A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/180821 |
Resumo: | Neste artigo, temos como objetivo apresentar a aplicação da metodologia de aprendizagem por pares adaptada a uma atividade de revisão de texto acadêmico, especificamente de resumo de dissertação de mestrado. Para o desenvolvimento dessa proposta, buscamos o aporte teórico que trata de metodologias ativas, bem como de interação e de escrita como processo recursivo, do qual faz parte a etapa de revisão. Entendemos que abordar o ensino da escrita acadêmica da perspectiva de tais metodologias permite alinhá-lo ao paradigma atual, segundo o qual, o aluno assume um papel ativo na própria aprendizagem, e o professor torna-se um orientador de caminhos que possibilitam a construção individual e coletiva de conhecimentos. |
id |
USP-36_4a75f851bef8ce7939a29b2a3ebc8430 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/180821 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic WritingA revisão de texto por pares como metodologia ativa para o aprimoramento da escrita acadêmicaEscritaRevisãoInteraçãoMetodologias ativas de aprendizagemAprendizagem por paresWritingRevisionInteractionActive Learning MethodologiesPeer InstructionNeste artigo, temos como objetivo apresentar a aplicação da metodologia de aprendizagem por pares adaptada a uma atividade de revisão de texto acadêmico, especificamente de resumo de dissertação de mestrado. Para o desenvolvimento dessa proposta, buscamos o aporte teórico que trata de metodologias ativas, bem como de interação e de escrita como processo recursivo, do qual faz parte a etapa de revisão. Entendemos que abordar o ensino da escrita acadêmica da perspectiva de tais metodologias permite alinhá-lo ao paradigma atual, segundo o qual, o aluno assume um papel ativo na própria aprendizagem, e o professor torna-se um orientador de caminhos que possibilitam a construção individual e coletiva de conhecimentos.In this article, we aim at presenting the application of the peer instruction methodology adapted to an academic text revision activity, particularly the review of a master’s thesis abstract. For the development of this proposal, we sought the theoretical contribution that deals with active methodologies, as well as interaction, and writing as a recursive process, which is part of the revision stage. It is understood that approaching the teaching of academic writing from the perspective of such methodologies allows to align it with the current paradigm, according to which the student has an active role in his own learning, and the teacher becomes an advisor of paths who enables the construction of the individual and collective knowledge.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18082110.11606/issn.2236-4242.v34i1p137-158Linha D'Água; v. 34 n. 1 (2021): Aspectos discursivos na mídia e no ensino em diferentes temas; 137-1582236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/180821/170930https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/180821/174494Copyright (c) 2021 Sueli Cristina Marquesi, Andréa Pisan Soares Aguiarhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarquesi, Sueli Cristina Aguiar, Andréa Pisan Soares 2022-03-25T13:41:02Zoai:revistas.usp.br:article/180821Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:57.005591Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing A revisão de texto por pares como metodologia ativa para o aprimoramento da escrita acadêmica |
title |
A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing |
spellingShingle |
A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing Marquesi, Sueli Cristina Escrita Revisão Interação Metodologias ativas de aprendizagem Aprendizagem por pares Writing Revision Interaction Active Learning Methodologies Peer Instruction |
title_short |
A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing |
title_full |
A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing |
title_fullStr |
A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing |
title_full_unstemmed |
A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing |
title_sort |
A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing |
author |
Marquesi, Sueli Cristina |
author_facet |
Marquesi, Sueli Cristina Aguiar, Andréa Pisan Soares |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Andréa Pisan Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marquesi, Sueli Cristina Aguiar, Andréa Pisan Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Revisão Interação Metodologias ativas de aprendizagem Aprendizagem por pares Writing Revision Interaction Active Learning Methodologies Peer Instruction |
topic |
Escrita Revisão Interação Metodologias ativas de aprendizagem Aprendizagem por pares Writing Revision Interaction Active Learning Methodologies Peer Instruction |
description |
Neste artigo, temos como objetivo apresentar a aplicação da metodologia de aprendizagem por pares adaptada a uma atividade de revisão de texto acadêmico, especificamente de resumo de dissertação de mestrado. Para o desenvolvimento dessa proposta, buscamos o aporte teórico que trata de metodologias ativas, bem como de interação e de escrita como processo recursivo, do qual faz parte a etapa de revisão. Entendemos que abordar o ensino da escrita acadêmica da perspectiva de tais metodologias permite alinhá-lo ao paradigma atual, segundo o qual, o aluno assume um papel ativo na própria aprendizagem, e o professor torna-se um orientador de caminhos que possibilitam a construção individual e coletiva de conhecimentos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/180821 10.11606/issn.2236-4242.v34i1p137-158 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/180821 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v34i1p137-158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/180821/170930 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/180821/174494 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Sueli Cristina Marquesi, Andréa Pisan Soares Aguiar https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Sueli Cristina Marquesi, Andréa Pisan Soares Aguiar https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 34 n. 1 (2021): Aspectos discursivos na mídia e no ensino em diferentes temas; 137-158 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894765445120 |