A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquesi, Sueli Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aguiar, Andréa Pisan Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/180821
Resumo: Neste artigo, temos como objetivo apresentar a aplicação da metodologia de aprendizagem por pares adaptada a uma atividade de revisão de texto acadêmico, especificamente de resumo de dissertação de mestrado. Para o desenvolvimento dessa proposta, buscamos o aporte teórico que trata de metodologias ativas, bem como de interação e de escrita como processo recursivo, do qual faz parte a etapa de revisão. Entendemos que abordar o ensino da escrita acadêmica da perspectiva de tais metodologias permite alinhá-lo ao paradigma atual, segundo o qual, o aluno assume um papel ativo na própria aprendizagem, e o professor torna-se um orientador de caminhos que possibilitam a construção individual e coletiva de conhecimentos.
id USP-36_4a75f851bef8ce7939a29b2a3ebc8430
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/180821
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic WritingA revisão de texto por pares como metodologia ativa para o aprimoramento da escrita acadêmicaEscritaRevisãoInteraçãoMetodologias ativas de aprendizagemAprendizagem por paresWritingRevisionInteractionActive Learning MethodologiesPeer InstructionNeste artigo, temos como objetivo apresentar a aplicação da metodologia de aprendizagem por pares adaptada a uma atividade de revisão de texto acadêmico, especificamente de resumo de dissertação de mestrado. Para o desenvolvimento dessa proposta, buscamos o aporte teórico que trata de metodologias ativas, bem como de interação e de escrita como processo recursivo, do qual faz parte a etapa de revisão. Entendemos que abordar o ensino da escrita acadêmica da perspectiva de tais metodologias permite alinhá-lo ao paradigma atual, segundo o qual, o aluno assume um papel ativo na própria aprendizagem, e o professor torna-se um orientador de caminhos que possibilitam a construção individual e coletiva de conhecimentos.In this article, we aim at presenting the application of the peer instruction methodology adapted to an academic text revision activity, particularly the review of a master’s thesis abstract. For the development of this proposal, we sought the theoretical contribution that deals with active methodologies, as well as interaction, and writing as a recursive process, which is part of the revision stage. It is understood that approaching the teaching of academic writing from the perspective of such methodologies allows to align it with the current paradigm, according to which the student has an active role in his own learning, and the teacher becomes an advisor of paths who enables the construction of the individual and collective knowledge.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18082110.11606/issn.2236-4242.v34i1p137-158Linha D'Água; v. 34 n. 1 (2021): Aspectos discursivos na mídia e no ensino em diferentes temas; 137-1582236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/180821/170930https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/180821/174494Copyright (c) 2021 Sueli Cristina Marquesi, Andréa Pisan Soares Aguiarhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarquesi, Sueli Cristina Aguiar, Andréa Pisan Soares 2022-03-25T13:41:02Zoai:revistas.usp.br:article/180821Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:57.005591Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing
A revisão de texto por pares como metodologia ativa para o aprimoramento da escrita acadêmica
title A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing
spellingShingle A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing
Marquesi, Sueli Cristina
Escrita
Revisão
Interação
Metodologias ativas de aprendizagem
Aprendizagem por pares
Writing
Revision
Interaction
Active Learning Methodologies
Peer Instruction
title_short A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing
title_full A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing
title_fullStr A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing
title_full_unstemmed A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing
title_sort A Peer Text Revision as an Active Methodology for Improving Academic Writing
author Marquesi, Sueli Cristina
author_facet Marquesi, Sueli Cristina
Aguiar, Andréa Pisan Soares
author_role author
author2 Aguiar, Andréa Pisan Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquesi, Sueli Cristina
Aguiar, Andréa Pisan Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Revisão
Interação
Metodologias ativas de aprendizagem
Aprendizagem por pares
Writing
Revision
Interaction
Active Learning Methodologies
Peer Instruction
topic Escrita
Revisão
Interação
Metodologias ativas de aprendizagem
Aprendizagem por pares
Writing
Revision
Interaction
Active Learning Methodologies
Peer Instruction
description Neste artigo, temos como objetivo apresentar a aplicação da metodologia de aprendizagem por pares adaptada a uma atividade de revisão de texto acadêmico, especificamente de resumo de dissertação de mestrado. Para o desenvolvimento dessa proposta, buscamos o aporte teórico que trata de metodologias ativas, bem como de interação e de escrita como processo recursivo, do qual faz parte a etapa de revisão. Entendemos que abordar o ensino da escrita acadêmica da perspectiva de tais metodologias permite alinhá-lo ao paradigma atual, segundo o qual, o aluno assume um papel ativo na própria aprendizagem, e o professor torna-se um orientador de caminhos que possibilitam a construção individual e coletiva de conhecimentos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/180821
10.11606/issn.2236-4242.v34i1p137-158
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/180821
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v34i1p137-158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/180821/170930
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/180821/174494
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Sueli Cristina Marquesi, Andréa Pisan Soares Aguiar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Sueli Cristina Marquesi, Andréa Pisan Soares Aguiar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 34 n. 1 (2021): Aspectos discursivos na mídia e no ensino em diferentes temas; 137-158
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894765445120