Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/164523 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é apresentar os resultados de uma das etapas do projeto de pesquisa e ensino Mostre a Língua. Abordagem intersemiótica da literatura: da compreensão poética à escrita autoral em desenvolvimento no Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns desde 2019. O corpus da pesquisa foi composto pela produção de quatro (04) histórias em quadrinhos baseadas nas peças Os dous ou o inglês maquinista e O juiz da paz da roça, ambas de Martins Pena. O recorte escolhido apresenta os dados do trabalho a partir do texto O juiz da paz da roça. Os sujeitos da pesquisa foram 36 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Informática do Campus Garanhuns. O procedimento metodológico baseou-se na proposta de sequência didática por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e das estratégias de retextualização de Marcuschi (2004) Os resultados demonstraram que a representação dos elementos da narrativa verbal quando transpostos para o texto multimodal adequaram-se à proposta e ao propósito do gênero produzido, apresentando falhas relativas a alguns aspectos técnicos da elaboração de quadrinhos, tais como falta de dinamismo na expressão dos personagens e ausência de foco nos cenários, sem contudo prejudicar a ação de linguagem, conforme definida por Bronckart (2003). |
id |
USP-36_7e0c688e5b24d492c3045b684f67e144 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/164523 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodalFrom Theater Plays to Comics:A Literary Reading and Multimodal Writing ExperienceText ProductionComicsRetextualizationDidactic SequenceMultiliteraciesProdução textualquadrinhosretextualizaçãosequência didáticamultiletramentosO objetivo desse trabalho é apresentar os resultados de uma das etapas do projeto de pesquisa e ensino Mostre a Língua. Abordagem intersemiótica da literatura: da compreensão poética à escrita autoral em desenvolvimento no Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns desde 2019. O corpus da pesquisa foi composto pela produção de quatro (04) histórias em quadrinhos baseadas nas peças Os dous ou o inglês maquinista e O juiz da paz da roça, ambas de Martins Pena. O recorte escolhido apresenta os dados do trabalho a partir do texto O juiz da paz da roça. Os sujeitos da pesquisa foram 36 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Informática do Campus Garanhuns. O procedimento metodológico baseou-se na proposta de sequência didática por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e das estratégias de retextualização de Marcuschi (2004) Os resultados demonstraram que a representação dos elementos da narrativa verbal quando transpostos para o texto multimodal adequaram-se à proposta e ao propósito do gênero produzido, apresentando falhas relativas a alguns aspectos técnicos da elaboração de quadrinhos, tais como falta de dinamismo na expressão dos personagens e ausência de foco nos cenários, sem contudo prejudicar a ação de linguagem, conforme definida por Bronckart (2003).The purpose of this paper is to present the results of one of the stages of the research and teachin project and Mostre a Língua. Intersemiotic approach to literature: from poetic comprehension to authorial writing under development at the Federal Institute of Pernambuco Campus Garanhuns since 2019. The research corpus was composed by the production of four (04) comics based on the pieces O juiz de paz da roça e Os dous ou o inglês maquinista, both from Martins Pena. The data chosen here presents results from the text O juiz de paz da roça. The research subjects were 36 students of the 2nd year of Integrated High School in Informatics of Campus Garanhuns. The methodological procedure was based on the didactic sequence proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and Marcuschi’s retextualization strategies (2004). The results showed that the representation of verbal narrative elements when transposed into the multimodal text was adequate to the proposal and purpose of the produced genre, presenting flaws related to some technical aspects of comics elaboration, such as lack of dynamism in the expression of the characters and absence of focus in the scenarios, without however harming the language action, as defined by Bronckart (2003).Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/16452310.11606/issn.2236-4242.v33i2p69-90Linha D'Água; v. 33 n. 2 (2020): Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores; 69-902236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/164523/162694https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/164523/171070Copyright (c) 2020 Linha D'Águahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeitão, André Alexandre Padilha2022-03-25T13:42:18Zoai:revistas.usp.br:article/164523Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:55.000274Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal From Theater Plays to Comics:A Literary Reading and Multimodal Writing Experience |
title |
Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal |
spellingShingle |
Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal Leitão, André Alexandre Padilha Text Production Comics Retextualization Didactic Sequence Multiliteracies Produção textual quadrinhos retextualização sequência didática multiletramentos |
title_short |
Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal |
title_full |
Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal |
title_fullStr |
Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal |
title_full_unstemmed |
Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal |
title_sort |
Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal |
author |
Leitão, André Alexandre Padilha |
author_facet |
Leitão, André Alexandre Padilha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão, André Alexandre Padilha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Text Production Comics Retextualization Didactic Sequence Multiliteracies Produção textual quadrinhos retextualização sequência didática multiletramentos |
topic |
Text Production Comics Retextualization Didactic Sequence Multiliteracies Produção textual quadrinhos retextualização sequência didática multiletramentos |
description |
O objetivo desse trabalho é apresentar os resultados de uma das etapas do projeto de pesquisa e ensino Mostre a Língua. Abordagem intersemiótica da literatura: da compreensão poética à escrita autoral em desenvolvimento no Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns desde 2019. O corpus da pesquisa foi composto pela produção de quatro (04) histórias em quadrinhos baseadas nas peças Os dous ou o inglês maquinista e O juiz da paz da roça, ambas de Martins Pena. O recorte escolhido apresenta os dados do trabalho a partir do texto O juiz da paz da roça. Os sujeitos da pesquisa foram 36 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Informática do Campus Garanhuns. O procedimento metodológico baseou-se na proposta de sequência didática por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e das estratégias de retextualização de Marcuschi (2004) Os resultados demonstraram que a representação dos elementos da narrativa verbal quando transpostos para o texto multimodal adequaram-se à proposta e ao propósito do gênero produzido, apresentando falhas relativas a alguns aspectos técnicos da elaboração de quadrinhos, tais como falta de dinamismo na expressão dos personagens e ausência de foco nos cenários, sem contudo prejudicar a ação de linguagem, conforme definida por Bronckart (2003). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/164523 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p69-90 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/164523 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v33i2p69-90 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/164523/162694 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/164523/171070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linha D'Água https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linha D'Água https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 33 n. 2 (2020): Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores; 69-90 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894544195584 |