O ensino da escrita-argumentativa voltada para a redação do Enem no canal digital do Youtube Luma e Ponto: textualidades seriadas e discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Michel Luís da Cruz Ramos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pacífico, Soraya Maria Romano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/210390
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar algumas playlists do canal do Youtube Luma e Ponto e, também, um dos vídeos dessas playlists intitulado “Como escrever redação mais rápido”, a fim de interpretar de que modo esse site de compartilhamento produz significação, materializada por uma textualidade em série (Dias, 2019), transformando o olhar em trabalho (Bucci, 2021). Para isso, utilizou-se o referencial teórico da Análise de Discurso materialista, a partir do corpus selecionado, para fundamentar nossa interpretação de como a escrita-argumentativa, em especial, a redação do Enem, é discursivizada pelo sujeito-youtuber, sabendo que é na articulação da língua com a história que o discurso se materializa. Desse modo, observou-se que a organização das playlists do canal analisado leva a uma formação discursiva que sustenta a redação do Enem no ideário da técnica/modelo/rapidez em que a escrita é tida como mercadoria e o ensino se configura como capacitação (Orlandi, 2017), impedindo que a argumentação seja reconhecida como prática de linguagem (Piris, 2020) e direito (Pacífico, 2016).
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spelling O ensino da escrita-argumentativa voltada para a redação do Enem no canal digital do Youtube Luma e Ponto: textualidades seriadas e discursoThe teaching of argumentative writing focused on the Enem essay on the YouTube channel Luma e Ponto: serialized textualities and discourseEscritaArgumentaçãoEnsinoSujeitoYoutubeWritingArgumentationTeachingSubjectYoutubeO objetivo deste artigo é analisar algumas playlists do canal do Youtube Luma e Ponto e, também, um dos vídeos dessas playlists intitulado “Como escrever redação mais rápido”, a fim de interpretar de que modo esse site de compartilhamento produz significação, materializada por uma textualidade em série (Dias, 2019), transformando o olhar em trabalho (Bucci, 2021). Para isso, utilizou-se o referencial teórico da Análise de Discurso materialista, a partir do corpus selecionado, para fundamentar nossa interpretação de como a escrita-argumentativa, em especial, a redação do Enem, é discursivizada pelo sujeito-youtuber, sabendo que é na articulação da língua com a história que o discurso se materializa. Desse modo, observou-se que a organização das playlists do canal analisado leva a uma formação discursiva que sustenta a redação do Enem no ideário da técnica/modelo/rapidez em que a escrita é tida como mercadoria e o ensino se configura como capacitação (Orlandi, 2017), impedindo que a argumentação seja reconhecida como prática de linguagem (Piris, 2020) e direito (Pacífico, 2016).The purpose of this article is to analyze some playlists on the Youtube channel Luma e Ponto, and also, one of the videos from these playlists entitled “How to write essays faster”, in order to interpret how this sharing site produces meaning, materialized by a serial textuality (Dias, 2019), transforming the gaze into work (Bucci, 2021). For this purpose, based on the selected corpus, we used the theoretical framework of Materialist Discourse Analysis to underpin our interpretation of how argumentative writing, especially the Enem essay, is discursively constructed by the YouTuber-subject, acknowledging that it is in the articulation of language with history that discourse materializes. In this way, it was noted that the organization of the channel’s playlists analyzed leads to a discursive formation that supports the writing of Enem in the ideals of technique/model/speed, in which writing is considered a commodity and the teaching of writing is configured as capacitation (Orlandi, 2017), preventing argumentation from being recognized as language practice (Piris, 2020) and a right (Pacífico, 2016).Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/21039010.11606/issn.2236-4242.v36i3p222-241Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 222-2412236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/210390/201987https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/210390/203169Copyright (c) 2023 Michel Luís da Cruz Ramos Leandro, Soraya Maria Romano Pacíficohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeandro, Michel Luís da Cruz RamosPacífico, Soraya Maria Romano2024-03-02T14:10:45Zoai:revistas.usp.br:article/210390Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-02T14:10:45Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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