Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Cássia dos Santos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Maria D´Ajuda Alomba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37372
Resumo: O presente artigo analisa a seguinte temática: Ensinode língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. Na busca do tripé – língua, cultura e identidade, o presente estudo faz uma relação a partir desses aspectos, com vistas a uma (re)significação no processo ensino/aprendizagem de língua estrangeira, pois, quando se estuda uma língua estrangeira, é imprescindível, também, atentar-se para a cultura, bem como a identidade da língua em estudo. Tomando como base a língua, será discutida a visão da mesma, tendo como pressupostos teóricos a concepção estruturalista de Ferdinand Saussure (2000) e contemporânea de Mikhail Bakhtin (1986). No tocante a cultura, serão apontadas questões que visam à importância de se trabalhar aspectos culturais no ensino de língua estrangeira, com vistas a serem abordados não como acréscimo na aula, mas como elementos indispensáveis. Por fim, com base em Rajagopalan (1998), Beato (2004), dentre outros, será discutida a concepção de identidade, bem como sua constante transformação, com vistas a perceber a importância da identidade no ensino de língua estrangeira, pois esta pode favorecer o entendimento do entorno que envolve o eu e o outro no espaço de confluências, a saber, a sala de aula.
id USP-36_4171fad7cd7561972a91b27a5345ac3b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37372
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagemO presente artigo analisa a seguinte temática: Ensinode língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. Na busca do tripé – língua, cultura e identidade, o presente estudo faz uma relação a partir desses aspectos, com vistas a uma (re)significação no processo ensino/aprendizagem de língua estrangeira, pois, quando se estuda uma língua estrangeira, é imprescindível, também, atentar-se para a cultura, bem como a identidade da língua em estudo. Tomando como base a língua, será discutida a visão da mesma, tendo como pressupostos teóricos a concepção estruturalista de Ferdinand Saussure (2000) e contemporânea de Mikhail Bakhtin (1986). No tocante a cultura, serão apontadas questões que visam à importância de se trabalhar aspectos culturais no ensino de língua estrangeira, com vistas a serem abordados não como acréscimo na aula, mas como elementos indispensáveis. Por fim, com base em Rajagopalan (1998), Beato (2004), dentre outros, será discutida a concepção de identidade, bem como sua constante transformação, com vistas a perceber a importância da identidade no ensino de língua estrangeira, pois esta pode favorecer o entendimento do entorno que envolve o eu e o outro no espaço de confluências, a saber, a sala de aula.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3737210.11606/issn.2236-4242.v25i1p183-201Linha D'Água; v. 25 n. 1 (2012): Língua e identidade: caminhos de cultura; 183-2012236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37372/40093Copyright (c) 2012 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Cássia dos SantosRibeiro, Maria D´Ajuda Alomba2022-03-25T13:47:47Zoai:revistas.usp.br:article/37372Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:40.690911Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem
title Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem
spellingShingle Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem
Teixeira, Cássia dos Santos
title_short Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem
title_full Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem
title_fullStr Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem
title_full_unstemmed Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem
title_sort Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem
author Teixeira, Cássia dos Santos
author_facet Teixeira, Cássia dos Santos
Ribeiro, Maria D´Ajuda Alomba
author_role author
author2 Ribeiro, Maria D´Ajuda Alomba
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Cássia dos Santos
Ribeiro, Maria D´Ajuda Alomba
description O presente artigo analisa a seguinte temática: Ensinode língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. Na busca do tripé – língua, cultura e identidade, o presente estudo faz uma relação a partir desses aspectos, com vistas a uma (re)significação no processo ensino/aprendizagem de língua estrangeira, pois, quando se estuda uma língua estrangeira, é imprescindível, também, atentar-se para a cultura, bem como a identidade da língua em estudo. Tomando como base a língua, será discutida a visão da mesma, tendo como pressupostos teóricos a concepção estruturalista de Ferdinand Saussure (2000) e contemporânea de Mikhail Bakhtin (1986). No tocante a cultura, serão apontadas questões que visam à importância de se trabalhar aspectos culturais no ensino de língua estrangeira, com vistas a serem abordados não como acréscimo na aula, mas como elementos indispensáveis. Por fim, com base em Rajagopalan (1998), Beato (2004), dentre outros, será discutida a concepção de identidade, bem como sua constante transformação, com vistas a perceber a importância da identidade no ensino de língua estrangeira, pois esta pode favorecer o entendimento do entorno que envolve o eu e o outro no espaço de confluências, a saber, a sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37372
10.11606/issn.2236-4242.v25i1p183-201
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37372
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v25i1p183-201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37372/40093
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 25 n. 1 (2012): Língua e identidade: caminhos de cultura; 183-201
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893527076864