Motivational style and behavior assertive teacher of Physical Education lifelong career

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Luciane Cristina Arantes da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: PASSOS, Patricia Carolina Borsato, BELEM, Isabella Caroline, CONTREIRA, Andressa Ribeiro, VIEIRA, Lenamar Fiorese
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117531
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar o estilo motivacional e o comportamento (assertivo, inassertivo e agressivo) de professores de Educação Física de uma cidade do noroeste do Paraná, ao longo da carreira docente (n = 49). Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o questionário Problemas na Escola, o Inventário de Assertividade e os dados demográficos. Os dados foram analisados a partir da estatística inferencial: Shapiro-Wilk, Alpha de Cronbach, Anova de Medidas Repetidas e Correlação de Spearman (p ≤ 0,05). O estilo motivacional com mediana superior foi o estilo altamente promotor de autonomia (Md = 5,88) e o com mediana inferior foi o estilo altamente controlador (Md = 2,88), com diferenças estatisticamente significativas. Os resultados demonstraram correlações positivas entre as variáveis: inassertividade e estilo altamente controlador (ρ = 0,63); agressividade e estilo altamente controlador (ρ = 0,69); e a inassertividade e agressividade (ρ = 0,82) dos professores que atuam com carga horária de até 20 horas semanais. Conclui-se que os professores de Educação Física apresentaram um estilo motivacional mais promotor de autonomia e que ocorreu relação entre o estilo motivacional e o comportamento assertivo, inassertivo e agressivo dos professores, considerando o tempo de experiência e a carga horária semanal inferior.
id USP-35_ea74e6c09d85baaba9f06a5324075e7c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/117531
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Motivational style and behavior assertive teacher of Physical Education lifelong career Estilo motivacional e comportamento assertivo de professores de Educação Física ao longo da carreira O objetivo deste estudo foi investigar o estilo motivacional e o comportamento (assertivo, inassertivo e agressivo) de professores de Educação Física de uma cidade do noroeste do Paraná, ao longo da carreira docente (n = 49). Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o questionário Problemas na Escola, o Inventário de Assertividade e os dados demográficos. Os dados foram analisados a partir da estatística inferencial: Shapiro-Wilk, Alpha de Cronbach, Anova de Medidas Repetidas e Correlação de Spearman (p ≤ 0,05). O estilo motivacional com mediana superior foi o estilo altamente promotor de autonomia (Md = 5,88) e o com mediana inferior foi o estilo altamente controlador (Md = 2,88), com diferenças estatisticamente significativas. Os resultados demonstraram correlações positivas entre as variáveis: inassertividade e estilo altamente controlador (ρ = 0,63); agressividade e estilo altamente controlador (ρ = 0,69); e a inassertividade e agressividade (ρ = 0,82) dos professores que atuam com carga horária de até 20 horas semanais. Conclui-se que os professores de Educação Física apresentaram um estilo motivacional mais promotor de autonomia e que ocorreu relação entre o estilo motivacional e o comportamento assertivo, inassertivo e agressivo dos professores, considerando o tempo de experiência e a carga horária semanal inferior. The aim of this study was to investigate the motivational style and behavior (assertive, nonassertive and aggressive) in Physical Education teachers from a northwestern Paraná city over their teaching career (n = 49). The Problems in Schools questionnaire, the Assertiveness Inventory and demographic data were employed as research instruments. Data were analyzed through the following inferential statistics: Shapiro-Wilk, Cronbach’s Alpha, repeated measures Anova and Spearman Correlation (p ≤ 0.05). The motivational style with the higher median was the highly autonomy promoting style (5.88) and the lower was the highly controller style (2.88), with statistically significant differences. Results showed positive correlations between the variables: nonassertiveness and the highly controller style (ρ = 0.63); aggressiveness and the highly controller style (ρ = 0.69); and nonassertiveness and aggressiveness (ρ = 0.82) for teachers with workload under 20 hours a week. We conclude Physical Education teachers showed autonomy promoting motivational styles and motivational style and assertive, nonassertive and aggressive behavior were related for less experienced and lower workload teachers. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/11753110.1590/1807-55092016000200457Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 2 (2016); 457-465Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 2 (2016); 457-465Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 2 (2016); 457-4651981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117531/115264https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117531/115265Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCOSTA, Luciane Cristina Arantes daPASSOS, Patricia Carolina BorsatoBELEM, Isabella CarolineCONTREIRA, Andressa RibeiroVIEIRA, Lenamar Fiorese2016-07-11T18:13:15Zoai:revistas.usp.br:article/117531Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2016-07-11T18:13:15Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivational style and behavior assertive teacher of Physical Education lifelong career
Estilo motivacional e comportamento assertivo de professores de Educação Física ao longo da carreira
title Motivational style and behavior assertive teacher of Physical Education lifelong career
spellingShingle Motivational style and behavior assertive teacher of Physical Education lifelong career
COSTA, Luciane Cristina Arantes da
title_short Motivational style and behavior assertive teacher of Physical Education lifelong career
title_full Motivational style and behavior assertive teacher of Physical Education lifelong career
title_fullStr Motivational style and behavior assertive teacher of Physical Education lifelong career
title_full_unstemmed Motivational style and behavior assertive teacher of Physical Education lifelong career
title_sort Motivational style and behavior assertive teacher of Physical Education lifelong career
author COSTA, Luciane Cristina Arantes da
author_facet COSTA, Luciane Cristina Arantes da
PASSOS, Patricia Carolina Borsato
BELEM, Isabella Caroline
CONTREIRA, Andressa Ribeiro
VIEIRA, Lenamar Fiorese
author_role author
author2 PASSOS, Patricia Carolina Borsato
BELEM, Isabella Caroline
CONTREIRA, Andressa Ribeiro
VIEIRA, Lenamar Fiorese
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Luciane Cristina Arantes da
PASSOS, Patricia Carolina Borsato
BELEM, Isabella Caroline
CONTREIRA, Andressa Ribeiro
VIEIRA, Lenamar Fiorese
description O objetivo deste estudo foi investigar o estilo motivacional e o comportamento (assertivo, inassertivo e agressivo) de professores de Educação Física de uma cidade do noroeste do Paraná, ao longo da carreira docente (n = 49). Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o questionário Problemas na Escola, o Inventário de Assertividade e os dados demográficos. Os dados foram analisados a partir da estatística inferencial: Shapiro-Wilk, Alpha de Cronbach, Anova de Medidas Repetidas e Correlação de Spearman (p ≤ 0,05). O estilo motivacional com mediana superior foi o estilo altamente promotor de autonomia (Md = 5,88) e o com mediana inferior foi o estilo altamente controlador (Md = 2,88), com diferenças estatisticamente significativas. Os resultados demonstraram correlações positivas entre as variáveis: inassertividade e estilo altamente controlador (ρ = 0,63); agressividade e estilo altamente controlador (ρ = 0,69); e a inassertividade e agressividade (ρ = 0,82) dos professores que atuam com carga horária de até 20 horas semanais. Conclui-se que os professores de Educação Física apresentaram um estilo motivacional mais promotor de autonomia e que ocorreu relação entre o estilo motivacional e o comportamento assertivo, inassertivo e agressivo dos professores, considerando o tempo de experiência e a carga horária semanal inferior.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117531
10.1590/1807-55092016000200457
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117531
identifier_str_mv 10.1590/1807-55092016000200457
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117531/115264
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117531/115265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 2 (2016); 457-465
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 2 (2016); 457-465
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 2 (2016); 457-465
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222933511045120