Academic Review Writing an Approach to Speech Genres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Maria Inês Batista
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Maria das Graças Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/143807
Resumo: A escrita acadêmica recebeu muitos estudos desde o final da década de 1970, mas há alguns gêneros acadêmicos que trazem dificuldades aos estudantes universitários, como a resenha. O objetivo do artigo é discutir essa produção de graduandos em Letras, a partir da concepção bakhtiniana de gênero discursivos e de ponto de vista, segundo Rabatel (2015, 2016, 2016a, 2017, 2018), o que significa tratar as resenhas dentro de um contexto de circulação, produção e recepção. Na primeira parte, apresentaremos os pressupostos teóricos que norteiam essa discussão, particularmente, a noção de resenha como gênero discursivo. Na segunda parte, tendo em vista considerarmos a categoria do ponto de vista (PDV) como intrínseca à organização linguística, textual, discursiva e enunciativa da resenha, focalizaremos algumas noções teóricas seguidas de análises de dados, que ancorarão nossa reflexão. A análise de uma resenha publicada em revista acadêmica de graduação revelou que o L1/E1 se engajou com o objeto de discurso, ao construir o ponto de vista (PDV), certamente, para influenciar os interlocutores, acerca da obra resenhada. Em suma, a natureza do propósito comunicativo do gênero discursivo resenha leva o L1/E1 a assumir um PDV favorável ou não.
id USP-36_ad8cbe4feeb4b0cb96332e50f80f7347
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/143807
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Academic Review Writing an Approach to Speech GenresProdução de resenha acadêmica: uma abordagem dos gêneros do discursoGêneros discursivosescrita acadêmicaresenha acadêmicaponto de vistaengajamento.Speech GenreAcademic WritingCritical ReviewPoint of ViewEngajament.A escrita acadêmica recebeu muitos estudos desde o final da década de 1970, mas há alguns gêneros acadêmicos que trazem dificuldades aos estudantes universitários, como a resenha. O objetivo do artigo é discutir essa produção de graduandos em Letras, a partir da concepção bakhtiniana de gênero discursivos e de ponto de vista, segundo Rabatel (2015, 2016, 2016a, 2017, 2018), o que significa tratar as resenhas dentro de um contexto de circulação, produção e recepção. Na primeira parte, apresentaremos os pressupostos teóricos que norteiam essa discussão, particularmente, a noção de resenha como gênero discursivo. Na segunda parte, tendo em vista considerarmos a categoria do ponto de vista (PDV) como intrínseca à organização linguística, textual, discursiva e enunciativa da resenha, focalizaremos algumas noções teóricas seguidas de análises de dados, que ancorarão nossa reflexão. A análise de uma resenha publicada em revista acadêmica de graduação revelou que o L1/E1 se engajou com o objeto de discurso, ao construir o ponto de vista (PDV), certamente, para influenciar os interlocutores, acerca da obra resenhada. Em suma, a natureza do propósito comunicativo do gênero discursivo resenha leva o L1/E1 a assumir um PDV favorável ou não.Academic writing has received many studies since the late 1970s, but there are some speech genres that bring difficulties to college students, such as the review. The objective of the article is to discuss this production of undergraduate students of Languages and Linguistics, from the Bakhtinian conception of discursive genres and point of view, according to Rabatel (2015, 2016, 2016a, 2017, 2018), which means to treat the reviews within a context of circulation, production and reception. In the first part, we will introduce the theoretical assumptions that guide this discussion, particularly the notion of review as a discursive genre. In the second part, considering the category of the point of view (POV) as intrinsic to the linguistic, textual, discursive and enunciative organization of the academic review, we will focus on some theoretical notions followed by data analysis, which will anchor our reflection. The analysis of an academic review published in an undergraduate academic journal revealed that L1 / E1 engaged with the object of discourse, when constructing the point of view (POV), certainly, to influence the interlocutors about the work reviewed. In short, the nature of the communicative purpose of the discursive genre review leads L1 / E1 to assume a favorable POV or not.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/14380710.11606/issn.2236-4242.v31i1p221-237Linha D'Água; v. 31 n. 1 (2018): A escrita na universidade: três visões lusófonas; 221-2372236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/143807/138980https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/143807/147289Copyright (c) 2018 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Maria Inês BatistaRodrigues, Maria das Graças Soares2022-03-25T13:44:20Zoai:revistas.usp.br:article/143807Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:51.785469Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Academic Review Writing an Approach to Speech Genres
Produção de resenha acadêmica: uma abordagem dos gêneros do discurso
title Academic Review Writing an Approach to Speech Genres
spellingShingle Academic Review Writing an Approach to Speech Genres
Campos, Maria Inês Batista
Gêneros discursivos
escrita acadêmica
resenha acadêmica
ponto de vista
engajamento.
Speech Genre
Academic Writing
Critical Review
Point of View
Engajament.
title_short Academic Review Writing an Approach to Speech Genres
title_full Academic Review Writing an Approach to Speech Genres
title_fullStr Academic Review Writing an Approach to Speech Genres
title_full_unstemmed Academic Review Writing an Approach to Speech Genres
title_sort Academic Review Writing an Approach to Speech Genres
author Campos, Maria Inês Batista
author_facet Campos, Maria Inês Batista
Rodrigues, Maria das Graças Soares
author_role author
author2 Rodrigues, Maria das Graças Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Maria Inês Batista
Rodrigues, Maria das Graças Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros discursivos
escrita acadêmica
resenha acadêmica
ponto de vista
engajamento.
Speech Genre
Academic Writing
Critical Review
Point of View
Engajament.
topic Gêneros discursivos
escrita acadêmica
resenha acadêmica
ponto de vista
engajamento.
Speech Genre
Academic Writing
Critical Review
Point of View
Engajament.
description A escrita acadêmica recebeu muitos estudos desde o final da década de 1970, mas há alguns gêneros acadêmicos que trazem dificuldades aos estudantes universitários, como a resenha. O objetivo do artigo é discutir essa produção de graduandos em Letras, a partir da concepção bakhtiniana de gênero discursivos e de ponto de vista, segundo Rabatel (2015, 2016, 2016a, 2017, 2018), o que significa tratar as resenhas dentro de um contexto de circulação, produção e recepção. Na primeira parte, apresentaremos os pressupostos teóricos que norteiam essa discussão, particularmente, a noção de resenha como gênero discursivo. Na segunda parte, tendo em vista considerarmos a categoria do ponto de vista (PDV) como intrínseca à organização linguística, textual, discursiva e enunciativa da resenha, focalizaremos algumas noções teóricas seguidas de análises de dados, que ancorarão nossa reflexão. A análise de uma resenha publicada em revista acadêmica de graduação revelou que o L1/E1 se engajou com o objeto de discurso, ao construir o ponto de vista (PDV), certamente, para influenciar os interlocutores, acerca da obra resenhada. Em suma, a natureza do propósito comunicativo do gênero discursivo resenha leva o L1/E1 a assumir um PDV favorável ou não.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/143807
10.11606/issn.2236-4242.v31i1p221-237
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/143807
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v31i1p221-237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/143807/138980
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/143807/147289
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 31 n. 1 (2018): A escrita na universidade: três visões lusófonas; 221-237
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894439337984