Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37372 |
Resumo: | O presente artigo analisa a seguinte temática: Ensinode língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. Na busca do tripé – língua, cultura e identidade, o presente estudo faz uma relação a partir desses aspectos, com vistas a uma (re)significação no processo ensino/aprendizagem de língua estrangeira, pois, quando se estuda uma língua estrangeira, é imprescindível, também, atentar-se para a cultura, bem como a identidade da língua em estudo. Tomando como base a língua, será discutida a visão da mesma, tendo como pressupostos teóricos a concepção estruturalista de Ferdinand Saussure (2000) e contemporânea de Mikhail Bakhtin (1986). No tocante a cultura, serão apontadas questões que visam à importância de se trabalhar aspectos culturais no ensino de língua estrangeira, com vistas a serem abordados não como acréscimo na aula, mas como elementos indispensáveis. Por fim, com base em Rajagopalan (1998), Beato (2004), dentre outros, será discutida a concepção de identidade, bem como sua constante transformação, com vistas a perceber a importância da identidade no ensino de língua estrangeira, pois esta pode favorecer o entendimento do entorno que envolve o eu e o outro no espaço de confluências, a saber, a sala de aula. |
id |
USP-36_4171fad7cd7561972a91b27a5345ac3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37372 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagemO presente artigo analisa a seguinte temática: Ensinode língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. Na busca do tripé – língua, cultura e identidade, o presente estudo faz uma relação a partir desses aspectos, com vistas a uma (re)significação no processo ensino/aprendizagem de língua estrangeira, pois, quando se estuda uma língua estrangeira, é imprescindível, também, atentar-se para a cultura, bem como a identidade da língua em estudo. Tomando como base a língua, será discutida a visão da mesma, tendo como pressupostos teóricos a concepção estruturalista de Ferdinand Saussure (2000) e contemporânea de Mikhail Bakhtin (1986). No tocante a cultura, serão apontadas questões que visam à importância de se trabalhar aspectos culturais no ensino de língua estrangeira, com vistas a serem abordados não como acréscimo na aula, mas como elementos indispensáveis. Por fim, com base em Rajagopalan (1998), Beato (2004), dentre outros, será discutida a concepção de identidade, bem como sua constante transformação, com vistas a perceber a importância da identidade no ensino de língua estrangeira, pois esta pode favorecer o entendimento do entorno que envolve o eu e o outro no espaço de confluências, a saber, a sala de aula.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3737210.11606/issn.2236-4242.v25i1p183-201Linha D'Água; v. 25 n. 1 (2012): Língua e identidade: caminhos de cultura; 183-2012236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37372/40093Copyright (c) 2012 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Cássia dos SantosRibeiro, Maria D´Ajuda Alomba2022-03-25T13:47:47Zoai:revistas.usp.br:article/37372Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:40.690911Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem |
title |
Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem |
spellingShingle |
Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem Teixeira, Cássia dos Santos |
title_short |
Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem |
title_full |
Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem |
title_fullStr |
Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem |
title_sort |
Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem |
author |
Teixeira, Cássia dos Santos |
author_facet |
Teixeira, Cássia dos Santos Ribeiro, Maria D´Ajuda Alomba |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Maria D´Ajuda Alomba |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Cássia dos Santos Ribeiro, Maria D´Ajuda Alomba |
description |
O presente artigo analisa a seguinte temática: Ensinode língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. Na busca do tripé – língua, cultura e identidade, o presente estudo faz uma relação a partir desses aspectos, com vistas a uma (re)significação no processo ensino/aprendizagem de língua estrangeira, pois, quando se estuda uma língua estrangeira, é imprescindível, também, atentar-se para a cultura, bem como a identidade da língua em estudo. Tomando como base a língua, será discutida a visão da mesma, tendo como pressupostos teóricos a concepção estruturalista de Ferdinand Saussure (2000) e contemporânea de Mikhail Bakhtin (1986). No tocante a cultura, serão apontadas questões que visam à importância de se trabalhar aspectos culturais no ensino de língua estrangeira, com vistas a serem abordados não como acréscimo na aula, mas como elementos indispensáveis. Por fim, com base em Rajagopalan (1998), Beato (2004), dentre outros, será discutida a concepção de identidade, bem como sua constante transformação, com vistas a perceber a importância da identidade no ensino de língua estrangeira, pois esta pode favorecer o entendimento do entorno que envolve o eu e o outro no espaço de confluências, a saber, a sala de aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37372 10.11606/issn.2236-4242.v25i1p183-201 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37372 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v25i1p183-201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37372/40093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 25 n. 1 (2012): Língua e identidade: caminhos de cultura; 183-201 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221893527076864 |