Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, André Alexandre Padilha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/164523
Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar os resultados de uma das etapas do projeto de pesquisa e ensino Mostre a Língua. Abordagem intersemiótica da literatura: da compreensão poética à escrita autoral em desenvolvimento no Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns desde 2019. O corpus da pesquisa foi composto pela produção de quatro (04) histórias em quadrinhos baseadas nas peças Os dous ou o inglês maquinista e O juiz da paz da roça, ambas de Martins Pena. O recorte escolhido apresenta os dados do trabalho a partir do texto O juiz da paz da roça. Os sujeitos da pesquisa foram 36 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Informática do Campus Garanhuns. O procedimento metodológico baseou-se na proposta de sequência didática por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e das estratégias de retextualização de Marcuschi (2004) Os resultados demonstraram que a representação dos elementos da narrativa verbal quando transpostos para o texto multimodal adequaram-se à proposta e ao propósito do gênero produzido, apresentando falhas relativas a alguns aspectos técnicos da elaboração de quadrinhos, tais como falta de dinamismo na expressão dos personagens e ausência de foco nos cenários, sem contudo prejudicar a ação de linguagem, conforme definida por Bronckart (2003).
id USP-36_7e0c688e5b24d492c3045b684f67e144
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/164523
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodalFrom Theater Plays to Comics:A Literary Reading and Multimodal Writing ExperienceText ProductionComicsRetextualizationDidactic SequenceMultiliteraciesProdução textualquadrinhosretextualizaçãosequência didáticamultiletramentosO objetivo desse trabalho é apresentar os resultados de uma das etapas do projeto de pesquisa e ensino Mostre a Língua. Abordagem intersemiótica da literatura: da compreensão poética à escrita autoral em desenvolvimento no Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns desde 2019. O corpus da pesquisa foi composto pela produção de quatro (04) histórias em quadrinhos baseadas nas peças Os dous ou o inglês maquinista e O juiz da paz da roça, ambas de Martins Pena. O recorte escolhido apresenta os dados do trabalho a partir do texto O juiz da paz da roça. Os sujeitos da pesquisa foram 36 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Informática do Campus Garanhuns. O procedimento metodológico baseou-se na proposta de sequência didática por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e das estratégias de retextualização de Marcuschi (2004) Os resultados demonstraram que a representação dos elementos da narrativa verbal quando transpostos para o texto multimodal adequaram-se à proposta e ao propósito do gênero produzido, apresentando falhas relativas a alguns aspectos técnicos da elaboração de quadrinhos, tais como falta de dinamismo na expressão dos personagens e ausência de foco nos cenários, sem contudo prejudicar a ação de linguagem, conforme definida por Bronckart (2003).The purpose of this paper is to present the results of one of the stages of the research and teachin project and Mostre a Língua. Intersemiotic approach to literature: from poetic comprehension to authorial writing under development at the Federal Institute of Pernambuco Campus Garanhuns since 2019. The research corpus was composed by the production of four (04) comics based on the pieces O juiz de paz da roça e Os dous ou o inglês maquinista, both from Martins Pena. The data chosen here presents results from the text O juiz de paz da roça. The research subjects were 36 students of the 2nd year of Integrated High School in Informatics of Campus Garanhuns. The methodological procedure was based on the didactic sequence proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and Marcuschi’s retextualization strategies (2004). The results showed that the representation of verbal narrative elements when transposed into the multimodal text was adequate to the proposal and purpose of the produced genre, presenting flaws related to some technical aspects of comics elaboration, such as lack of dynamism in the expression of the characters and absence of focus in the scenarios, without however harming the language action, as defined by Bronckart (2003).Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/16452310.11606/issn.2236-4242.v33i2p69-90Linha D'Água; v. 33 n. 2 (2020): Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores; 69-902236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/164523/162694https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/164523/171070Copyright (c) 2020 Linha D'Águahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeitão, André Alexandre Padilha2022-03-25T13:42:18Zoai:revistas.usp.br:article/164523Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:55.000274Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal
From Theater Plays to Comics:A Literary Reading and Multimodal Writing Experience
title Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal
spellingShingle Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal
Leitão, André Alexandre Padilha
Text Production
Comics
Retextualization
Didactic Sequence
Multiliteracies
Produção textual
quadrinhos
retextualização
sequência didática
multiletramentos
title_short Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal
title_full Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal
title_fullStr Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal
title_full_unstemmed Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal
title_sort Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal
author Leitão, André Alexandre Padilha
author_facet Leitão, André Alexandre Padilha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, André Alexandre Padilha
dc.subject.por.fl_str_mv Text Production
Comics
Retextualization
Didactic Sequence
Multiliteracies
Produção textual
quadrinhos
retextualização
sequência didática
multiletramentos
topic Text Production
Comics
Retextualization
Didactic Sequence
Multiliteracies
Produção textual
quadrinhos
retextualização
sequência didática
multiletramentos
description O objetivo desse trabalho é apresentar os resultados de uma das etapas do projeto de pesquisa e ensino Mostre a Língua. Abordagem intersemiótica da literatura: da compreensão poética à escrita autoral em desenvolvimento no Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns desde 2019. O corpus da pesquisa foi composto pela produção de quatro (04) histórias em quadrinhos baseadas nas peças Os dous ou o inglês maquinista e O juiz da paz da roça, ambas de Martins Pena. O recorte escolhido apresenta os dados do trabalho a partir do texto O juiz da paz da roça. Os sujeitos da pesquisa foram 36 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Informática do Campus Garanhuns. O procedimento metodológico baseou-se na proposta de sequência didática por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e das estratégias de retextualização de Marcuschi (2004) Os resultados demonstraram que a representação dos elementos da narrativa verbal quando transpostos para o texto multimodal adequaram-se à proposta e ao propósito do gênero produzido, apresentando falhas relativas a alguns aspectos técnicos da elaboração de quadrinhos, tais como falta de dinamismo na expressão dos personagens e ausência de foco nos cenários, sem contudo prejudicar a ação de linguagem, conforme definida por Bronckart (2003).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/164523
10.11606/issn.2236-4242.v33i2p69-90
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/164523
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p69-90
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/164523/162694
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/164523/171070
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Linha D'Água
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Linha D'Água
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 33 n. 2 (2020): Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores; 69-90
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894544195584