo uma relação dialógica na construção de saberes plurais, heterogêneos e experenciais ao longo da existência humana. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/194556 10.11606/issn.1981-4690.v35i3p113-123 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/194556 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-4690.v35i3p113-123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/194556/179831 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 3 (2021); 113-123 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 3 (2021); 113-123 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 3 (2021); 113-123 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222935576739840 |