Transitividade e nominalização: um estudo sistêmico-funcional em redação do Enem
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/221213 |
Resumo: | Estudar um texto à luz da Linguística Sistêmico-Funcional é analisá-lo juntamente com seu aspecto contextual/pragmático, levando em consideração as funções da linguagem e suas respectivas intenções comunicativas. Sendo assim, a Metáfora Gramatical e, especificamente, a metafunção ideacional, corrobora a defesa do posicionamento crítico em meio à sociedade. Tendo em vista que a produção escrita é uma forma de participação social, o objetivo deste artigo foi verificar os diálogos existentes entre o sistema de transitividade e a nominalização em textos dissertativo-argumentativos, como uma estratégia de persuasão e de impessoalidade do dizer. A pesquisa fundamentou-se em autores como Halliday e Matthiessen (2014), Sardinha (2007), Gouveia (2009) e Valério (2012). Foi examinado um corpus de quatro redações nota mil no formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados esperados são os de que a Metáfora Gramatical se mostra como um excelente artifício para produções argumentativas. |
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Transitividade e nominalização: um estudo sistêmico-funcional em redação do EnemTransitivity and nominalization: a systemic-functional study of the Enem writing examMetáfora GramaticalMetafunção ideacionalTexto dissertativo-argumentativoGrammatical MetaphorIdeational metafunctionDissertation-argumentative textEstudar um texto à luz da Linguística Sistêmico-Funcional é analisá-lo juntamente com seu aspecto contextual/pragmático, levando em consideração as funções da linguagem e suas respectivas intenções comunicativas. Sendo assim, a Metáfora Gramatical e, especificamente, a metafunção ideacional, corrobora a defesa do posicionamento crítico em meio à sociedade. Tendo em vista que a produção escrita é uma forma de participação social, o objetivo deste artigo foi verificar os diálogos existentes entre o sistema de transitividade e a nominalização em textos dissertativo-argumentativos, como uma estratégia de persuasão e de impessoalidade do dizer. A pesquisa fundamentou-se em autores como Halliday e Matthiessen (2014), Sardinha (2007), Gouveia (2009) e Valério (2012). Foi examinado um corpus de quatro redações nota mil no formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados esperados são os de que a Metáfora Gramatical se mostra como um excelente artifício para produções argumentativas.To study a text in the light of Systemic-Functional Linguistics means to analyze it alongside its contextual/pragmatic aspects, taking into account the functions of language and their respective communicative intentions. Therefore, the Grammatical Metaphor and, specifically, the ideational metafunction, corroborate the defense of critical positioning in society. Bearing in mind that written production is a form of social participation, the objective of this article was to verify the existing dialogues between the transitivity system and nominalization in dissertative-argumentative texts, as a strategy of persuasion and impersonalization. The research was based on authors such as Halliday and Matthiessen (2014), Sardinha (2007), Gouveia (2009) and Valério (2012). A corpus of four top-scoring essays in the format of the National High School Exam (Enem) was examined. The expected results are that the Grammatical Metaphor proves to be an excellent device for argumentative productions.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2024-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/22121310.11606/issn.2236-4242.v37i3p329-351Linha D'Água; v. 37 n. 3 (2024): Linguagem/linguagens em estudos textuais, enunciativos e discursivos; 329-3512236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/221213/208806Copyright (c) 2024 Ana Catarina Gomes Farias Santiago, Maria do Rosário Albuquerque Barbosa, José Maria de Aguiar Sarinho Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, Ana Catarina Gomes FariasBarbosa, Maria do Rosário Albuquerque Sarinho Júnior, José Maria de Aguiar 2024-10-01T15:13:33Zoai:revistas.usp.br:article/221213Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-10-01T15:13:33Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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