Academic Review Writing an Approach to Speech Genres
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/143807 |
Resumo: | A escrita acadêmica recebeu muitos estudos desde o final da década de 1970, mas há alguns gêneros acadêmicos que trazem dificuldades aos estudantes universitários, como a resenha. O objetivo do artigo é discutir essa produção de graduandos em Letras, a partir da concepção bakhtiniana de gênero discursivos e de ponto de vista, segundo Rabatel (2015, 2016, 2016a, 2017, 2018), o que significa tratar as resenhas dentro de um contexto de circulação, produção e recepção. Na primeira parte, apresentaremos os pressupostos teóricos que norteiam essa discussão, particularmente, a noção de resenha como gênero discursivo. Na segunda parte, tendo em vista considerarmos a categoria do ponto de vista (PDV) como intrínseca à organização linguística, textual, discursiva e enunciativa da resenha, focalizaremos algumas noções teóricas seguidas de análises de dados, que ancorarão nossa reflexão. A análise de uma resenha publicada em revista acadêmica de graduação revelou que o L1/E1 se engajou com o objeto de discurso, ao construir o ponto de vista (PDV), certamente, para influenciar os interlocutores, acerca da obra resenhada. Em suma, a natureza do propósito comunicativo do gênero discursivo resenha leva o L1/E1 a assumir um PDV favorável ou não. |
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Academic Review Writing an Approach to Speech GenresProdução de resenha acadêmica: uma abordagem dos gêneros do discursoGêneros discursivosescrita acadêmicaresenha acadêmicaponto de vistaengajamento.Speech GenreAcademic WritingCritical ReviewPoint of ViewEngajament.A escrita acadêmica recebeu muitos estudos desde o final da década de 1970, mas há alguns gêneros acadêmicos que trazem dificuldades aos estudantes universitários, como a resenha. O objetivo do artigo é discutir essa produção de graduandos em Letras, a partir da concepção bakhtiniana de gênero discursivos e de ponto de vista, segundo Rabatel (2015, 2016, 2016a, 2017, 2018), o que significa tratar as resenhas dentro de um contexto de circulação, produção e recepção. Na primeira parte, apresentaremos os pressupostos teóricos que norteiam essa discussão, particularmente, a noção de resenha como gênero discursivo. Na segunda parte, tendo em vista considerarmos a categoria do ponto de vista (PDV) como intrínseca à organização linguística, textual, discursiva e enunciativa da resenha, focalizaremos algumas noções teóricas seguidas de análises de dados, que ancorarão nossa reflexão. A análise de uma resenha publicada em revista acadêmica de graduação revelou que o L1/E1 se engajou com o objeto de discurso, ao construir o ponto de vista (PDV), certamente, para influenciar os interlocutores, acerca da obra resenhada. Em suma, a natureza do propósito comunicativo do gênero discursivo resenha leva o L1/E1 a assumir um PDV favorável ou não.Academic writing has received many studies since the late 1970s, but there are some speech genres that bring difficulties to college students, such as the review. The objective of the article is to discuss this production of undergraduate students of Languages and Linguistics, from the Bakhtinian conception of discursive genres and point of view, according to Rabatel (2015, 2016, 2016a, 2017, 2018), which means to treat the reviews within a context of circulation, production and reception. In the first part, we will introduce the theoretical assumptions that guide this discussion, particularly the notion of review as a discursive genre. In the second part, considering the category of the point of view (POV) as intrinsic to the linguistic, textual, discursive and enunciative organization of the academic review, we will focus on some theoretical notions followed by data analysis, which will anchor our reflection. The analysis of an academic review published in an undergraduate academic journal revealed that L1 / E1 engaged with the object of discourse, when constructing the point of view (POV), certainly, to influence the interlocutors about the work reviewed. In short, the nature of the communicative purpose of the discursive genre review leads L1 / E1 to assume a favorable POV or not.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/14380710.11606/issn.2236-4242.v31i1p221-237Linha D'Água; v. 31 n. 1 (2018): A escrita na universidade: três visões lusófonas; 221-2372236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/143807/138980https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/143807/147289Copyright (c) 2018 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Maria Inês BatistaRodrigues, Maria das Graças Soares2022-03-25T13:44:20Zoai:revistas.usp.br:article/143807Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:51.785469Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A escrita acadêmica recebeu muitos estudos desde o final da década de 1970, mas há alguns gêneros acadêmicos que trazem dificuldades aos estudantes universitários, como a resenha. O objetivo do artigo é discutir essa produção de graduandos em Letras, a partir da concepção bakhtiniana de gênero discursivos e de ponto de vista, segundo Rabatel (2015, 2016, 2016a, 2017, 2018), o que significa tratar as resenhas dentro de um contexto de circulação, produção e recepção. Na primeira parte, apresentaremos os pressupostos teóricos que norteiam essa discussão, particularmente, a noção de resenha como gênero discursivo. Na segunda parte, tendo em vista considerarmos a categoria do ponto de vista (PDV) como intrínseca à organização linguística, textual, discursiva e enunciativa da resenha, focalizaremos algumas noções teóricas seguidas de análises de dados, que ancorarão nossa reflexão. A análise de uma resenha publicada em revista acadêmica de graduação revelou que o L1/E1 se engajou com o objeto de discurso, ao construir o ponto de vista (PDV), certamente, para influenciar os interlocutores, acerca da obra resenhada. Em suma, a natureza do propósito comunicativo do gênero discursivo resenha leva o L1/E1 a assumir um PDV favorável ou não. |
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