The reading journal: subjectivity in the classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sheila Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Batista, Patrícia Cardoso, Faria, Tatiele Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/184910
Resumo: O trabalho com a leitura, quando considera a subjetividade, demanda a utilização de instrumentos que permitam acolher as impressões do aluno leitor. Para isso, é necessário pensar em propostas aplicáveis ao ensino e que considerem esse aspecto do ato de ler. Em vista disso, este relato de experiências tem como objetivo discutir o uso do diário de leitura em sala de aula a partir de experiências diversas, sendo duas realizadas na Educação Básica e uma no Ensino Superior. Como procedimentos teóricos e metodológicos, baseamo-nos nos estudos de Rouxel (2012-2013); Jouve (2013); Petit (2009), dentre outros. Os resultados evidenciaram que o diário abre um espaço para o aluno se colocar como protagonista da leitura e favorece a construção de uma relação pessoal com a obra, que pode ser acessada parcialmente pelo professor. Portanto, trata-se de uma ferramenta com potencial para o trabalho na perspectiva da subjetividade em sala de aula.
id USP-36_095b10b3e0f7bfbafa2821f59d9cd792
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/184910
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling The reading journal: subjectivity in the classroomO diário de leitura: subjetividade na sala de aulaReading journalSubjectivityReading practicesLiteratureEducation of readersDiário de leituraSubjetividadePráticas leitorasLiteraturaFormação de leitoresO trabalho com a leitura, quando considera a subjetividade, demanda a utilização de instrumentos que permitam acolher as impressões do aluno leitor. Para isso, é necessário pensar em propostas aplicáveis ao ensino e que considerem esse aspecto do ato de ler. Em vista disso, este relato de experiências tem como objetivo discutir o uso do diário de leitura em sala de aula a partir de experiências diversas, sendo duas realizadas na Educação Básica e uma no Ensino Superior. Como procedimentos teóricos e metodológicos, baseamo-nos nos estudos de Rouxel (2012-2013); Jouve (2013); Petit (2009), dentre outros. Os resultados evidenciaram que o diário abre um espaço para o aluno se colocar como protagonista da leitura e favorece a construção de uma relação pessoal com a obra, que pode ser acessada parcialmente pelo professor. Portanto, trata-se de uma ferramenta com potencial para o trabalho na perspectiva da subjetividade em sala de aula.The work with reading, when considering subjectivity, requires the use of instruments that enable accepting the student reader’s impressions. Thus, it is necessary to think about proposals that are applicable to teaching and that take into consideration this aspect of the act of reading. Hence, this experience report aims at discussing the use of the reading journal in the classroom, from different experiences, two of which were carried out in Basic Education and one in Higher Education. As theoretical and methodological procedures, the study draws on Rouxel (2012-2013); Jouve (2013); and Petit’s studies (2009), among others. The results showed that the journal opened a space for the student to place himself as the protagonist of reading, supporting their construction of a personal relationship with the work, which can be partially accessed by the teacher. Therefore, it is a tool with potential for work in the perspective of subjectivity in the classroom.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18491010.11606/issn.2236-4242.v34i3p208-225Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 208-2252236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/184910/177983https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/184910/180467Copyright (c) 2021 Sheila Oliveira Lima, Patrícia Cardoso Batista, Tatiele Jesus Fariahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Lima, Sheila OliveiraBatista, Patrícia CardosoFaria, Tatiele Jesus 2022-03-25T13:40:27Zoai:revistas.usp.br:article/184910Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:57.999890Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The reading journal: subjectivity in the classroom
O diário de leitura: subjetividade na sala de aula
title The reading journal: subjectivity in the classroom
spellingShingle The reading journal: subjectivity in the classroom
Lima, Sheila Oliveira
Reading journal
Subjectivity
Reading practices
Literature
Education of readers
Diário de leitura
Subjetividade
Práticas leitoras
Literatura
Formação de leitores
title_short The reading journal: subjectivity in the classroom
title_full The reading journal: subjectivity in the classroom
title_fullStr The reading journal: subjectivity in the classroom
title_full_unstemmed The reading journal: subjectivity in the classroom
title_sort The reading journal: subjectivity in the classroom
author Lima, Sheila Oliveira
author_facet Lima, Sheila Oliveira
Batista, Patrícia Cardoso
Faria, Tatiele Jesus
author_role author
author2 Batista, Patrícia Cardoso
Faria, Tatiele Jesus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Sheila Oliveira
Batista, Patrícia Cardoso
Faria, Tatiele Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Reading journal
Subjectivity
Reading practices
Literature
Education of readers
Diário de leitura
Subjetividade
Práticas leitoras
Literatura
Formação de leitores
topic Reading journal
Subjectivity
Reading practices
Literature
Education of readers
Diário de leitura
Subjetividade
Práticas leitoras
Literatura
Formação de leitores
description O trabalho com a leitura, quando considera a subjetividade, demanda a utilização de instrumentos que permitam acolher as impressões do aluno leitor. Para isso, é necessário pensar em propostas aplicáveis ao ensino e que considerem esse aspecto do ato de ler. Em vista disso, este relato de experiências tem como objetivo discutir o uso do diário de leitura em sala de aula a partir de experiências diversas, sendo duas realizadas na Educação Básica e uma no Ensino Superior. Como procedimentos teóricos e metodológicos, baseamo-nos nos estudos de Rouxel (2012-2013); Jouve (2013); Petit (2009), dentre outros. Os resultados evidenciaram que o diário abre um espaço para o aluno se colocar como protagonista da leitura e favorece a construção de uma relação pessoal com a obra, que pode ser acessada parcialmente pelo professor. Portanto, trata-se de uma ferramenta com potencial para o trabalho na perspectiva da subjetividade em sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/184910
10.11606/issn.2236-4242.v34i3p208-225
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/184910
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p208-225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/184910/177983
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/184910/180467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Sheila Oliveira Lima, Patrícia Cardoso Batista, Tatiele Jesus Faria
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Sheila Oliveira Lima, Patrícia Cardoso Batista, Tatiele Jesus Faria
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 208-225
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894793756672