The reading journal: subjectivity in the classroom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/184910 |
Resumo: | O trabalho com a leitura, quando considera a subjetividade, demanda a utilização de instrumentos que permitam acolher as impressões do aluno leitor. Para isso, é necessário pensar em propostas aplicáveis ao ensino e que considerem esse aspecto do ato de ler. Em vista disso, este relato de experiências tem como objetivo discutir o uso do diário de leitura em sala de aula a partir de experiências diversas, sendo duas realizadas na Educação Básica e uma no Ensino Superior. Como procedimentos teóricos e metodológicos, baseamo-nos nos estudos de Rouxel (2012-2013); Jouve (2013); Petit (2009), dentre outros. Os resultados evidenciaram que o diário abre um espaço para o aluno se colocar como protagonista da leitura e favorece a construção de uma relação pessoal com a obra, que pode ser acessada parcialmente pelo professor. Portanto, trata-se de uma ferramenta com potencial para o trabalho na perspectiva da subjetividade em sala de aula. |
id |
USP-36_095b10b3e0f7bfbafa2821f59d9cd792 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/184910 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The reading journal: subjectivity in the classroomO diário de leitura: subjetividade na sala de aulaReading journalSubjectivityReading practicesLiteratureEducation of readersDiário de leituraSubjetividadePráticas leitorasLiteraturaFormação de leitoresO trabalho com a leitura, quando considera a subjetividade, demanda a utilização de instrumentos que permitam acolher as impressões do aluno leitor. Para isso, é necessário pensar em propostas aplicáveis ao ensino e que considerem esse aspecto do ato de ler. Em vista disso, este relato de experiências tem como objetivo discutir o uso do diário de leitura em sala de aula a partir de experiências diversas, sendo duas realizadas na Educação Básica e uma no Ensino Superior. Como procedimentos teóricos e metodológicos, baseamo-nos nos estudos de Rouxel (2012-2013); Jouve (2013); Petit (2009), dentre outros. Os resultados evidenciaram que o diário abre um espaço para o aluno se colocar como protagonista da leitura e favorece a construção de uma relação pessoal com a obra, que pode ser acessada parcialmente pelo professor. Portanto, trata-se de uma ferramenta com potencial para o trabalho na perspectiva da subjetividade em sala de aula.The work with reading, when considering subjectivity, requires the use of instruments that enable accepting the student reader’s impressions. Thus, it is necessary to think about proposals that are applicable to teaching and that take into consideration this aspect of the act of reading. Hence, this experience report aims at discussing the use of the reading journal in the classroom, from different experiences, two of which were carried out in Basic Education and one in Higher Education. As theoretical and methodological procedures, the study draws on Rouxel (2012-2013); Jouve (2013); and Petit’s studies (2009), among others. The results showed that the journal opened a space for the student to place himself as the protagonist of reading, supporting their construction of a personal relationship with the work, which can be partially accessed by the teacher. Therefore, it is a tool with potential for work in the perspective of subjectivity in the classroom.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18491010.11606/issn.2236-4242.v34i3p208-225Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 208-2252236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/184910/177983https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/184910/180467Copyright (c) 2021 Sheila Oliveira Lima, Patrícia Cardoso Batista, Tatiele Jesus Fariahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Lima, Sheila OliveiraBatista, Patrícia CardosoFaria, Tatiele Jesus 2022-03-25T13:40:27Zoai:revistas.usp.br:article/184910Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:57.999890Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The reading journal: subjectivity in the classroom O diário de leitura: subjetividade na sala de aula |
title |
The reading journal: subjectivity in the classroom |
spellingShingle |
The reading journal: subjectivity in the classroom Lima, Sheila Oliveira Reading journal Subjectivity Reading practices Literature Education of readers Diário de leitura Subjetividade Práticas leitoras Literatura Formação de leitores |
title_short |
The reading journal: subjectivity in the classroom |
title_full |
The reading journal: subjectivity in the classroom |
title_fullStr |
The reading journal: subjectivity in the classroom |
title_full_unstemmed |
The reading journal: subjectivity in the classroom |
title_sort |
The reading journal: subjectivity in the classroom |
author |
Lima, Sheila Oliveira |
author_facet |
Lima, Sheila Oliveira Batista, Patrícia Cardoso Faria, Tatiele Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Patrícia Cardoso Faria, Tatiele Jesus |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Sheila Oliveira Batista, Patrícia Cardoso Faria, Tatiele Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reading journal Subjectivity Reading practices Literature Education of readers Diário de leitura Subjetividade Práticas leitoras Literatura Formação de leitores |
topic |
Reading journal Subjectivity Reading practices Literature Education of readers Diário de leitura Subjetividade Práticas leitoras Literatura Formação de leitores |
description |
O trabalho com a leitura, quando considera a subjetividade, demanda a utilização de instrumentos que permitam acolher as impressões do aluno leitor. Para isso, é necessário pensar em propostas aplicáveis ao ensino e que considerem esse aspecto do ato de ler. Em vista disso, este relato de experiências tem como objetivo discutir o uso do diário de leitura em sala de aula a partir de experiências diversas, sendo duas realizadas na Educação Básica e uma no Ensino Superior. Como procedimentos teóricos e metodológicos, baseamo-nos nos estudos de Rouxel (2012-2013); Jouve (2013); Petit (2009), dentre outros. Os resultados evidenciaram que o diário abre um espaço para o aluno se colocar como protagonista da leitura e favorece a construção de uma relação pessoal com a obra, que pode ser acessada parcialmente pelo professor. Portanto, trata-se de uma ferramenta com potencial para o trabalho na perspectiva da subjetividade em sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/184910 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p208-225 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/184910 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v34i3p208-225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/184910/177983 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/184910/180467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Sheila Oliveira Lima, Patrícia Cardoso Batista, Tatiele Jesus Faria https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Sheila Oliveira Lima, Patrícia Cardoso Batista, Tatiele Jesus Faria https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 208-225 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894793756672 |