Língua portuguesa e matemática em cursos tecnológicos: estudos sobre lógica da linguagem e linguagem da lógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guaranha, Manoel Francisco
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bortolete, Juliano Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96983
Resumo: : Technological education aims to fulfill social and labor world demands. Thus, its teaching-learning processes are directed to the application of new information technologies and require an approach of logic concepts as basis for reading practices, text production and understanding of mathematical concepts. This paper presents strategies approach between two areas: Linguistics and Mathematics, based on the studies of Oswald Ducrot (1981) on the argumentative conception of language, especially when describing the logic of language. Thus, the research aims at developing, from reflections on logic and language, interdisciplinary methods of approach in the Communication and Mathematics subjects that might provide students who attend technological higher education a greater mastery at logic, both in argumentative as well in Mathematics; and encourage them to apply mathematical skills toward solving practical problems and understanding Mathematics as a formal instrument of expression and communication, which seeks to achieve real aspects for multiple sciences. We present a reading method of a verbal text by decomposing it in logical propositions, and chaining them in logical expressions. More than translating one language to another, we tried to bring the two areas as a strategy to make the student aware on the logical-mathematical structure of the language.
id USP-36_2ffd57adc36365150e22337fb9765a6b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/96983
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Língua portuguesa e matemática em cursos tecnológicos: estudos sobre lógica da linguagem e linguagem da lógicaPortuguese Language and Mathematics in Technological Courses: Studies on Logic of Language and Language of LogicTechnological EducationApplied LinguisticsMathematics EducationLogicInterdisciplinary.Ensino tecnológicoLinguística aplicadaEducação matemáticaLógicaInterdisciplinaridade.: Technological education aims to fulfill social and labor world demands. Thus, its teaching-learning processes are directed to the application of new information technologies and require an approach of logic concepts as basis for reading practices, text production and understanding of mathematical concepts. This paper presents strategies approach between two areas: Linguistics and Mathematics, based on the studies of Oswald Ducrot (1981) on the argumentative conception of language, especially when describing the logic of language. Thus, the research aims at developing, from reflections on logic and language, interdisciplinary methods of approach in the Communication and Mathematics subjects that might provide students who attend technological higher education a greater mastery at logic, both in argumentative as well in Mathematics; and encourage them to apply mathematical skills toward solving practical problems and understanding Mathematics as a formal instrument of expression and communication, which seeks to achieve real aspects for multiple sciences. We present a reading method of a verbal text by decomposing it in logical propositions, and chaining them in logical expressions. More than translating one language to another, we tried to bring the two areas as a strategy to make the student aware on the logical-mathematical structure of the language.O ensino tecnológico visa ao atendimento das demandas sociais e do mundo do trabalho. Por isso, seus processos didáticos são voltados à aplicação das novas tecnologias da informação e demandam uma abordagem de conceitos da Lógica como base para práticas de leitura, produção de textos e compreensão de conceitos matemáticos. Este trabalho apresenta estratégias de aproximação entre dois domínios, da Linguística e da Matemática, com base nos estudos de Oswald Ducrot (1981) sobre a concepção argumentativa da linguagem, especialmente quando descreve uma lógica da linguagem. Assim, a pesquisa visa desenvolver, a partir de reflexões sobre lógica e linguagem, métodos interdisciplinares de abordagem das disciplinas de Comunicação e Matemática que possam propiciar aos alunos do ensino tecnológico superior um maior domínio da lógica, tanto argumentativa quanto matemática, e estimulá-los a aplicar conhecimentos matemáticos na resolução de problemas práticos, entendendo a Matemática também como um instrumento formal de expressão e comunicação, que procura dar conta de aspectos do real para várias ciências. Apresentamos um método de leitura de um texto verbal decompondo-o em proposições e encadeando-as em expressões lógicas. Mais do que traduzir uma linguagem para outra, buscamos aproximar os dois domínios como estratégia para conscientizar o aluno sobre a estrutura lógico-matemática da língua.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/9698310.11606/issn.2236-4242.v28i1p31-47Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 31-472236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96983/98221https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96983/146218Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuaranha, Manoel FranciscoBortolete, Juliano Cavalcante2022-03-25T13:46:04Zoai:revistas.usp.br:article/96983Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:46.968980Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Língua portuguesa e matemática em cursos tecnológicos: estudos sobre lógica da linguagem e linguagem da lógica
Portuguese Language and Mathematics in Technological Courses: Studies on Logic of Language and Language of Logic
title Língua portuguesa e matemática em cursos tecnológicos: estudos sobre lógica da linguagem e linguagem da lógica
spellingShingle Língua portuguesa e matemática em cursos tecnológicos: estudos sobre lógica da linguagem e linguagem da lógica
Guaranha, Manoel Francisco
Technological Education
Applied Linguistics
Mathematics Education
Logic
Interdisciplinary.
Ensino tecnológico
Linguística aplicada
Educação matemática
Lógica
Interdisciplinaridade.
title_short Língua portuguesa e matemática em cursos tecnológicos: estudos sobre lógica da linguagem e linguagem da lógica
title_full Língua portuguesa e matemática em cursos tecnológicos: estudos sobre lógica da linguagem e linguagem da lógica
title_fullStr Língua portuguesa e matemática em cursos tecnológicos: estudos sobre lógica da linguagem e linguagem da lógica
title_full_unstemmed Língua portuguesa e matemática em cursos tecnológicos: estudos sobre lógica da linguagem e linguagem da lógica
title_sort Língua portuguesa e matemática em cursos tecnológicos: estudos sobre lógica da linguagem e linguagem da lógica
author Guaranha, Manoel Francisco
author_facet Guaranha, Manoel Francisco
Bortolete, Juliano Cavalcante
author_role author
author2 Bortolete, Juliano Cavalcante
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guaranha, Manoel Francisco
Bortolete, Juliano Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Technological Education
Applied Linguistics
Mathematics Education
Logic
Interdisciplinary.
Ensino tecnológico
Linguística aplicada
Educação matemática
Lógica
Interdisciplinaridade.
topic Technological Education
Applied Linguistics
Mathematics Education
Logic
Interdisciplinary.
Ensino tecnológico
Linguística aplicada
Educação matemática
Lógica
Interdisciplinaridade.
description : Technological education aims to fulfill social and labor world demands. Thus, its teaching-learning processes are directed to the application of new information technologies and require an approach of logic concepts as basis for reading practices, text production and understanding of mathematical concepts. This paper presents strategies approach between two areas: Linguistics and Mathematics, based on the studies of Oswald Ducrot (1981) on the argumentative conception of language, especially when describing the logic of language. Thus, the research aims at developing, from reflections on logic and language, interdisciplinary methods of approach in the Communication and Mathematics subjects that might provide students who attend technological higher education a greater mastery at logic, both in argumentative as well in Mathematics; and encourage them to apply mathematical skills toward solving practical problems and understanding Mathematics as a formal instrument of expression and communication, which seeks to achieve real aspects for multiple sciences. We present a reading method of a verbal text by decomposing it in logical propositions, and chaining them in logical expressions. More than translating one language to another, we tried to bring the two areas as a strategy to make the student aware on the logical-mathematical structure of the language.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96983
10.11606/issn.2236-4242.v28i1p31-47
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96983
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p31-47
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96983/98221
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96983/146218
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 31-47
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893968527360